4 razões para fazer vestibular de Medicina na Bahia

vestibular de Medicina na Bahia

Não há como negar que a carreira médica é uma das mais populares e reconhecidas do mundo. Afinal, os profissionais da área têm um papel essencial na sociedade: cuidar da saúde da população e salvar vidas.

Porém, não podemos nos esquecer de que a faculdade de Medicina também tem uma das concorrências mais altas entre os cursos de graduação. Então, quem deseja seguir a área precisa se planejar e ficar atento para driblar a concorrência e, ao mesmo tempo, escolher uma boa faculdade.

Neste post, vamos listar alguns motivos para você fazer o vestibular de Medicina na Bahia e criar uma carreira de sucesso. Confira!

Qualidade das faculdades particulares

Uma das maiores vantagens de estudar na Bahia é a alta qualidade das faculdades particulares disponíveis.

O estado abriga algumas das melhores faculdades de Medicina do país. As instituições contam com grades curriculares atualizadas, excelentes corpos docentes, infraestruturas completas e altas avaliações feitas pelo MEC (Ministério da Educação). O melhor é que algumas ficam em cidades menores, tendo um pouco menos de concorrência no momento do vestibular.

Porém, fique atento. Ao investir em um curso superior, sempre preze pela alta qualidade da instituição desde o início. Isso é um grande diferencial no mercado de trabalho, nosso próximo tópico.

Mercado de trabalho em crescimento na área da saúde

Junto à recuperação econômica brasileira, a Bahia também vem apresentando a expansão do mercado de trabalho — principalmente na área da saúde.

Quem cursa Medicina tem o mercado bastante amplo, podendo trabalhar em hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros. Na Bahia, há excelentes oportunidades com boa remuneração aos recém-formados na área.

De acordo com dados do Salario.com, por exemplo, a média salarial de um Médico Clínico, em Salvador, é de R$ 5.059,10*, em uma jornada de trabalho de 28 horas semanais.

Investimento do governo da Bahia na área da saúde

Além da expansão do mercado de trabalho, o estado vem aumentando o investimento na saúde, tanto para inovar a área como para suprir a alta demanda causada pela pandemia da Covid-19.

De acordo com pesquisas, o governo da Bahia está investindo, em média, R$ 500 milhões para construir, ampliar e melhorar diferentes estruturas físicas — unidades de saúde, hospitais, academias de saúde etc. — e criar convênios estratégicos.

Só para a abertura de novos leitos em unidades de saúde, por exemplo, foram destinados mais de R$ 41 milhões.

Número de vagas ofertadas com bolsas e desconto

Como falamos, uma das vantagens de realizar vestibular na Bahia é a presença de instituições de alta qualidade — isso inclui a oferta de bolsas e de descontos para estudantes.

Não há como negar que a mensalidade do curso de Medicina é uma das mais caras do país, servindo de obstáculo para muitos alunos. No entanto, várias instituições do estado oferecem descontos especiais. É o caso da Unime: nosso curso de Medicina fica na cidade de Lauro de Freitas, pertinho de Salvador e com custo de vida mais baixo.

Além disso, temos o financiamento da Creditas, com juros abaixo do mercado e até 20 anos para pagar e participamos do Prouni Medicina (Programa Universidade para Todos), criado pelo governo federal com objetivo de oferecer bolsas parciais ou integrais a estudantes de baixa renda.

Venha fazer Medicina na Unime!

Como pode ver, os estudantes que escolhem fazer vestibular de Medicina na Bahia, em Salvador ou região, garantem diversas vantagens para suas vidas acadêmicas e profissionais. Antes de escolher sua instituição, não deixe de pesquisar sobre o mercado de trabalho local, a fim de entender quais são as oportunidades da região.

Agora que você conferiu as vantagens de estudar na Bahia, aproveite para se inscrever no vestibular de Medicina da Unime e iniciar sua jornada médica!

* Sujeito a alteração.