5 dicas para conciliar o trabalho com a pós-graduação

O nosso dia a dia parece ficar cada vez mais curto, principalmente como gasto exorbitante de horas on-line nas redes sociais. Por isso, conciliar estudo e trabalho parece ser uma tarefa impossível, mas não é bem assim. Existem formas de manter a vida profissional ativa, complementar os estudos e ainda sobra espaço para o happy hour com os amigos!

Confira com a gente cinco dicas para conseguir equilibrar os dois mundos e ter sucesso em ambos.

1. Não perca tempo

Todo mundo deseja ter uma vida social ativa, mas perder várias horas no celular significa que você está desperdiçando um tempo valioso. Comece a se programar e coloque limites para não ultrapassar um determinado período de utilização das redes sociais por dia, isso deixará sua rotina mais produtiva e até mesmo te deixará com a sensação de que você ganhou algumas horinhas diárias.

O uso de celulares e outras distrações tem um nome: procrastinação. Pare de perder o foco do que estava fazendo e de direcionar a sua energia para aquilo que não te trará bens futuros. Limite-se a 1 ou 2 horas diárias de redes sociais e o restante do tempo se aprofunde no conhecimento que deseja ter.

2. Converse com o seu supervisor

Começar a estudar novamente não é desculpa para atrasar entregas ou perder a hora de bater o ponto da empresa, mas é importante que o seu superior saiba que você está investindo no seu futuro e que poderá trazer novos resultados. Assim que tomar a decisão, converse com o seu chefe, entenda se é possível fazer alguns ajustes à sua jornada, caso necessário, e se comprometa a aprender tudo o que for necessário para se destacar.

3. Organização é essencial

Dividir a vida em uma jornada dupla que utiliza grande parte do seu tempo, disposição e concentração não é fácil. Por isso, caso decida embarcar nessa aventura, é importante entender que você terá que fazer concessões e analisar todas as suas atividades do dia para encaixar essa nova rotina.

Se necessário, monte uma planilha para poder dividir o seu dia da melhor forma e conseguir ter tempo para outras atividades, como conversar com os amigos, praticar algum hobby e ficar de olho na tela do celular. Quanto mais organizado você for e entender que o momento de focar é tão importante quanto o de relaxar, maiores serão as chances de você obter sucesso nas duas jornadas.

4. O poder do “não”

Nem sempre é fácil dizer não para atividades prazerosas, mas é preciso ter em mente que a pós-graduação é uma escolha que você fez para alavancar o seu crescimento profissional. Portanto, comece exercitando dizer “não” às saídas com os amigos aos fins de semana ou atividades em família com frequência exagerada. Claro que todos nós precisamos de distração, mas com uma certa parcimônia.

Também é importante que você entenda que precisa gerenciar outras atividades além de somente frequentar as aulas. Por isso, evite se inscrever em atividades extracurriculares oferecidas pela faculdade, fazer parte de equipes de estudo ou se prontificar para liderar projetos em atividades de entrega. Tudo isso com certeza pode melhorar o seu desempenho e sua atuação no curso, mas também faz com que você fique com as horas do dias cada vez mais escassas.

5. Escolha uma instituição com metodologia EAD

As instituições de ensino EAD são ótimas para poupar tempo de deslocamento, diminui as chances de faltas e permite que você tenha aula no conforto da sua casa. Para deixar tudo ainda mais convidativo, existem algumas instituições de ensino que disponibilizam as aulas on-line gravadas no ambiente do aluno, permitindo que ele faça o seu próprio horário e possa escolher quais os melhores períodos para estudar.

Lembre-se de ir em busca de uma faculdade que possui biblioteca digital vasta, dessa forma você conseguirá fazer consultas sem sair de casa, ler livros sobre o tema que você escolheu e começar as pesquisas de novas estratégias da palma da sua mão. Os cursos que oferecem a possibilidade de tirar dúvidas com os professores pela mesma plataforma também facilitam ainda mais a vida do aluno. Entregas e provas on-line otimizam o tempo, ajudam na sustentabilidade e ainda permite que você possa estar no conforto do seu lar depois de uma avaliação cansativa.

Mesmo sendo oferecida em modelo EAD, a faculdade também permite que o estudante tenha contato com colegas e professores, possibilitando a troca de informações e de estratégias que podem ser úteis. Lembre-se: o network existe e é importante, tanto no ambiente digital quanto no presencial.

O que você está esperando para começar a sua pós-graduação? Temos uma vasta lista com especializações em sistema EAD com duração entre seis e dez meses e parcelas que cabem no seu bolso! Chegou a hora de você se desenvolver para o mercado de trabalho e conquistar aquela posição (e salário) que sempre quis turbinando o seu currículo. Venha fazer a sua inscrição!