Sabia que um farmacêutico pode trabalhar em mais de 70 áreas? Pois é, esse é um campo de atuação bastante vasto e que dá muitas oportunidades de crescimento profissional. Porém, o que ele costuma fazer no dia a dia?
Bem, respondendo essa dúvida, a rotina desse profissional varia de acordo com o setor em que ele está inserido e saber mais sobre cada é uma ótima maneira de conhecer o curso de Farmácia e já decidir qual deseja se especializar no futuro. Para te ajudar com isso, nós separamos as principais atribuições do Farmacêutico em alguns setores que estão em alta no mercado. Confira!
O que faz um Farmacêutico?
As atribuições de um farmacêutico são diversas. Afinal, são mais de 70 áreas de atuação reconhecidas pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF). Com isso, o dia a dia de cada especialidade costuma variar.
De maneira geral, esse profissional costuma atuar em quaisquer estabelecimentos que produzem medicamentos e outras substâncias, como reagentes químicos e cosméticos ou até em locais especializados em fazer análises clínicas. Tudo isso pode envolver a pesquisa, criação e testes de qualidade, entre outras coisas.
Quais as atribuições do Farmacêutico em diferentes cargos e setores?
Como falamos, um farmacêutico não tem apenas uma atribuição e o que ele faz costuma variar de acordo com a área e o cargo que ele ocupa. A seguir, nós separamos algumas das mais comuns e explicamos o que esse profissional faz em cada uma delas. Confira!
Farmacêutico geral
O setor de farmácia geral é um dos mais comuns. Nele, os profissionais são responsáveis por, principalmente, oferecer assistências às equipes médicas em hospitais e clínicas e também atuar em laboratórios, na fabricação de medicamentos.
O farmacêutico geral também pode garantir que todos os produtos sigam as regras sanitárias. Por isso, precisa estar presente em todas as etapas de produção, desde a escolha dos materiais utilizados, até os testes finais antes deles serem distribuídos para os consumidores.
Farmacêutico clínico
O farmacêutico clínico trabalha em outro setor bem comum para os bacharéis em Farmácia, o de drogarias. Nele, ele auxilia as pessoas sobre como usar os medicamentos indicados pelos profissionais de saúde e pode até mesmo ser chamado nos casos em que surgir alguma dúvida após a compra.
Esse profissional é ainda responsável por ensinar as maneiras corretas de uso de medicamentos e dispositivos, pode fazer atendimentos e aplicações de medicamentos e ainda indicar outros que não necessitem de receita médica para a compra.
Farmacêutico cosmetologista
O setor de cosmetologia movimenta milhões de reais todos os anos e é um que está em constante crescimento. O farmacêutico que escolhe trabalhar nele atua na pesquisa, planejamento e produção de novos produtos voltados para os cuidados com a pele e beleza. Em geral, eles costumam ser contratados por laboratórios ou outras empresas privadas.
Farmacêutico hospitalar
No Brasil, é lei que todos os hospitais tenham um profissional de Farmácia no seu quadro de profissionais. Os farmacêuticos que ocupam esse cargo são responsáveis por realizar o acompanhamento dos medicamentos que um paciente esteja tomando, supervisionar as aplicações e oferecer todo tipo de suporte para a equipe médica.
Ele também fica a cargo de garantir todos os aspectos relacionados ao estoque da unidade de saúde, como aquisição e o armazenamento correto dos produtos.
Farmacêutico fitoterápico
Já o farmacêutico fitoterápico é focado na pesquisa e criação de medicamentos naturais, com componentes derivados inteiramente das plantas. Ele pode trabalhar em empresas do ramo em pesquisa ou em laboratórios, diretamente com a produção.
Pensa em fazer Faculdade de Farmácia? Então venha para a Unime!
Viu como o campo de atuação do farmacêutico é vasto e quer ingressar nessa carreira? Então confere todas as vantagens de estudar na Unime!
A instituição, que é considerada uma das melhores do Brasil, conta com professores altamente qualificados, infraestrutura completa, o Portal Conecta, que dá suporte para que os estudantes ingressem no mercado de trabalho e várias formas de ingresso, como vestibular online e avaliação pela nota do Enem.
Tudo isso com flexibilidade de horários, em um curso semipresencial reconhecido pelo MEC, e mensalidades que cabem no seu bolso, além de possibilidade de ter acesso a uma das várias bolsas de estudo disponíveis.
Quer aproveitar tudo isso e muito mais? Então clique aqui e faça hoje mesmo sua matrícula no nosso vestibular ou escolha um dos outros métodos de ingresso disponíveis!