Quais são as áreas em crescimento na economia da Bahia?

quaissaoasareasemcrescimentonaeconomiadabahia

Não é segredo para ninguém que o país ainda sofre os efeitos da última crise econômica que teve início em 2014. Contudo, já é possível perceber vários sinais de que a recuperação está a todo vapor, principalmente na economia da Bahia.

Para entender melhor o cenário atual do estado, trouxemos, neste artigo, informações muito interessantes sobre as áreas que têm se destacado na melhoria dos resultados baianos e possibilitado a entrega de números que superam a média nacional.

Confira o conteúdo até o final e fique por dentro do que está em evidência na economia da Bahia!

Situação econômica atual

A economia na Bahia está entre as melhores do país. Vários setores apresentam crescimento acima da média nacional, a oferta de novos postos de trabalho também está em alta — e as perspectivas são de manutenção dessa ascensão para os próximos anos.

Ficou curioso para saber mais? Entenda melhor esse cenário nos tópicos abaixo!

Crescimento do PIB acima da média nacional

O Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de tudo o que é produzido no estado, apresentou um crescimento de 1,3% no segundo trimestre do ano em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado é maior que o crescimento obtido na média nacional, que foi de 0,4%.

Isso significa que os setores da Bahia estão se saindo melhor do que muitos outros estados, contribuindo positivamente com a recuperação econômica do Brasil. Esse crescimento reflete diretamente na geração de emprego e renda de toda a população baiana.

Setores importantes da economia apresentam bons resultados

Outro fator que chama a atenção é que os setores mais importantes da economia estão apresentando ótimos resultados. Eles representam uma parte importante das bases das finanças do estado e são responsáveis por provocar um giro maior na economia local.

Vamos abordar essas atividades econômicas da Bahia mais a frente, detalhando o papel de cada uma delas nesse cenário. Mas o que é válido ressaltar neste momento é que todos eles apresentaram melhorias consideráveis comparadas às dos demais estados da federação.

Aumento na abertura de novas vagas no mercado de trabalho

Os mercados em alta na Bahia estão gerando uma reação em cadeia. Quanto maior é a produção, mais trabalhadores são necessários para compor o quadro das empresas, mais pessoas são empregadas, melhor é a renda das famílias e mais elas consomem — resultando em um aumento da demanda que dá início a mais uma volta nesse ciclo virtuoso.

Logo, temos a importância de fortalecer as ações voltadas para essas áreas, tanto no que diz respeito aos incentivos governamentais, quanto na formação e qualificação dos profissionais que estarão responsáveis por levar esse ciclo adiante.

Atividades que se destacam na economia da Bahia

Como mencionado anteriormente, algumas atividades econômicas da Bahia estão à frente dessa melhoria no cenário do estado. Veja quais são e qual é o papel de cada uma delas para a manutenção desse crescimento.

Indústria

De acordo com dados divulgados pelo IBGE, a produção industrial baiana teve um crescimento 4% maior do que a média nacional no mês de setembro de 2019, mostrando que o estado está entre os que têm puxado a recuperação econômica do país.

As atividades que mais se destacaram, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, foram relacionadas à fabricação de bebidas e à produção de derivados do petróleo, somando mais de ¼ do montante produzido.

Outro ponto importante é que houve um aumento de 22% no volume de investimentos no setor. As ações de incentivo já começaram a render frutos, já que mais de 50 novos empreendimentos já foram instalados, gerando mais de 3,5 mil postos de trabalho.

Comércio

O comércio na Bahia vem crescendo regularmente nos últimos anos, de acordo com o IBGE. O setor de alimentação se destaca, com a criação de mais de 3 mil estabelecimentos em um período de 10 anos. Com eles, são mais vagas de trabalho formal, mais geração de renda e mais pessoas com capacidade de consumir e fazer a engrenagem da economia funcionar a pleno vapor.

Turismo

O turismo é um dos setores mais importantes do estado que tem a maior faixa litorânea do país. As belas praias, a gastronomia típica e todo o patrimônio histórico e cultural da região atraiu mais de 15 milhões de turistas de todo o mundo em 2018.

Diante da recuperação econômica mundial, as pessoas voltam a ter condições de viajar, e o setor a retomar o crescimento e a oferta de oportunidades de trabalho e de geração de renda para as famílias. Novamente, é um ciclo que promove benefícios para todos os envolvidos.

Previsões para o futuro da economia baiana

Diante de todas essas informações, as previsões sobre a economia na Bahia são bastante positivas e animadoras, como listamos a seguir.

Maior parte do orçamento de 2020 voltado para áreas sociais

O Projeto de Lei Orçamentária Anual para o ano de 2020 prevê um aumento de mais de 4,5% no orçamento geral em relação ao do ano anterior. O destaque está na destinação de 64% para as áreas sociais, sendo parte direcionado a ações específicas de incentivo a inserção da mulher e dos negros no mercado de trabalho.

Esses números apontam que a graduação em serviços sociais é uma ótima pedida para quem deseja se inserir nos projetos dessa natureza. Os tecnólogos, principalmente em Gestão financeira e em Gestão comercial também serão muito úteis em boa parte das empresas.

Crescimento no orçamento para a agricultura

Outro setor que vai receber mais apoio governamental é a agricultura, tanto a familiar quanto o agronegócio. O campo vai passar a demandar mais profissionais das áreas de Administração de empresas e afins, para garantir o crescimento ordenado e sustentável dos pequenos negócios e a expansão dos maiores.

Mais de 350 empreendimentos industriais em fase de implantação

Entre as ações que já se encontram em andamento, mais 350 empreendimentos industriais estão com previsão de iniciar suas operações até 2021. Serão mais de 30 mil postos de trabalho gerados que precisarão de profissionais qualificados e dispostos. Muitas posições serão ofertadas para quem fizer o curso de logística.

A economia na Bahia se encontra em ascensão e dá sinais de que a tendência será de crescimento para os próximos anos. Quem ficar atento a isso e se preparar adequadamente, sairá na frente na disputa pelas melhores vagas do mercado. Com tantas oportunidades em vista, o próximo passo é escolher uma carreira e investir em qualificação na área.

Aproveitando o momento, que tal ler mais um conteúdo relacionado a esse assunto que vai ajudar no seu preparo para o ingresso em um emprego de qualidade? Confira, neste outro artigo, como está o mercado de trabalho na Bahia atualmente! [conteúdo do CTA está em fase de produção]

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.