Conheça 5 motivos para considerar fazer faculdade em Salvador

faculdade em salvador

Desconto nota do Enem

O Brasil guarda inúmeros destinos interessantes para quem quer construir uma carreira. No entanto, se o seu objetivo é começar a vida profissional sem abrir mão da qualidade de vida, deve optar por lugares que concentrem atrativos nas mais diversas áreas.

Uma escolha que pode funcionar muito bem é fazer faculdade Salvador, na Bahia. Afinal, estamos falando de cursar a graduação em uma das maiores capitais brasileiras e 4ª maior cidade do país. Isso significa que a estrutura da região é satisfatória para receber milhares de estudantes.

Portanto, se você decidiu que está na hora de ingressar no ensino superior, pode considerar a oportunidade de fazer uma faculdade na capital baiana. Acompanhe os próximos tópicos e descubra vários bons motivos para investir nessa ideia!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

1. Os benefícios de morar em Salvador

A localização no litoral do estado — a apenas 8 metros acima do nível do mar — já faz de Salvador uma opção de destaque para muitas pessoas. Inclusive, uma característica que encanta os turistas é a divisão que categoriza a região em cidade alta e cidade baixa.

A conexão entre essas duas partes ocorre a partir de algumas vias e por meio do Elevador Lacerda, uma importante estrutura que se tornou cartão-postal famoso da capital.

É fácil chegar a Salvador, visto que os principais acessos para carro e ônibus acontecem pelas rodovias BR-101, BR-116 e BA-099. Já os voos com destino à cidade terminam no Aeroporto Internacional de Salvador, situado a 28 km do centro.

Quer saber mais sobre os diferenciais desse incrível destino? Confira abaixo!

Baixo custo de vida

Os gastos para se manter na cidade são menores se comparados com a situação de quem mora em outras capitais do Brasil. Isso porque Salvador é uma das regiões mais relevantes economicamente, já que abriga um importante porto do país (centro de comércio internacional).

Tal condição permite aos habitantes receber bons salários e diminuir o próprio custo de vida. Para quem cogita fazer faculdade em Salvador, esse é um ponto bastante favorável. Se considerarmos que muitos estudantes precisam economizar durante o período da faculdade, a vantagem fica ainda mais evidente.

Verão o ano todo

Como ocorre em boa parte dos municípios nordestinos, Salvador é um destino que apresenta temperaturas agradáveis ao longo do ano. O calor típico permanece em todas as estações, o que faz com que mudanças bruscas no clima não sejam um problema para os habitantes.

Além do mais, tem combinação melhor que sol, brisa e tempo firme para curtir as belas praias da capital baiana? Com meses que parecem ser sempre de verão, você não terá nenhum impeditivo para explorar cada ponto, seja uma paisagem natural, seja a área urbana de Salvador.

Cidade turística

Difícil não pensar na capital da Bahia quando o assunto é turismo. De fato, na cidade não faltam opções para quem quer desfrutar do lazer, descansar, aprender algo novo ou contemplar cenários de tirar o fôlego.

atividades e programas para todos os gostos e bolsos, o que garante liberdade para você escolher o que mais agrada em cada momento. Para ter uma ideia das possibilidades, confira um breve resumo sobre os principais pontos turísticos de Salvador:

  • Farol da Barra — com 22 metros de altura, é um dos primeiros exemplares do Brasil. A partir de sua torre, os visitantes conseguem visualizar a Ponta de Santo Antônio e o oceano de diversos ângulos;
  • Mercado Modelo — ponto de encontro de habitantes locais e turistas de várias regiões, o mercado concentra grande variedade de produtos. Há desde vestimentas e lembrancinhas até quitutes e bebidas, como conservas, cachaças, doces e biscoitos;
  • Elevador Lacerda — inaugurado em 1863, apresenta estilo art déco e foi o primeiro elevador urbano do mundo. Vale a pena experimentar o passeio na estrutura, que dura em torno de 20 segundos para percorrer os 72 metros de altura.

Salvador também concentra vários museus e um centro histórico que encanta qualquer visitante. Não é à toa que foi a única cidade brasileira apontada como lugar para conhecer em 2019, de acordo com artigo do The New York Times.

A variedade é tanta que você não ficará entediado ao fazer faculdade Salvador. Em outras palavras, poderá aproveitar o tempo de folga dos estudos para fazer visitas ao ar livre ou passeios por diversos espaços construídos.

Diversidade cultural

Está aí outro ponto positivo para quem habita ou visita as cidades da Bahia. A mistura de costumes, de tradições e de visões de mundo é marca registrada do estado. Como você pode imaginar, a capital é o local perfeito para ter contato com cada aspecto da diversidade cultural.

Salvador preserva a história de seu povo de diversas maneiras, mas também acolhe quem é de fora. No local você encontrará bons motivos para sair de casa e viver experiências com pessoas de diversas regiões. O período da faculdade, inclusive, é propício para essa troca de conhecimentos e de ideias.

2. Os melhores bairros da capital da Bahia

Planejar os estudos envolve muitos detalhes, principalmente se esse objetivo envolve a mudança para uma nova cidade. Felizmente, existem vários lugares interessantes para morar em Salvador, e alguns ficam bem próximos das melhores faculdades.

Confira uma seleção com ótimos bairros e suas principais características.

Itapuã

Com forte comércio e uma das praias mais famosas de Salvador, Itapuã atrai pessoas com diferentes perfis. Suas paisagens são marcadas por diversos elementos da natureza, como dunas, pedras, coqueiros e piscinas naturais — um diferencial e tanto para quem quer ficar longe do cinza comum das áreas urbanas.

Na costa é possível praticar o mergulho livre em águas com profundidades que variam de 2 a 40 metros. Também é na faixa de areia que os visitantes encontram um dos melhores acarajés da capital baiana. Outro ponto de destaque do bairro e que vale a pena conhecer é a antiga Capela de São Francisco.

Alphaville

Entre os bairros mais novos da região, foi concebido com a proposta de ser um polo comercial e residencial de alto padrão. Isso explica porque tem localização privilegiada, perto do Aeroporto Internacional de Salvador e do Centro Administrativo da Bahia.

Alphaville proporciona bastante conforto aos moradores e profissionais que trabalham em seu entorno, visto que foi planejado para facilitar a rotina dessas pessoas. Seus principais diferenciais estão na excelente infraestrutura e qualidade do saneamento, bem como na variedade de apartamentos e de casas em condomínios.

Patamares

É um bairro interessante para quem pretende fazer faculdade Salvador por abrigar instituição de ensino, várias opções de condomínios e diversos empreendimentos comerciais. Ou seja, é um local completo e equipado com tudo o que um estudante necessita na fase da graduação.

Cabe destacar que, assim como Itapuã, Patamares promove maior contato com a natureza por conta das áreas verdes. Além do mais, é um local que tem proximidade com bons supermercados, bares, restaurantes e shoppings. Isso significa que opções de lazer não faltam para quem frequenta essa região.

Cabula

O interesse pelo bairro aumentou após a melhoria da infraestrutura urbana, oferta de novos comércios e serviços, lançamento de empreendimentos e valorização do metro quadrado. Outro ponto que favorece os moradores de Cabula é a facilidade de acesso às principais vias de Salvador.

A variedade de imóveis facilita a procura por parte de estudantes que precisam se estabelecer na capital baiana. Assim, é possível encontrar desde quitinetes térreas até unidades de apartamentos em edifícios verticais — que proporcionam mais segurança e privacidade para quem mora sozinho.

3. As principais opções de lazer da cidade

Por se tratar de um local famoso pelo turismo, há muito o que fazer pela região. Isso significa que, ao estudar em Salvador, você terá ótimas oportunidades para se divertir na companhia de amigos ou colegas da faculdade.

Os atrativos vão desde charmosas construções — novas ou de décadas passadas —, passando por praias paradisíacas e estabelecimentos animados. A parte boa é que o tempo será suficiente para curtir cada cantinho da cidade.

Quer ter uma ideia do que você poderá fazer enquanto estiver residindo na capital baiana? Fique de olho nas sugestões de atividades para incluir em seu roteiro de lazer.

Observar paisagens e as atrações no litoral

A Bahia tem uma faixa costeira com mais de 1.100 km de extensão e Salvador ocupa uma parte belíssima dessa orla. Portanto, se você é do grupo que adora banhos de sol e de mar, não vai se desapontar com o que a capital baiana tem a oferecer.

Tour pela prova do Enem

A praia mais próxima do centro da cidade é Porto da Barra e garante uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos. Isso faz com que seja ponto de encontro favorito de grupos que gostam de contemplar o efeito do pôr do sol.

Outras praias que merecem uma visita são:

  • Stella Maris — frequentada por jovens em busca de diversão, também é valorizada por surfistas e pescadores;
  • Praia de Ondina — localizada em um bairro nobre da capital, tem entorno repleto de hotéis, resorts e barracas com petiscos e bebidas;
  • Itapoã — é um cartão-postal da cidade e se destaca por conta das águas claras, das piscinas naturais e dos arrecifes;
  • Amaralina — abriga estrutura completa com calçadão para passeio, além de bares e restaurantes;
  • Praia do Flamengo — é perfeita para visitar com a família, já que tem espaço infantil, mobiliário, duchas e serviço de massagem.

Visitar o centro histórico e o famoso Pelourinho

Fazer faculdade em Salvador não é apenas uma forma de dar início à carreira profissional. É, também, ter contato com uma nova cultura e conhecer lugares repletos de significados. E o melhor ambiente para aprender sobre o passado é aquele que presenciou os principais acontecimentos.

Estamos falando do centro histórico, situado na área chamada cidade alta da capital baiana. Essa parte ainda concentra um conjunto de ruas e construções da época do Brasil Colônia. Portanto, ao passear pelas redondezas, você estará perto de vários monumentos importantes.

Entre as obras famosas da região, destacamos a Catedral Basílica, a Casa da Câmara e o Palácio do Rio Branco. São projetos magníficos, que merecem ser fotografados e explorados por quem tem interesse em cada detalhe da história.

Ainda na cidade alta, é possível frequentar um bairro conhecido pelas suas construções coloniais, bem como pelas ladeiras e vias estreitas. Trata-se do Pelourinho, famoso por suas cores que rendem belas imagens. Hoje ele abriga uma série de lojas, igrejas, bares, sedes de organizações e atividades culturais.

Caso queira obter novos conhecimentos sobre o passado da capital e até mesmo do Brasil, a dica é agendar visitas aos museus localizados em Salvador. Entre os mais conhecidos, estão:

  • Museu Afro-Brasileiro — trata exclusivamente das culturas africana e indígena, com o objetivo de mostrar como esses grupos contribuíram para a formação da cultura brasileira;
  • Museu Náutico da Bahia — preserva um acervo sobre hidrografia, naufrágio e sinalização náutica. As peças incluem cartas, maquetes e outros itens da arqueologia submarina;
  • Museu de Arte Sacra — mantém exposições permanentes, relacionadas a diferentes séculos (XVI, XVII, XVIII e XIX), o que garante reconhecimento mundial pela riqueza do acervo;
  • Museu Carlos Costa Pinto — guarda objetos de luxo da aristocracia baiana, tais como joias em ouro, pedras preciosas e luminárias de cristal.

Se aventurar com o Carnaval e outras festas

Salvador é muito procurada para celebrações que marcam datas especiais. O Carnaval entra nessa lista e atrai milhares de pessoas em busca de diversão. A festa é extremamente relevante para a economia do estado e da capital, por isso, é comemorada todos os anos.

O Carnaval de rua costuma ser realizado em circuitos, como é o caso de Osmar (centro), Dodô (beira da praia) e Batatinha (Pelourinho). Cada circuito tem um estilo próprio, por isso, compensa fazer uma pesquisa sobre eles antes de participar. Assim, você consegue encontrar o grupo que melhor representa o seu perfil.

Outras festas populares costumam marcar o verão da capital baiana, fazendo a alegria dos habitantes e dos turistas que se deslocam para curtir novos ares. Veja quais você pode frequentar quando estiver fazendo faculdade Salvador:

  • Nossa Conceição da Praia — acontece em dezembro, no bairro do Comércio, e é um dos eventos religiosos mais antigos do país;
  • Festa de Santa Bárbara — também ocorre em dezembro, no Pelourinho, e hoje é considerada Patrimônio Imaterial da Bahia;
  • Lavagem do Bonfim — é realizada em janeiro e consiste em uma caminhada com início na Igreja da Conceição da Praia e finalização na Igreja de Nosso Senhor do Bonfim;
  • Festa de Reis — também é celebrada em janeiro, no Largo da Lapinha, onde músicos, dançarinos e cantores se reúnem para fazer louvores;
  • Festa de Iemanjá — acontece em fevereiro, no bairro Rio Vermelho. A atração conta com a participação de turistas, devotos e adeptos do Candomblé.

Provar o melhor da culinária baiana

A gastronomia é parte importante da tradição de qualquer estado. Nesse sentido, fica difícil citar os atrativos da Bahia sem partir para a rica culinária que ela oferece. Em Salvador, por exemplo, você facilmente encontrará locais que servem acarajé, vatapá, moqueca, caruru, bobó de camarão e beiju.

É claro que os restaurantes vão além dos pratos típicos, servindo desde receitas simples até menus requintados. Na parte da noite, o ideal é frequentar os bares e botecos que combinam os melhores quitutes com bebidas elaboradas de acordo com sua preferência.

Outro ponto que concentra turistas e habitantes da cidade é a Praia do Farol da Barra. É um ótimo lugar para aproveitar o frescor noturno com bons drinks e petiscar à vontade. Se você não puder levar amigos ou familiares, saiba que é um espaço tranquilo para fazer novas amizades.

4. As possibilidades de trabalho

Ainda que todas as regiões brasileiras tenham sofrido as consequências da crise, é possível ver muitas cidades se recuperando e tomando posição de destaque quando o assunto é empregabilidade. A capital baiana não fica de fora dessa lista.

Recentemente, Salvador tem focado no investimento e desenvolvimento da infraestrutura turística para recuperar a liderança no Nordeste. O objetivo é se consolidar não apenas como um destino de lazer, mas atrair o interesse de novos empreendedores e profissionais das mais diversas áreas.

Cabe destacar que a cidade é apontada com um dos melhores destinos de negócios para os próximos anos. Trata-se de um cenário positivo, tanto para quem ainda está na fase de capacitação quanto para quem já se mostra inserido no mercado de trabalho.

Como ocorre em boa parte da Bahia, as áreas com maior oferta de emprego incluem Administração, Comercial e Vendas, Financeira, Saúde e Telemarketing. Quanto às carreiras mais visadas, podemos destacar Engenharia, Tecnologia da Informação, Logística, Hotelaria e Turismo.

Oportunidades para estudantes

Sabemos que a graduação toma boa parte do tempo de um estudante. Dependendo do curso escolhido, é preciso abrir mão de trabalhos convencionais para investir em programas de estágio, adquirir bolsas ou desenvolver serviços como freelancer.

Em todo caso, é importante ter alguma fonte de renda, especialmente se o objetivo for cursar uma faculdade particular Salvador. Dessa forma, você terá condições de pagar os estudos e de aproveitar o melhor da cidade sem apertos.

Uma alternativa legal para quem gosta de contribuir com trabalhos sociais é se envolver em projetos criados na capital baiana. Existem ações voltadas para a cidadania, educação, cuidado com os animais e empoderamento de jovens, por exemplo.

O ideal é avaliar as opções e selecionar projetos nos quais você acredita. Essa é uma boa forma de se familiarizar com o dia a dia da cidade, conhecer novas pessoas e fazer amizades. Quem sabe você não transforma a vida de alguém ou ajuda a melhorar o mundo?

5. Os cursos de graduação disponíveis

Não basta ficar por dentro dos diferenciais da capital baiana se ela não tiver as oportunidades que você procura, certo? A boa notícia é que, por ser uma das maiores cidades do Brasil, ela concentra diversas instituições de ensino e, consequentemente, uma variedade de cursos de graduação.

Assim, se a sua meta é fazer faculdade Salvador, precisa conhecer os cursos com maior procura e oferta na região. Confira abaixo alguns exemplos:

  • Arquitetura e Urbanismo;
  • Biomedicina;
  • Ciências Contábeis;
  • Direito;
  • Engenharia Civil;
  • Fisioterapia;
  • Gastronomia;
  • Jornalismo;
  • Logística;
  • Medicina Veterinária;
  • Nutrição;
  • Odontologia;
  • Psicologia;
  • Radiologia;
  • Sistemas de Informação.

A Unime oferece esses e muitos outros cursos, nas modalidades de licenciatura, bacharelado e tecnólogo. Também é possível optar entre educação presencial, semipresencial e a distância (EAD), o que amplia as possibilidades para adequar os estudos à sua rotina.

O ingresso pode ser feito online, no próprio site da instituição. Para isso, basta escolher o curso, a modalidade, o horário e o local em que você deseja estudar. Depois, é só se inscrever no vestibular, ir ao campus para realizar a prova (na data agendada) e fazer sua matrícula.

Cabe destacar a opção de usar a pontuação obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso na graduação escolhida. Uma boa nota pode substituir a avaliação tradicional do vestibular, portanto, dedique esforços para melhorar seu desempenho no exame.

Outras alternativas para facilitar a entrada no curso desejado incluem o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Programa de Financiamento Estudantil (FIES). Então, acesse os sites oficiais dos programas e informe-se sobre os critérios necessários para se candidatar e obter esses benefícios.

Tenha em mente que a reputação da instituição de ensino é fator de peso para garantir uma formação de qualidade e capaz de abrir os melhores caminhos profissionais. Então, reflita muito bem sobre os diferenciais de cada faculdade antes de tomar uma decisão.

Com a matrícula em uma boa instituição, você poderá dar continuidade aos estudos por meio de especializações e MBAs ou, ainda, com um mestrado e um doutorado. Portanto, faça valer cada investimento que você destina aos preparativos para uma carreira de sucesso.

Conseguimos provar que fazer faculdade Salvador é uma oportunidade imperdível e repleta de benefícios? Esperamos ter ajudado você a enxergar todo o potencial que essa cidade reserva para estudantes e profissionais com os mais diversos interesses.

Por falar em graduação, o que acha de começar com o atendimento online da Unime? Entre em contato conosco pelo Facebook , tire as suas dúvidas e saiba como começar a trajetória na faculdade dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados