Medicina em Salvador: saiba como escolher a faculdade ideal

estudante de medicina em salvador

Desconto nota do Enem

O curso de Medicina é um dos mais tradicionais do Brasil. Muitos jovens sonham em ter uma carreira nessa área, por isso os vestibulares são bastante concorridos. A Bahia tem ótimas faculdades, principalmente na região da capital. Isso pode deixar os futuros médicos em dúvida sobre onde cursar.

A consideração de alguns critérios ajuda muito na hora de escolher as melhores faculdades de Medicina em Salvador. Neste artigo, você vai saber mais informações sobre as principais opções de curso e conferir algumas dicas a fim de fazer a melhor escolha para o seu futuro. Acompanhe!

As opções de faculdade de Medicina em Salvador

Quem pretende morar em Salvador e cursar Medicina tem boas opções de curso para escolher. A Universidade Federal da Bahia (UFBA) é a única faculdade pública.

A pouca quantidade de vagas disponibilizadas em relação ao número de inscritos é um dos motivos que fazem os candidatos buscarem as instituições particulares, que têm excelentes custo-benefício e infraestrutura.

O que avaliar para escolher uma boa faculdade de Medicina em Salvador

A escolha da faculdade deve ser feita com muita atenção e cuidado. Afinal, a qualidade do curso faz muita diferença na carreira e pode ser um divisor de águas no futuro do estudante. A seguir, trazemos alguns pontos que não podem deixar de ser analisados para escolher uma faculdade de Medicina em Salvador:

  • infraestrutura;
  • corpo docente;
  • convênios com hospitais;
  • grade curricular.

Saiba mais sobre cada um deles!

Infraestrutura

Nem só de salas de aula é feita uma faculdade de Medicina. O curso tem muitas disciplinas práticas importantes para a formação médica, por isso é essencial que a instituição conte com outros espaços para a aprendizagem.

Laboratórios, equipamentos, bonecos e biblioteca enriquecem a experiência dos alunos. Como a rotina de aulas é muito intensa, também vale analisar se a faculdade oferece espaços adequados para alimentação e descanso entre as aulas.

Corpo docente

Os professores são os principais responsáveis pela transmissão do conhecimento para os alunos. Por isso, a qualificação dos docentes é tão importante quanto a estrutura da faculdade. Não adianta ter um campus moderno e não contar com os melhores docentes, não é mesmo?

Tour pela prova do Enem

Entre em contato com a faculdade para conseguir esses dados e, se achar necessário, busque pelos professores na plataforma Lattes. Lá estão cadastrados muitos currículos indicando os caminhos acadêmicos e profissionais de cada um.

Convênios com hospitais

Ao concluir as disciplinas teóricas, o estudante de Medicina inicia o Internato, que acontece nos últimos anos da graduação. Durante esse período, o aluno tem atividades práticas em hospitais de verdade, sempre sob supervisão de professores e com o apoio dos colegas.

Essa etapa é fundamental para uma boa formação médica e, para garantir que os alunos tenham a experiência necessária para a vida profissional, a faculdade deve ter convênios com bons hospitais. Não se esqueça de pesquisar sobre isso antes de escolher a sua faculdade de Medicina em Salvador!

Grade curricular

A Medicina está em constante atualização. Quem escolhe essa profissão nunca vai parar de estudar. Novas descobertas são feitas com frequência, portanto a faculdade deve estar sempre atualizando a grade curricular, para que não fique ultrapassada.

Outro ponto importante a ser verificado antes da escolha da instituição é a metodologia — procure saber se ela é mais tradicional ou se propõe inovações. A humanização da medicina também é uma tendência da área, e é interessante optar por um curso que valorize essa vertente.

Faculdade de Medicina da Região Metropolitana de Salvador

No entorno de Salvador existem outras cidades, como Lauro de Freitas, que, muitas vezes, confunde-se com a própria capital. O município também conta com boas faculdades e não deve deixar de ser considerado por quem procura uma boa escola baiana de Medicina.

A maior unidade da Unime está localizada em Lauro de Freitas. É lá que está sediado o nosso curso de Medicina, que se destaca pela qualificação dos professores, excelente custo-benefício e infraestrutura diferenciada. Nosso curso baseia-se no sistema PBL (do inglês Problem Based Learning, ou Aprendizagem Baseada em Problemas), definido pelo estudo de casos reais.

Além disso, temos aulas práticas em laboratórios específicos, como Laboratório Morfofuncional, Laboratório Multidisciplinar e Laboratório de Habilidades Médicas. Isso sem falar no convênio com importantes hospitais da região, como Martagão Gesteira, Hospital Aeroporto e Hospital Jorge Valente.

Você pode, inclusive, fazer um tour virtual 360º na Unime Lauro de Freitas e conhecer melhor tudo isso!

A escolha de uma faculdade de Medicina em Salvador é um momento especial para quem sonha em ser médico, salvar vidas e ajudar pessoas. Decisões como essas precisam ser tomadas com muito cuidado, levando em considerações todos os critérios que trouxemos e também as particularidades de cada aluno. O importante é que você se sinta bem no local escolhido para a sua formação!

A Unime está de portas abertas para receber você. Saiba mais sobre o nosso curso de Medicina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados