Empregabilidade: por que a pós-graduação é o melhor caminho

O mercado de trabalho nos dias de hoje está não apenas cada vez mais concorrido, como também cada vez mais exigente. Se antigamente apenas o fato de dominar um segundo idioma era um diferencial importante na hora de se disputar uma vaga de emprego, hoje em dia ter se formado em um curso superior não é o bastante para colocar o currículo em destaque. Para aumentar o seu coeficiente de empregabilidade, ou seja, conseguir se destacar na multidão de candidatos à caça da mesma vaga que você, o melhor caminho é investir em um curso de pós-graduação.

Empregabilidade

Para quem busca uma boa colocação no mercado de trabalho, o investimento em si próprio é fundamental. Além de obviamente ter um bom currículo, é preciso trabalhar em sua empregabilidade. Se você não conhece o termo, significa que é basicamente a sua capacidade de conseguir uma oportunidade de trabalho, e sua aptidão em se manter empregado. 

Ou seja, é todo o conjunto de conhecimentos e habilidades adquiridas pelo profissional, sejam elas comportamentais ou técnicas, que formam um conjunto de requisitos procurados pelo mercado de trabalho e recrutadores de empresas. 

Manter uma alta empregabilidade significa estar sempre buscando desenvolver e investir em suas habilidades e competências, além de ficar atento ao que as empresas procuram e demandam em um profissional de sua área. Ser capaz de se reinventar, investir em si mesmo e se adaptar às mais diversas situações são alguns dos fatores que ajudam a manter seu índice em níveis mais altos.

Aposte em uma pós-graduação

Se ter concluído um curso superior não é o suficiente para melhorar o seu índice de empregabilidade, isso muda bastante se falarmos em pós-graduação. Atualmente, estudos afirmam que apenas 1% dos brasileiros cursaram algum tipo de especialização ou MBA, o que demonstra que cursar uma pós é um grande diferencial para quem está procurando um espaço no mercado de trabalho, ou mesmo lutando por uma promoção ou maior espaço dentro de seu emprego atual. Ter uma pós no currículo é certamente um ponto favorável.

Cursar uma pós-graduação é um investimento pessoal de extrema importância para quem busca melhores chances ou colocações no mercado de trabalho, que está cada vez mais agressivo, competitivo e seletivo. Possuir uma (ou mais) especializações em seu currículo pode ser a diferença entre uma contratação e uma recusa. Nunca deixe de expandir ao máximo suas possibilidades de qualificação para conseguir se destacar no meio da multidão de candidatos a cada vaga.

Em meio a tanta concorrência no mercado e empresas cada vez mais exigentes em seus processos seletivos e busca por profissionais, ter um bom índice de empregabilidade é imprescindível para conseguir se sobressair e ter sucesso na procura por uma boa vaga. Um curso de especialização não apenas é um grande auxílio nesse ponto, como também uma preparação importante para outro fator que contabiliza em seu índice: a capacidade de manter-se empregado.

Cursar uma pós-graduação é um investimento em seu próprio conhecimento. É buscar a melhoria de suas habilidades, valorizar seu currículo e, dessa forma, se tornar cada vez mais uma peça importante para a empresa, além de aumentar sua capacidade de se manter fundamental para ela. Um curso de especialização vai sempre somar mais pontos em sua pasta de conhecimentos profissionais, tornando você um profissional cada vez mais preparado para seu trabalho e a função que escolheu desempenhar na empresa. 

A pós-graduação torna o profissional mais dinâmico, completo e com uma maior capacidade de atuar em diferentes áreas e setores. A educação continuada só traz vantagens para o profissional, que ganha em desempenho, conhecimento e reconhecimento por parte das empresas. Em busca de um melhor índice de empregabilidade, cursar uma pós só traz vantagens e benefícios. 

Além do evidente aumento de conhecimento e domínio de novas técnicas específicas, há também o fato de que você estará adicionando algo novo em sua vida, abrindo novos horizontes de conhecimento, e se tornando um profissional mais completo, com mais habilidades para mostrar em seu ramo de atuação. Ter uma especialização no currículo também é uma das melhores maneiras de se tentar subir na carreira e almejar posições melhores dentro da empresa onde trabalha.

E já que falamos de empregabilidade, um dos pontos mais importantes para ter uma alta capacidade de se conseguir uma oportunidade de trabalho, o networking é muito importante. E que lugar melhor para se conseguir fazer bons contatos dentro de sua área de atuação do que em um curso de especialização? Além de se manter atualizado, o curso irá te colocar em contato com diversos profissionais em sua área de atuação e interesse profissional, um fator que pode ser um grande diferencial na hora de se conquistar novas oportunidades.

Assim, se o assunto é empregabilidade, cursar uma pós-graduação online é um passo fundamental para enriquecer seu perfil profissional e caminhar rumo ao sucesso.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content