Quando você pensa nas melhores Faculdades de Farmácia, já imagina instituições particulares com mensalidades totalmente fora da realidade da maioria dos brasileiros? Pois a verdade é que a maioria da lista são instituições públicas, mas também é possível encontrar uma particular, que cobra valores que vão caber no bolso, como a Unime.
Quer saber mais, então continue lendo, pois no artigo a seguir, trouxemos quais os melhores cursos de Farmácia e ainda falamos sobre as vantagens de estudar em uma das melhores faculdades particulares do país, como a Unime.
Ranking das Faculdades de Farmácia mais bem avaliadas do Brasil
O Ranking Universitário Folha (RUF) analisa vários pontos das instituições de ensino superior para definir quais são as faculdades mais bem avaliadas do país. No caso do curso de Farmácia, elas são:
- Universidade de São Paulo (USP);
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
- Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
- Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp);
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Conheça mais sobre as melhores faculdades de Farmácia!
Cada uma das instituições apresentadas no tópico anterior possuem características que as fazem ficar na lista dos melhores cursos de Farmácia. A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre cada uma delas.
Universidade de São Paulo (USP)
A Universidade de São Paulo (USP) é uma das principais instituições de ensino superior do Brasil e da América Latina, sendo a maior na rede pública brasileira com 42 unidades, e aparece no primeiro lugar da lista. Ela é mantida pelo governo estadual e possui bastante tradição e relevância nos campos acadêmico e científico.
Esse curso é ministrado nos campus de São Paulo, capital, e de Ribeirão Preto, no interior, nas Faculdades de Ciências Farmacêuticas das duas localidades.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
No segundo lugar do ranking ficou a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que é a mais antiga e tradicional do estado. Atualmente, ela oferece o curso nos períodos da manhã e noite e ele é um pouco mais longo do que o habitual, tendo um mínimo de 12 semestres (seis anos).
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Em terceiro lugar ficou a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que é considerada uma das melhores instituições de ensino superior da América Latina.
A graduação foi fundada em 2004 e, desde a sua criação, é colaboradora das atividades do Centro de Controle de Intoxicações (CCI), do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), do Hospital Estadual de Sumaré e do Hospital das Clínicas. Isso permite que os estudantes possam escolher qualquer um desses locais para realizarem seus estágios supervisionados.
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)
Outra instituição pública mantida pelo estado que aparece na lista é a Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), que fica localizada no interior de São Paulo, no município de Araraquara.
O curso de Farmácia é um dos mais antigos da instituição, tendo sido fundado em 1923, e, atualmente, é reconhecido em todo o país pela sua qualidade de ensino.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
No quinto lugar do ranking ficou a Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), que foi fundada em 1895 e, hoje, é um dos destaques nacionais no ensino da profissão.
O curso dela possui um semestre a mais do que acontece normalmente, sendo concluída em no mínimo 11 semestres (5 anos e meio). Os interessados podem concorrer às vagas para estudar pela manhã ou pela tarde.
Deu para perceber que todas essas Faculdades de Farmácia são da rede pública, mas isso nem sempre significa que será mais barato estudar nelas, viu? Isso porque os processos de ingresso, que costumam ser pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada) ou pela Fuvest, no caso da USP, são super concorridos e muitas vezes demorados. O que resulta em um gasto a mais de tempo e dinheiro.
Porém, não deixe que isso te desanime de estudar em uma das melhores faculdades do país, pois existem opções particulares com mensalidades acessíveis que também se destacam no quesito qualidade de ensino, como é o caso da Unime.
Estude em uma das melhores faculdades particulares de Farmácia: a Unime!
Nós mencionamos anteriormente que a Unime aparece entre as melhores faculdades particulares de Farmácia e isso não é um exagero. A instituição é reconhecida pelo MEC, possui apenas professores altamente qualificados no seu corpo docente, garante o acesso a uma infraestrutura e biblioteca, tanto física quanto virtual.
A Unime é uma faculdade completa e ainda dá suporte para que seus estudantes consigam ingressar no mercado de trabalho, através do Portal Conecta.
Tudo isso pagando mensalidades que cabem no seu bolso e com a possibilidade de estudar na modalidade semipresencial. Então, você vai perder tempo esperando o quê? Clique aqui e faça agora sua inscrição no vestibular para Farmácia e aproveite essas e outras vantagens de se tornar um aluno Unime!