O que analisar antes de escolher a faculdade de Direito em Salvador?

faculdade de direito em salvador

Escolher uma faculdade de Direito em Salvador pode não ser das tarefas mais simples. Afinal, com a grande quantidade de instituições existentes, ficamos sem saber o que analisar e o quais quesitos são imprescindíveis nessa avaliação.

Porém, é preciso ter em mente a importância de investir em uma faculdade de qualidade — o que nem todas oferecem. Um ensino de ponta é essencial, pois nos coloca à frente da concorrência no mercado de trabalho, atribuindo um diferencial ao nosso currículo.

Pensando em ajudar você, reunimos dicas que devem ser consideradas em sua busca por um bom lugar para cursar a graduação. Vamos dar uma olhada?

Por que apostar no mercado de Direito na Bahia?

Não é segredo que o curso de Direito é um dos mais procurados no Brasil, concorda? Aliás, ele foi, inclusive, o segundo mais desejado na inscrição do Sisu em 2019. Não é para menos! As oportunidades de um bacharel na área são imensas.

O concurso público é um dos caminhos mais traçados, já que as remunerações e os benefícios oferecidos são bastante atrativos. Um juiz substituto da Bahia, por exemplo, que é o cargo inicial da magistratura, ganha por volta de R$23 mil. Com as promoções advindas da carreira, a remuneração ainda aumenta. Isso sem contar o direito a férias, licença e demais privilégios.

As oportunidades também são grandes para quem não se sente atraído por um cargo público. Trabalhar como autônomo (fazendo seu próprio horário), ser contratado por empresas, atuar em escritórios são algumas das opções. As possibilidades de especialização são inúmeras. Entre elas, podemos citar as áreas de Direito do Trabalho, Tributário, Penal, Civil e do Consumidor.

E claro! Não podemos deixar de mencionar o salário médio de um advogado iniciante na Bahia. Os R$3.850 mensais são apenas o início e, a partir do momento em que o profissional constrói sua reputação, a tendência é que esse valor aumente cada vez mais.

O que analisar ao escolher uma faculdade de Direito?

Bem, partindo da realidade do tamanho da procura desse curso, fica fácil concluir que são muitos formados por ano, o que aumenta a concorrência no mercado de trabalho. Por isso, é essencial investir em um ensino de qualidade, que possa deixar você à frente de muitos candidatos. Sendo assim, considere as seguintes condições!

Analise as taxas de aprovação na OAB

Imagina passar anos de estudo e dedicação, pagando a mensalidade e depois ainda ficar anos em um cursinho para conseguir passar no Exame da Ordem? Inadmissível, não é? Afinal, a intenção de tanta dedicação é colher bons frutos!

A carteirinha da OAB é essencial para diversas funções de um graduado. Ela é necessária, inclusive, para a experiência na atividade jurídica, a qual muitos cargos públicos pedem. Assim, procure saber o percentual de alunos que obtiveram a aprovação no Exame. É claro que esse fato depende bastante de cada um. Contudo, a existência de muitas reprovações é um indício de que algo não vai muito bem, concorda?

Verifique a experiência do corpo docente

Os professores são os responsáveis por passar o conteúdo necessário de forma a guiar cada aluno em sua qualificação. Apesar de não ser uma regra, o ideal é que contem com grande experiência na área, já que, assim, costumam ter um senso mais apurado de como promover o bom aprendizado. Dessa forma, a qualificação dos docentes é mais um ponto a ser observado.

Aqui na Unime, os professores, além de contarem com pós-graduações nas áreas que ensinam, têm ampla experiência de mercado. Isso é fundamental para que você consiga aproveitar ao máximo tanto a parte teórica quanto prática do curso, tornando-se um profissional completo e bem preparado.

Entenda como funciona o estágio obrigatório

Grande parte dos cursos exige determinadas horas de estágio para a formação. Essa prática é responsável por fornecer a experiência, deixando aluno mais apto a exercer as suas funções.

Sendo assim, ao analisar uma faculdade de Direito em Salvador, procure saber como funcionam os estágios, quais as opções existentes, quais empresas fazem parcerias, além de outros pontos que você julgar como necessários nessa etapa. Aqui na Unime, oferecemos livre acesso ao canal Conecta aos alunos, a fim de que eles encontrem a oportunidade certa para seu sucesso profissional.

É importante ter em mente que, além de o estágio deixar o aluno mais confiante e capacitado, muitas empresas fazem exigência de uma experiência prévia, o que é observado na própria avaliação dos currículos dos candidatos.

Compare as grades curriculares

Está em dúvida entre várias faculdades? Dê uma olhada na grade curricular de cada curso. A instituição deve oferecer uma variedade de matérias, de modo que o aluno se forme com amplo conhecimento de áreas distintas.

Analise as disciplinas obrigatórias, que são aquelas sem as quais o aluno não pode obter o diploma. Também veja as optativas. Apesar de serem de livre escolha, o interessante é que sejam diversificadas, a fim de possibilitar a cada estudante um caminho condizente com suas preferências.

Não deixe de verificar os horários das aulas. Em um curso presencial, você entra em contato com os colegas e professores diariamente em um turno escolhido por você, o que facilita seu acompanhamento. Em cursos a distância, você terá muitas aulas online, mas uma parte delas exigirá a presença no polo de encontro. Verifique qual dessas viabilidades mais se encaixa nas suas necessidades.

Pesquise a nota do curso no Enade

Outra questão a ser avaliada é a nota do Enade. Ela representa o nível de aprendizado dos alunos durante o curso. Funciona da seguinte maneira: uma parcela de estudante, do primeiro e do último ano, realiza o teste. A partir do rendimento obtido, em relação ao conteúdo programático e às habilidades, é aferida a qualidade do curso.

Como saber se uma faculdade de Direito em Salvador é boa?

Além das premissas apontadas, existem outros pontos para verificar se a faculdade é boa para você. Certifique-se de que ela seja reconhecida pelo MEC, para, assim, você ter direito ao seu diploma, após a formação.

Também, observe o quanto ela oferece tecnologia e bem-estar. Lembre-se de que você passará, ao menos, 5 anos frequentando as salas diariamente. Boa infraestrutura, cadeiras confortáveis e computadores são quesitos essenciais.

A preocupação em deixar o aluno bem preparado não só na parte teórica, mas também, na prática, oportunizando experiências e estágios é imprescindível. Afinal, isso contará quando você for atuar no mercado de trabalho.

Na Unime, contamos com investimentos em recursos inovadores, corpo docente qualificado, uma ótima biblioteca e, como mencionamos, o acesso ao Canal Conecta. Nosso foco é a satisfação plena dos alunos, além de torná-los aptos a enfrentar a concorrência após a graduação.

Com todas essas dicas, acreditamos que, agora, você já saiba o que olhar quando procurar por uma faculdade de Direito em Salvador. Então, leve os estudos bem a sério, pois eles são fundamentais para seu sucesso mais tarde!

Gostou do artigo? Que tal considerar a Unime como sua faculdade? Então, venha conhecer como funciona nosso curso de Direito em Salvador!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content