Saiba como está o mercado de trabalho na Bahia atualmente

saibacomoestaomercado de trabalho na bahia atualmente

A situação econômica do país tem se mostrado bastante instável e isso afeta diretamente as ofertas de emprego. O mercado de trabalho na Bahia, que é um dos estados mais importantes da federação, está aquecido e foi o que mais gerou vagas em toda a região Nordeste.

Quer entender melhor como está o mercado de trabalho na Bahia? Confira as informações que trouxemos neste artigo, além das dicas sobre as melhores carreiras para investir e as habilidades que as empresas estão exigindo dos candidatos!

Como está o mercado de trabalho na Bahia?

A oferta de trabalho na Bahia apresentou um importante crescimento no primeiro semestre de 2019. Foram 28 mil novos postos criados, o que possibilitou ao estado ser o 6º maior gerador de oportunidades do país, e o 1º do Nordeste.

Apesar de ter apresentado queda nos três primeiros trimestres do ano, a taxa de desemprego ainda é bastante alta no estado. Desde o agravamento da crise econômica em 2014, as principais dificuldades dos profissionais desocupados têm sido a qualificação, que aumenta a disputa pelas vagas com menos exigências.

Quais áreas estão em alta?

O cenário geral é otimista, mas existem algumas profissões em alta na Bahia que merecem uma atenção especial. Confira, a seguir!

Administração

O período de retomada da economia no país gera uma busca crescente por profissionais qualificados em disciplinas de gestão corporativa. Quem se forma em Administração se destaca frente os concorrentes, já que o curso provê todo o conhecimento necessário para criar uma base sólida de gerenciamento de uma empresa.

Farmácia

O mercado farmacêutico é uma excelente aposta para quem deseja conseguir um registro na carteira de trabalho. As farmácias e drogarias estão em expansão, mas esses não são os únicos locais onde uma pessoa que passa pela graduação em Farmácia pode atuar. Várias ocupações na área da saúde, tanto em hospitais em clínicas, quanto em atendimentos domiciliares fazem parte desse leque. Sem falar no setor industrial, que engloba a produção de medicamentos e cosméticos.

Biomedicina

A carreira em Biomedicina é tão segura quanto tradicional. Os biomédicos sempre serão necessários, mesmo em tempos de crise, afinal, a saúde é nosso bem mais precioso. A tendência em todo país é de ampliação da oferta de vagas, principalmente pela necessidade de avanço em pesquisas sobre doenças como a Dengue e a Zica, que ainda provocam epidemias todos os anos.

Pedagogia

A Pedagogia é outra profissão que supre uma necessidade básica da sociedade e, por isso, é sempre uma aposta positiva. O cuidado com a formação das crianças enquanto cidadãs e futuras protagonistas da força de trabalho do país é assunto de destaque na atualidade. Outro ponto positivo em relação a essa profissão está na ampliação da rede de ensino básico, que demanda um crescimento na quantidade de pessoas com essa formação.

Quais são as habilidades mais exigidas dos candidatos?

A formação técnica é essencial para o preenchimento das melhores vagas disponíveis no mercado, mas não é o único fator que pesa nessa equação. As empresas estão em busca de pessoas com habilidades comportamentais específicas, que estejam de acordo com a sua cultura e proposta de entrega aos clientes e consumidores.

Diante disso, algumas características são relevantes para qualquer tipo de ocupação na atualidade. Veja quais são logo abaixo!

Criatividade

A criatividade é algo que todos podemos desenvolver ao longo da vida. Ela permite que o indivíduo se adapte com mais facilidade às mudanças impostas pelo meio, gerando valor mesmo na adversidade.

É importante ressaltar que ser criativo não é sinônimo de ser extrovertido ou inventivo. Ser criativo está muito mais relacionado à abertura para o novo, à permissividade de pensar em alternativas diante de uma situação inesperada. O contrário disso é a paralisia, a dependência de um script ou de que todo o ambiente esteja sempre favorável para que o trabalho seja executado.

Espírito de liderança

O espírito de liderança é outro conceito que, muitas vezes, acaba sendo mal interpretado. Ele diz respeito à capacidade de uma pessoa de ser proativa em relação ao que precisa ser feito, tomando para si as responsabilidades que lhe cabem e guiando os colegas para que, juntos, os problemas sejam resolvidos da melhor maneira possível.

De fato, é uma característica fundamental para cargos de gestão, mas não é algo que se restrinja a eles. A liderança gera independência e responsabilidade, o que, nos formatos atuais de trabalho, é essencial para construir equipes mais produtivas e eficientes — tudo o que as empresas mais precisam de seus colaboradores.

Proatividade

A proatividade é uma característica muito relacionada à individualidade do profissional. Enquanto a liderança busca harmonizar todo o grupo, a proatividade é algo que permite que não se dependa dos demais para que uma ação seja realizada. Além disso, é uma prática constante de antecipação de situações indesejadas, já que pessoas proativas agem logo nos primeiros sinais de necessidade.

A melhor forma de melhorar esse quesito é fortalecendo a base de conhecimento. Isso gera segurança sobre as decisões a serem tomadas e permite que as ações sejam executadas sem tantas dúvidas. Inclusive, é esse preparo que facilita a identificação dos sinais de que algo pode gerar um problema que demande uma intervenção preventiva.

Qual o futuro do mercado de trabalho na Bahia?

A tendência para o futuro do mercado de trabalho na Bahia é positiva e animadora. De acordo com o Governo do Estado, a previsão é que o PIB da Bahia cresça em torno de 1,3% neste segundo trimestre de 2019, contra apenas 0,4% de crescimento do PIB nacional.

É possível dizer que algo que auxilia na construção desse cenário favorável é o aumento da oferta de vagas de empregos na Bahia e nos investimentos em programas de inclusão dos negros e das mulheres no mercado formal de trabalho. Um exemplo é o Dia D, que viabiliza a inclusão profissional de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS.

Como você pôde notar, o cenário do mercado de trabalho na Bahia está favorável, principalmente para quem já está se preparando para ele. Se o seu caso é uma busca por recolocação, essa é a hora de arregaçar as mangas e fazer a sua parte. Então, invista em sua qualificação profissional e mantenha o seu currículo competitivo.

Agora que você já sabe quais são as expectativas de empregabilidade na Bahia, que tal contar com um parceiro que pode facilitar a sua entrada nesse mercado? A Unime é a faculdade que entrega muito mais do que uma graduação de qualidade. Nela você tem acesso à iniciativas que disponibilizam as melhores vagas de emprego do mercado. Saiba mais no portal do canal Conecta!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.