Conheça as disciplinas do Curso de Radiologia!

Para saber mais sobre as áreas da Radiologia e o que faz um profissional desse campo de atuação, é possível conhecer as matérias desse curso. Por isso, preparamos esse post para quem quer ver mais sobre a Faculdade de Radiologia, conhecendo as disciplinas da graduação de nível tecnólogo.

A Radiologia é uma graduação que forma profissionais aptos a atuar em procedimentos de raio-x, diagnósticos que envolvem a medicina nuclear e em tratamentos que comportam a radiação como componente dessas atividades. O curso de Radiologia pode ser uma boa ideia para quem deseja trabalhar com medicina diagnóstica e atuar na área da saúde.

Veja a grade curricular de Radiologia por semestre na Unime!

1º semestre:

• Anatomia das imagens em radiologia (80 horas)
  • Ciências morfofuncionais dos sistemas digestório, endócrino e renal (80 horas)
  • Ciências morfofuncionais dos sistemas tegumentar, locomotor e reprodutor (80 horas)
  • ED – Cultura digital (20 horas)
  • Microbiologia básica (60 horas)
  • Psicologia aplicada à saúde (60 horas)

2º semestre:

• Ciências moleculares e celulares (80 horas)
  • ED – Projeto de vida (20 horas)
  • Equipamentos e acessórios em radiologia (80 horas)
  • Física geral (60 horas)
  • Incidências radiológicas I (60 horas)
  • Química geral (60 horas)

3º semestre:

• ED – Marketing digital (20 horas)
  • Física das radiações ionizantes (60 horas)
  • Incidências radiológicas II (60 horas)
  • Radiologia veterinária (80 horas)
  • Técnicas especiais em RX e ultrassonografia (80 horas)

4º semestre:

• Câmara escura e imagem digital (60 horas)
  • ED – Construindo uma carreira de sucesso – Saúde (20 horas)
  • Estágio curricular em radiologia I (160 horas)
  • Incidências radiológicas III (60 horas)
  • Mamografia e densitometria óssea (60 horas)
  • Primeiros socorros (60 horas)
  • Radiologia industrial I (60 horas)
  • Sociedade brasileira e cidadania (60 horas)

5º semestre:

• ED – Mindset ágil (20 horas)
  • Estágio curricular em radiologia II (160 horas)
  • Exames contrastados em radiologia e angiografia (80 horas)
  • Exames radiológicos em odontologia (80 horas)
  • Gestão de projetos (60 horas)
  • Legislação em radiologia (60 horas)
  • Projeto integrado multidisciplinar em radiologia I (120 horas)
  • Tomografia computadorizada (80 horas)

6º semestre:

• ED – Design thinking (20 horas)
  • Estágio curricular em radiologia III (160 horas)
  • Medicina nuclear (60 horas)
  • Optativa (60 horas)
  • Projeto integrado multidisciplinar em radiologia II (120 horas)
  • Radiologia pediátrica (60 horas)
  • Radioterapia (80 horas)
  • Ressonância magnética (60 horas)

Conheça mais sobre as principais disciplinas do curso de Radiologia!

Anatomia das imagens em radiologia

Estudar a anatomia das imagens é uma das ações mais importantes para quem quer se tornar profissional na área da radiologia. Isso porque é por meio dessa matéria que o aluno terá contato com as estruturas anatômicas do corpo humano que são oferecidas em exames de raio-x, ressonâncias magnéticas, tomografias, entre outros. É no estudo dessa disciplina que os alunos irão compreender como a imaginologia supre as necessidades da medicina diagnóstica.

Equipamentos e acessórios em radiologia

Nessa matéria, os alunos irão conhecer mais sobre os principais equipamentos que são utilizados na medicina diagnóstica. Além disso, deverão saber sobre o manejo desses equipamentos e acessórios e a razão pela qual eles são utilizados no campo da imaginologia. Os alunos deverão, ainda, compreender esses recursos como utilidades do dia a dia de um profissional da área da radiologia.

Incidências radiológicas

Nessa matéria, os alunos vão estudar os tipos de incidência radiográfica com o intuito de aprender itens, como aplicação correta da radiação oriunda do aparelho de raio-x, posicionamento correto do corpo do paciente que está realizando o exame, tipos de incidência radiográfica, entre outros.

Radiologia veterinária

A disciplina de radiologia veterinária traz um conteúdo sobre a imaginologia totalmente direcionada para anatomia das imagens, posicionamento do paciente e incidências radiológicas voltada para uso em medicina veterinária. Dessa forma, também se estuda as principais aplicações de imaginologia para os animais, como raio-x e ultrassonografia.

Exames radiológicos em odontologia

Nessa matéria, os alunos terão contato com os principais tipos de exames que são realizados na área da odontologia. Ainda, deverão compreender como são esses tipos de imagens gerados por equipamentos de raio-x, ultrassom, entre outros. Assim, poderão entender como se dá a aplicação desses diagnósticos e as melhores práticas para que os exames tenham a melhor qualidade possível.

A Unime te ajuda a conquistar o sonho de trabalhar com Radiologia!

A Unime é um excelente centro universitário, preparado para receber o aluno e oferecer o que há de melhor no ensino superior. Os cursos da Unime são estruturados em uma grade curricular que garante tanto o acesso pleno às matérias quanto uma formação de excelência para os seus alunos. São diversos polos e unidades que estão à disposição para os estudantes.

Ainda, a Unime investe em um corpo docente super qualificado, composto por mestres e doutores. Dessa maneira, estar matriculado no curso de Radiologia da Unime é um investimento certo para construir uma carreira de sucesso. Por essa razão, não perca mais tempo procurando pela universidade. Agora que você já sabe, inscreva-se agora mesmo no vestibular da Unime: clique aqui.