Vale a pena fazer faculdade no interior? Por quê?

alunos de faculdade no interior

Desconto nota do Enem

Não é difícil encontrar pessoas que quiseram ou precisaram mudar de cidade para fazer faculdade, e isso acontece por diversos motivos. Há quem busque uma vida mais tranquila, melhor custo-benefício e até menor concorrência no vestibular.

No entanto, o mais importante é não negligenciar a qualidade do ensino, fundamental para um bom aprendizado e para o sucesso na carreira profissional. É por isso que muitas pessoas acabam optando por fazer faculdade no interior, onde é possível conciliar todos esses pontos.

Neste post, vamos falar sobre as vantagens de estudar nessas cidades. Acompanhe!

A importância da escolha da faculdade

É na faculdade que o estudante terá os seus primeiros contatos com a profissão escolhida. Verá a teoria, depois estudará com profundidade os assuntos e colocará em prática o que aprendeu em laboratórios e estágios. Essa é a forma mais eficaz de preparar-se para entrar no mercado de trabalho.

É por isso que, quanto melhor for o curso escolhido, maiores são as chances de se dar bem na carreira. Antes de escolher uma faculdade, é preciso considerar alguns fatores — estrutura, corpo docente, conteúdo programático, custo-benefício etc. Depois de analisar tudo isso, é possível concluir que a instituição ideal nem sempre está na mesma cidade em que você mora.

Se esse for o seu caso, saiba que vale a pena investir na mudança para cursar uma faculdade. Além da qualidade no ensino, existem muitos outros benefícios nessa escolha, sobre os quais falaremos a seguir.

As vantagens de fazer faculdade no interior

Algumas pessoas ainda podem pensar que viver no interior é sinônimo de isolamento. No entanto, com o avanço da tecnologia, as cidades menores estão cada vez mais desenvolvidas e conectadas com o mundo, sem deixar de oferecer os benefícios da vida no interior.

Para ajudar você na escolha do melhor curso, preparamos uma lista com as principais vantagens de fazer faculdade no interior:

  • menor concorrência;
  • melhor custo-benefício;
  • menos custos com moradia;
  • maior qualidade de vida durante o curso;
  • conquista da independência;
  • boa diversidade de cursos oferecidos.

Veja, a seguir, como cada um desses pontos pode ter um impacto positivo na sua vida!

Menor concorrência

Fazer faculdade no interior é uma excelente opção para quem tem vontade de entrar nos cursos mais concorridos. Prestar vestibular em cidades menores aumenta as suas probabilidades de aprovação, porque os cursos costumam ser menos procurados e, por isso, a concorrência é menor.

Muitas faculdades de Medicina do Nordeste, inclusive, estão localizadas no interior. Se você tem o sonho de ser médico, sabe que ser aprovado no vestibular não é fácil. Assim, a disponibilidade de mudar de cidade pode melhorar as suas chances.

Custo-benefício

O custo de vida no interior é menor que nas capitais. Por isso, o valor das mensalidades tende a ser menor nesses lugares, sendo esse um dos principais benefícios de se mudar para fazer faculdade.

Tour pela prova do Enem

Quem não tem condições financeiras de arcar com todas as despesas de uma faculdade sem se desequilibrar financeiramente tem no interior uma boa oportunidade de estudar com melhor custo-benefício. Em cidades menores, é mais fácil conciliar as contas com uma boa qualidade de vida.

Menos custos com moradia

Assim como acontece com as mensalidades, os gastos com moradia e outras despesas também são menores para quem pode fazer faculdade no interior. Os custos com moradia são os mais significativos, pois incluem aluguel, mobília e contas mensais, como internet, água, energia etc. Tudo isso costuma custar muito menos em cidades menores do que em capitais.

Essa vantagem também se estende a outras contas, como a do supermercado, além dos gastos com lazer, vestimenta etc. Tudo isso facilita o controle financeiro e ajuda a manter as contas equilibradas.

Qualidade de vida durante o curso

Quem vai fazer faculdade no interior se depara com a possibilidade de levar uma rotina mais tranquila, sem engarrafamentos, com menos poluição e sem aquela correria típica de cidades grandes. Isso, no entanto, não quer dizer que não existam boas opções de lazer, como alguns acreditam.

No interior, também há bares, festas e baladas — claro que em menor proporção do que nas capitais, mas os jovens não deixam de se divertir. A depender da cidade escolhida, existe ainda a possibilidade de visitar praias e fazer trilhas na região.

Conquista da independência

Além de boa qualidade de vida, quem faz faculdade no interior, longe da família, aprende a ser mais independente. Administrar a casa, as contas e os estudos sem os pais ou outros familiares é um exercício de responsabilidade e um grande passo em direção à vida adulta.

Mesmo que você divida a casa ou apartamento com outras pessoas, a independência e a responsabilidade estão presentes. Nesse caso, é preciso administrar tudo isso em parceria com outra pessoa, o que certamente requer muita maturidade.

Diversidade de cursos oferecidos

A oferta de cursos no interior é tão boa quanto a da capital. Hoje em dia, é possível fazer qualquer curso no interior:

A Unime tem duas unidades no interior da Bahia, em Itabuna, no sul do estado, e em Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Em ambas, a oferta de cursos é bastante variada e abrange todas as grandes áreas do conhecimento — Ciências Humanas, Exatas e Biológicas.

Além de terem aulas com professores qualificados e em ambientes que favorecem o aprendizado, os nossos alunos têm acesso ao Canal Conecta, uma plataforma de empregabilidade que facilita a inserção no mercado de trabalho.

Como você viu neste post, fazer faculdade no interior reúne muitas vantagens. Além da qualidade do ensino ser equivalente à das capitais, o custo de vida e as concorrências são menores, enquanto a qualidade de vida é maior.

Além das vantagens que já falamos aqui, no interior, as pessoas costumam ser mais próximas e envolvidas nos projetos desenvolvidos pela faculdade, mesmo que não sejam alunas. Isso torna toda a experiência ainda mais enriquecedora, pois traz a possibilidade de envolver-se com a comunidade e de conhecer pessoas diferentes.

Se você acha que fazer faculdade no interior pode ser uma boa opção para você, conheça as nossas unidades e as opções de cursos de cada uma delas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados