O enfermeiro tem como principal função cuidar de pessoas. Esse profissional é o responsável por prestar assistência e cuidados a pacientes em tratamento de doenças ou em internação e realiza algumas intervenções para garantir seu conforto e bem-estar.
O curso de Enfermagem é a principal etapa de preparação para o mercado de trabalho. Nesse período, o estudante familiariza-se com os principais conceitos, doenças, cuidados e outros aspectos da profissão. Desde o início da faculdade, é necessário lidar com alguns termos técnicos, que vão fazer parte da rotina de estudos e, no futuro, de trabalho.
Neste artigo, você vai conferir uma lista com os principais termos técnicos de Enfermagem. Ficou curioso para saber quais são e o que significam? Continue lendo!
11 termos técnicos de Enfermagem
Alguns termos técnicos acompanham o enfermeiro em toda a sua jornada profissional, desde o primeiro semestre da faculdade. Conhecê-los e entender o seu significado é muito importante para a compreensão das teorias e das técnicas e para uma boa atuação profissional.
A seguir, conheça os principais e saiba o que cada um deles significa!
1. Abdução
Afastamento de um membro do eixo do corpo.
2. Blenúria
Presença de muco na urina.
3. Bradicardia
Lentidão dos batimentos cardíacos. Usa-se o termo para descrever os batimentos abaixo de 60 bmp.
4. Cianótico
Paciente que apresenta cor azulada na pele, decorrente de falta de oxigênio no sangue.
5. Enurese
Incontinência urinária noturna.
6. Estertor
Respiração ruidosa de pacientes moribundos, em coma ou sono profundo.
7. Gastrocele
Hérnia no estômago.
8. Incisão
Corte na pele ou em outros órgãos do corpo humano.
9. Intravenoso
Termo associado ao interior da veia. Quando um medicamento é intravenoso, ele é injetado com uma seringa diretamente na veia do paciente.
10. Poliúria
Aumento na quantidade de urina.
11. Sutura
Junção de órgãos ou de tecidos com uso de agulha e fio, conhecida popularmente como pontos.
Esses e outros termos de Enfermagem são usados desde o início da faculdade, em disciplinas como Anatomia, Fisiologia e Bioquímica.
Como é o curso de Enfermagem da Unime
Na faculdade, o enfermeiro em formação vai obter os conhecimentos científicos, gerais e específicos da área, necessários para uma boa atuação junto aos pacientes. Aqui na Unime, temos o melhor curso de Enfermagem em Salvador. Além das disciplinas técnicas, o aluno também tem acesso a conhecimentos básicos das Ciências Humanas e Biológicas, como genética e microbiologia.
O curso tem duração de quatro anos, com estágio obrigatório nos últimos semestres — assim, o aluno coloca em prática o que aprendeu e ganha experiência para atuar no mercado de trabalho. Para ingressar, é necessário fazer vestibular em Salvador ou o vestibular online. Depois de formado, o enfermeiro está pronto para cuidar profissionalmente de pessoas e contribuir com a saúde pública no Nordeste e em outras regiões do Brasil.
O salário médio de um enfermeiro no Brasil é de R$ 3.440. Entretanto, esse número pode variar bastante a depender da área e do local de atuação do profissional.
Agora você já conhece os principais termos técnicos de Enfermagem e sabe mais sobre a formação. Já se imaginou dominando o uso dessas palavras no seu dia a dia como enfermeiro em um grande hospital?
Então, inscreva-se no vestibular da Unime e dê os primeiros passos para se tornar profissional da área!