Saiba tudo sobre a Faculdade de Farmácia!

estudante de farmácia

Desconto nota do Enem

Antes de escolher fazer uma graduação em Farmácia, é importante procurar tudo o que tem disponível sobre ela. Por exemplo, como é o curso, qual a duração dele, como é o perfil de estudante e ainda quais as modalidades disponíveis dele. 

Neste artigo, nós trouxemos tudo o que você precisa saber sobre a Faculdade de Farmácia, para te ajudar a fazer uma escolha consciente sobre a carreira a seguir no futuro. Não perca tempo e confira!

Como é o curso de Farmácia?

A Faculdade de Farmácia é do tipo bacharelado. Isso faz com que os estudantes deste curso tenham acesso às mais variadas disciplinas, o que resulta em uma graduação mais geral. Por isso, ele é uma ótima opção para quem já planeja fazer alguma especialização após formado. 

A duração mínima do curso de Farmácia, de acordo com as recomendações do Ministério da Educação (MEC) é de 4 mil horas. Isso costuma ser o equivalente a cinco anos de estudo, divididos em dez semestres. Durante esse tempo, os alunos terão aulas teóricas, voltadas tanto para saúde, quanto para tecnologia e gestão, e práticas.

Desse modo, ele sai da graduação para atuar em várias das mais de 70 áreas disponíveis para os farmacêuticos ou para para cursar alguma pós-graduação e aprofundar os conhecimentos no setor que mais lhe chamou a atenção durante a faculdade.

A Faculdade de Farmácia tem horas complementares e TCC?

Sim, como a grande maioria dos cursos de bacharelado, a Faculdade de Farmácia exige a produção e apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso, mais conhecido como TCC. Ao todo, os estudantes terão 80 horas da graduação reservadas apenas para a produção dele. 

Os futuros farmacêuticos também devem cumprir 30 horas de atividades complementares, que podem ser coletadas desde o primeiro semestre, e mais 800 horas de estágios supervisionados para conseguir ter acesso ao diploma. 

Como é a grade curricular de Farmácia?

O conteúdo da grade curricular do bacharelado de Farmácia é bastante focado na área de ciências biológicas, como química e biologia. No entanto, o graduando também terá contato com temas de gestão, que totalizam cerca de 10% de toda a carga horária do curso. 

Essa variedade serve para formar profissionais completos e preparados para ocupar cargos em vários dos setores disponíveis. Dito isso, algumas das disciplinas desse curso são:

  • Bioquímica aplicada à saúde; 
  • Assistência farmacêutica; 
  • microbiologia básica;
  • Química analítica; 
  • Saúde pública; 
  • Farmácia clínica; 
  • Toxicologia; 
  • Fitoterapia; 
  • Tecnologia farmacêutica e muitas outras. 

Modalidades da Faculdade de Farmácia disponíveis na Unime 

A Unime disponibiliza o curso de Farmácia em duas modalidades: presencial e semipresencial. As duas são reconhecidas pelo MEC e possuem características diferentes. Confira como cada uma funciona a seguir!

Presencial 

Na modalidade presencial, o estudante de Farmácia precisa ir diariamente para a faculdade. As aulas, tanto teóricas quanto práticas, são acompanhadas ao vivo ao lado dos colegas de classe. É possível escolher estudar nos períodos diurno ou noturno, de acordo com a disponibilidade de horários do graduando. 

Na Unime, mesmo escolhendo a opção 100% presencial, o aluno ganha acesso a sala de aula virtual, na qual ele encontra materiais complementares aos seus estudos e pode acessá-los sempre que quiser e sem custos adicionais na mensalidade.

Semipresencial 

Já na modalidade semipresencial, a carga horária é dividida. Em Farmácia, o MEC determina que pelo menos 60% do curso seja presencial, em geral isso inclui as aulas práticas, avaliações e o TCC, e os outros 40% são de aulas disponíveis no Ambiente de Aprendizagem Virtual (AVA). 

Esses conteúdos online são gravados e podem ser vistos em qualquer horário. No AVA também é possível encontrar uma biblioteca virtual completa, indicações de leituras complementares, tutores onlines que podem ajudar a tirar dúvidas e fóruns para discussão do conteúdo visto em aula. 

Tour pela prova do Enem

Perfil do estudante de Farmácia 

É comum que os estudantes de curso compartilhem algumas características, que formam uma espécie de perfil. Isso acontece, principalmente, porque uma das coisas que atraem pessoas para determinada área é a identificação. Logo, é esperado que muitas delas tenham coisas em comum.

Dito isso, conheça um pouco sobre o perfil dos futuros farmacêuticos. 

Trabalha bem em equipe

Nenhuma pessoa trabalha sozinha e, quando falamos da área de Farmácia, é comum atuar em conjunto com diversos outros profissionais. Inclusive, de áreas diferentes da saúde. Portanto, é essencial que os farmacêuticos sintam-se confortáveis trabalhando em equipe. 

Essa característica frequentemente inclui saber se comunicar e ter habilidades de gestão e liderança, que são coisas bastante requisitadas pelo mercado de trabalho atual. 

Organizado

O curso de Farmácia é bastante complexo e possui uma grande quantidade de disciplinas. Devido a isso, é necessário que os estudantes sejam capazes de se manterem organizados, ou acabarão se perdendo no meio do caminho. 

Quando for para o mercado de trabalho, essa característica também fará muita diferença. Isso porque os farmacêuticos geralmente lidam com gestão e organização dos estoques de clínicas, hospitais e farmácias. 

Curioso 

Sim, ser curioso e sempre querer saber o porquê das coisas é algo que todo estudante de Farmácia precisa ter. No dia a dia ele terá aulas práticas em laboratórios e precisa estar entusiasmado para aprender mais sobre os compostos químicos e as suas reações no organismo. Essa característica, inclusive, é algo que pode fazê-lo se destacar no mercado de trabalho, especialmente caso deseje atuar na área de pesquisa. 

Atribuições do dia a dia de um farmacêutico 

Não existe uma rotina única para os farmacêuticos, uma vez que as atribuições desse profissional variam de acordo com o setor e cargo que ele ocupa. Porém, algumas das coisas comuns são a pesquisa, o desenvolvimento e a produção de medicamentos e outros produtos, como de higiene pessoal e cosméticos. 

Ele também poderá fazer testes para garantir o controle de qualidade de tudo o que for produzido, avaliar a escola da matéria-prima e assinar os documentos que garantem que tudo é seguro para uso. 

Nos hospitais, ele acompanha os pacientes e a administração dos medicamentos indicados pelos médicos, para evitar reações adversas, controla o estoque e garante o armazenamento correto. 

Já nas farmácias comuns, ele pode indicar compostos que não necessitem de receita médica, orientar sobre o uso correto, principalmente de dosagem e contraindicações, e até mesmo ser chamado para tirar quaisquer dúvidas. 

Unime: uma das melhores Faculdades de Farmácia do Brasil!

A Unime é, hoje, considerada um dos melhores locais para fazer a Faculdade de Farmácia do Brasil. Isso por causa da competência reconhecida do seu corpo docente, infraestrutura completa e equipada com tudo o que há de mais moderno e apoio para que seus estudantes ingressem no mercado de trabalho, através do Portal Conecta. 

As mensalidades são outro ponto alto, já que elas são acessíveis e ainda é possível ter acesso a uma das várias bolsas de estudo e outros descontos mais do que especiais. 

Não deixe essa oportunidade escapar e faça hoje mesmo sua inscrição no nosso vestibular e participe do processo seletivo. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados