Conheça tudo sobre a Faculdade de Enfermagem!

Desconto nota do Enem

Os cursos da área da saúde, como Enfermagem, são sempre muito procurados pelos vestibulandos que pensam em seguir carreira nesse segmento. É o seu caso? Então continue lendo este artigo para descobrir tudo o que você precisa saber antes de entrar na Faculdade de Enfermagem para começar seus estudos com o pé direito!

Como a Faculdade de Enfermagem funciona?

A Faculdade de Enfermagem é do tipo bacharelado e tem duração mínima de cinco anos, ou 10 semestres. Por conta disso, os estudantes têm contato com diversas disciplinas e, fazem uma graduação mais geral e que os permitirá atuar em diversas áreas no futuro. 

Durante o período do curso, os alunos aprenderão tudo o que é necessário para se tornar um bom profissional da área, como gestão, fundamentos técnicos da profissão e segurança dos pacientes dentro e fora das unidades de saúde. 

Essa graduação também é uma excelente opção para quem deseja prestar concurso público após formado, uma vez que a saúde é uma necessidade básica e sempre há vagas disponíveis em editais a nível municipal, estadual e até mesmo federal.

O Curso de Enfermagem exige TCC ou horas complementares?

Sim, para que o estudante de Enfermagem conclua o curso, é necessário entregar e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, para uma banca examinadora. Ao todo, ele terá 120 horas, divididas em duas disciplinas, para concluí-lo. 

Essa graduação também exige o cumprimento de 90 horas em atividades complementares, que podem ser feitas desde o primeiro semestre. Para completar, a Faculdade de Enfermagem determina a realização de 800 horas de estágios supervisionados. 

Quais os conteúdos vistos na grade curricular da Faculdade de Enfermagem?

O bacharelado de Enfermagem, até por conta da sua longa duração, conta com diversos tipos de matérias. A maioria delas é voltada para a área de ciências biológicas, como biologia e química. Porém, como mencionamos anteriormente, há cadeiras que ensinam os estudantes sobre os processos gerenciais desse segmento. 

Isso serve para que o aluno tenha contato com os mais variados e que, após formado, ele possa escolher entre muitas áreas para trabalhar. Dito isso, separamos a seguir algumas das disciplinas desse curso para você conferir:

  • Ciências morfofuncionais dos sistemas nervoso e cardiorespiratório; 
  • Processo de cuidar em enfermagem; 
  • Microbiologia; 
  • Saúde Pública; 
  • Bioética e legislação em enfermagem; 
  • Gestão em saúde; 
  • Saúde mental e muitas outras. 

Deu para perceber, com esses exemplos que esse é um curso bem amplo, não é mesmo? Portanto, ele é ideal para que o futuro profissional possa ter uma maior noção sobre em que ele poderá trabalhar, abrindo os seus horizontes para outras oportunidades para além da carreira em um hospital. 

Em quais modalidades a Unime oferece essa graduação?

A Unime conta com o bacharelado em duas modalidades: presencial e semipresencial. A seguir, explicamos como cada uma funciona. Confira!

Presencial

No curso de Enfermagem presencial, o estudante assiste às aulas diariamente na unidade de ensino que escolheu para estudar. É possível optar entre os períodos diurno ou noturno. Logo, é possível se matricular para estudar no melhor horário para você. Já as aulas acontecem sempre no mesmo horário, durante os dias úteis da semana.  

Mesmo sendo um curso presencial, na Unime os alunos têm acesso a uma plataforma digital para complementação dos seus estudos. 

Tour pela prova do Enem

Semipresencial

Já na modalidade semipresencial, parte do curso é feito a distância. Isso significa que o estudante precisará ir até a faculdade apenas de uma a três vezes na semana. Nos outros dias, ele assistirá as aulas gravadas, que ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Unime. 

Lá, além do conteúdo normal do curso, ele poderá conferir uma biblioteca virtual completa, indicações de leituras complementares, interagir com os colegas através de fóruns e até tirar dúvidas com tutores online. 

Características do perfil de quem faz o Curso de Enfermagem 

Algumas das principais características que um estudante da Faculdade de Enfermagem deve ter é gostar de trabalhar com pessoas e ser atento aos menores detalhes. Isso é necessário porque no seu dia a dia, ele lidará não apenas com os colegas de equipe, mas também com os pacientes e os acompanhantes. A seguir, nós falamos mais um pouco sobre o perfil deste aluno. 

Gostar de trabalhar com pessoas e em equipe 

Um enfermeiro nunca trabalha sozinho. Logo, como já falamos anteriormente, ele precisará saber trabalhar com pessoas e em equipe. Dessa maneira, ele deve saber ouvir os outros, ter habilidades de gestão e liderança de equipe e ainda saber expressar suas opiniões de maneira clara. 

Ser detalhista 

Saúde é algo muito sério e todos os passos devem ser seguidos corretamente, para não acarretar na piora do quadro dos pacientes. Por esse motivo, os enfermeiros precisam ser pessoas muito detalhistas e atentas às menores mudanças, até mesmo para seguir o plano de tratamento recomendado pela equipe multidisciplinar. 

Ser bastante paciente 

O dia a dia em um hospital ou qualquer outra unidade de saúde por ser bastante estressante. Afinal, são pacientes e seus familiares que, muitas vezes, já estão passando por um momento complicado. Portanto, os enfermeiros devem ser pacientes para saber lidar com tudo isso e também para conseguir tomar decisões corretas sob estresse. 

Quais são as funções de um enfermeiro no dia a dia?

A rotina de um enfermeiro pode variar bastante de acordo com a área que ele escolheu trabalhar, podendo ser focada em atividades mais gerais ou específicas. Porém, existem algumas atribuições que costumam fazer parte da rotina da maioria dos profissionais e saber cada uma delas é uma ótima maneira de se preparar para o futuro. 

Dito isso, confira algumas atividades que estão presentes no dia a dia de um enfermeiro:

  • coordenar as equipes formadas por outros enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem;
     
  • fazer o planejamento da assistência que será dada aos pacientes;
  • gerenciar o estoque de suprimentos;
     
  • fazer procedimentos, supervisiona e executa os tratamentos indicados pelos médicos;
     
  • aplicar os protocolos hospitalares para evitar a piora do quadro de saúde dos pacientes;
     
  • organizar a sala cirúrgica, conferir se todos os equipamentos necessários estão no local e acompanhar o estado do paciente e muito mais. 

Tudo isso que citado acima acontece dentro dos hospitais e outras unidades de saúde. Um enfermeiro, contudo, pode atuar como auditor, professor e até mesmo no Home Care, que é o cuidado com os pacientes em casa. 

Venha para a Unime e realize seu sonho de fazer Faculdade de Enfermagem!

Sonha em fazer Faculdade de Enfermagem? Então venha para a Unime e fique um passo mais perto de construir uma carreira profissional de sucesso!

Nela, você tem acesso aos melhores professores, instalações completas e equipadas com tudo o que há de mais moderno e ainda flexibilidade de horários para estudar, com o curso na modalidade semipresencial. 

Acha que tudo isso sai muito caro? Pois você se engana, na Unime as mensalidades cabem no seu bolso e ela ainda te oferece a possibilidade de conseguir uma das várias bolsas de estudos ou aproveitar os outros descontos especiais. 

Então, não perca tempo e faça hoje mesmo sua inscrição no nosso vestibular e conquiste tudo o que sempre sonhou!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados