Vale a pena fazer faculdade de Farmácia na Bahia?

salvador bahia

Provavelmente, você já deve saber a importância de cursar o ensino superior e escolher uma profissão que combine com seus objetivos para ser bem-sucedido no mercado de trabalho.

Por mais que muitos digam que fazer faculdade não é tão necessário atualmente, não há como negar que esse é um dos principais fatores que as empresas analisam ao avaliar um profissional. E, se você pensa em se tornar farmacêutico, não há como contornar a etapa do ensino superior na construção da sua carreira.

Mas será que vale a pena investir numa faculdade aqui no estado da Bahia? Decidimos mostrar para você por que vale a pena investir no curso de Farmácia por aqui. Continue a leitura!

Mercado em ascensão

O mercado da Farmácia é uma boa aposta para quem deseja conseguir uma oportunidade rápida de emprego por ser uma área sempre em ascensão, sobretudo em estados populosos, como a Bahia.

Diferentemente do que muitos pensam, a área é bastante diversificada. Por mais que farmácias e drogarias estejam cada vez mais em expansão, quem é graduado em Farmácia também pode ocupar diversas vagas da área da saúde.

Para facilitar a busca por uma oportunidade no estado baiano, a melhor maneira é contar com a ajuda de portais de empregabilidade. Se você for aluno aqui da Unime, já pode comemorar: temos o Canal Conecta, nosso portal exclusivo com vagas de emprego e estágio!

Crescente demanda por profissionais qualificados

Independentemente da área, não há como negar que o mercado está exigindo cada vez mais profissionais qualificados para atender às novas demandas.

O ramo da saúde tem se adaptado ao contexto da Transformação Digital por meio do maior investimento em soluções tecnológicas para melhorar o desempenho diário em hospitais, clínicas, laboratórios, etc.

Atualmente, há uma grande procura por farmacêuticos que conseguem lidar com inovações tecnológicas e garantir os melhores resultados para a área da saúde. Por isso, é tão importante verificar se as matérias do curso de Farmácia na faculdade que você almeja estão atualizadas para as demandas do mercado atual.

Relevância na área da saúde

O desenvolvimento e a dispensação de remédios para a população nunca foram tão importantes como hoje. Há alguns anos, o comportamento em relação ao autocuidado do brasileiro vem evoluindo. Cada vez mais a população quer se prevenir tomando a medicação certa para se manter saudável.

Além disso, de acordo com a projeção do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2060, haverá muito mais idosos do que jovens no país. Isso aumenta a necessidade de mais profissionais farmacêuticos para acompanhar a saúde pública.

Amplas opções de atuação na carreira

Uma das grandes vantagens de cursar Farmácia é a variedade de áreas de atuação. Nem todo farmacêutico trabalha atrás do balcão: há inúmeras possibilidades no ramo da saúde!

Veja alguns lugares em que você pode atuar depois de terminar o ensino superior:

• indústria farmacêutica e de alimentos;
  • laboratórios;
  • farmácias de manipulação;
  • drogarias;
  • farmácias hospitalares.

Oportunidades de bons salários

Como vimos, por causa da variedade de áreas de atuação na área, o salário pode variar bastante dependendo da especialidade do profissional.

No entanto, trabalhar no ramo da Farmácia na Bahia é mais lucrativo do que no restante do Brasil. A prova disso é que, enquanto a média salarial nacional do farmacêutico é de R$ 3.516,45* para uma jornada de trabalho de 40 horas, a de Salvador, capital baiana, é de R$ 3.986,25* para uma jornada de 38 horas semanais.

Qualidade das faculdades particulares do estado

A Bahia é um estado no qual há um grande incentivo ao ensino superior. Assim, há diversas faculdades particulares de qualidade em suas principais cidades. Nós da Unime temos unidades em Salvador, em Lauro de Freitas e em Itabuna — todas com o curso de Farmácia.

Também disponibilizamos o curso nas modalidades de ensino presencial ou semipresencial — esta última é perfeita para quem precisa de mais flexibilidade na rotina de estudos.

Estudar em uma instituição de prestígio é algo fundamental para garantir uma boa oportunidade de emprego no futuro. Sendo assim, não deixe de pesquisar bastante sobre as faculdades da região antes de se decidir.

Como pode ver, realizar a faculdade de Farmácia na Bahia pode trazer inúmeras vantagens ao seu futuro profissional. Nós da Unime somos uma instituição de ensino superior de renome no estado, podendo ajudar você a se qualificar profissionalmente para garantir uma carreira de sucesso na área.

Viu como vale a pena estudar Farmácia na Bahia? Aproveite para se inscrever no vestibular da Unime!

* Sujeito a alteração.