Jovem Aprendiz Salvador: como participar?

cidade de salvador

O mercado de trabalho na Bahia e no Brasil está cada vez mais competitivo. Por isso, os jovens que desejam se destacar e conseguir boas oportunidades de emprego devem aproveitar algumas oportunidades. Uma delas é trabalhar como Jovem Aprendiz.

O programa é uma ótima alternativa para quem ainda não tem experiência e quer dar os primeiros passos na vida profissional. Durante o período de trabalho, o jovem recebe capacitação teórica e aprende na prática a realizar atividades relacionadas à área em que escolheu atuar.

Se você quer conhecer melhor o programa e saber como se tornar um Jovem Aprendiz em Salvador, continue lendo este artigo que nós da Unime preparamos pra você!

O que é o programa Jovem Aprendiz?

O programa Jovem Aprendiz é uma política pública regulamentada pela Lei da Aprendizagem, que tem o objetivo de inserir os jovens no mercado de trabalho, diminuir a evasão escolar e combater o trabalho infantil. A lei determina que empresas de médio e de grande porte contratem esses novos trabalhadores, na condição de aprendizes. A contratação pode durar até dois anos e, nesse período, o jovem deve receber treinamentos teóricos e práticos.

O jovem aprendiz deve ter a sua carteira de trabalho assinada, salário mínimo por hora garantido, receber vale-transporte e ter um horário de trabalho que não comprometa a frequência escolar. A jornada pode durar de 6 a 8 horas diárias, sem prorrogação nem compensação.

Na Bahia, diversas empresas participam do programa e abrem vagas para os processos seletivos. Bancos como Bradesco, Santander, Itaú, Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil costumam abrir vagas com frequência, além dos Correios, Companhia Hidrelétrica do São Francisco (CHESF), Rede Mix Supermercados, Lojas Americanas, Perini, entre outras.

Quais são os requisitos para participar?

Para ser menor aprendiz, o jovem deve cumprir alguns pré-requisitos:

• ter entre 14 e 24 anos (o limite de idade não se aplica a pessoas com deficiência);
  • ser estudante do ensino fundamental ou médio ou já ter concluído a escolarização;
  • ter estudado em escolas da rede pública;
  • ser pertencente a uma família de baixa renda;
  • nunca ter trabalhado com carteira assinada;
  • ter disponibilidade para cumprir a carga horária.

Como participar do Jovem Aprendiz em Salvador?

Quem preenche todos os pré-requisitos está apto a participar do programa. Existem algumas formas de conseguir uma vaga como Jovem Aprendiz em Salvador: por meio de instituições de recrutamento, como o CIEE Salvador, por programas da prefeitura, como o Projeto Jovem Aprendiz Empreendedor ou diretamente com as empresas.

Não existe um cadastro único no programa e nem uma época do ano em que todas as vagas sejam abertas — as oportunidades vão aparecendo de acordo com as demandas das companhias. Por isso, é importante ficar de olho nos sites das empresas em que você gostaria de trabalhar e dos centros de estágio ou recrutamento.

Quando se interessar por alguma oportunidade, é só realizar a inscrição no processo seletivo, seguindo as orientações divulgadas no edital ou na descrição da vaga. Não se esqueça de preparar um currículo atrativo para anexar à sua inscrição, caso seja necessário. Quem não tem nenhuma experiência profissional pode destacar outras coisas no currículo, como cursos, habilidades, voluntariado e participação em atividades extracurriculares na escola.

Para se inscrever no processo, é necessário apresentar alguns documentos:

• Registro Geral (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de Trabalho;
  • comprovante de residência;
  • comprovante de frequência escolar.

O programa Jovem Aprendiz é uma excelente oportunidade para os jovens que desejam começar a vida profissional e ainda não têm experiência de trabalho. A capacitação e a vivência oferecidas pelas empresas são muito importantes para a formação profissional e podem ajudar você a se destacar no mercado.

Para conferir as vagas disponíveis, se você for nosso aluno, uma boa alternativa é visitar o site do Canal Conecta, uma plataforma de conexão entre empresas parceiras dos programas e candidatos. Aqui na Unime, todos os estudantes têm acesso exclusivo a esse benefício, e existem muitos casos de sucesso, que você pode ler no próprio site do portal.

Agora que você já conhece todas as vantagens de ser um jovem aprendiz em Salvador e os pré-requisitos para participar, confira o nosso artigo com 7 passos para garantir a sua vaga no programa!