Como cadastrar meu currículo na plataforma Lattes?

mulher com uma xícara na mão em frente ao computador atualizando o currículo na plataforma lattes

No passado, concluir um curso superior era o fim da jornada de aprendizado. Porém, os tempos mudaram. Agora, é sempre recomendado para aqueles que concluíram a graduação consideram expandir seus conhecimentos, investindo em cursos de extensão, de pós-graduação, mestrado e doutorado.

Tudo para obter melhores oportunidades de vagas de emprego ou mesmo para seguir uma carreira acadêmica. Qualquer que seja o motivo para continuar, os requisitos de todos são os mesmos: criar um currículo na plataforma Lattes.

Por isso, se você quer saber qual a importância dessa plataforma e por que ela é essencial para a sua carreira acadêmica, continue acompanhando este artigo. Assim, você confere também detalhes do passo a passo:

  • entre na plataforma;
  • preencha os dados básicos de cadastro;
  • informe sua formação acadêmica;
  • forneça os dados sobre área de atuação;
  • verifique se os dados inseridos estão corretos;
  • faça a atualização do seu currículo.

Entenda o que é um currículo Lattes

A plataforma Lattes é um canal para integrar bancos de dados de cursos, de grupos de pesquisa e de instituições em um único sistema de informação do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento de Ciência e Tecnologia).

Surgiu na década de 1980 devido a preocupações dos líderes do CNPq em registrar cursos para pesquisadores brasileiros usando formulários padronizados. O nome é uma homenagem ao cientista paraense Césare Mansueto Giulio Lattes.

O currículo Lattes foi lançado em 1999. Hoje, esse é o padrão nacional para documentar a vida acadêmica de estudantes e de pesquisadores brasileiros. A maioria das agências nacionais de desenvolvimento, faculdades e instituições de pesquisa o adotaram.

Inclusive, sempre recomendamos aos alunos aqui da Unime a criação do perfil na plataforma. Afinal, ela também é uma maneira de preservar a memória das atividades de pesquisa e de extensão brasileiras.

Saiba a importância de criar um currículo Lattes

Com o currículo na plataforma, você pode solicitar bolsas de estudos ou bolsas para outros tipos de atividades acadêmicas, como programas de estágio. Ele também é indispensável para continuar sua carreira acadêmica e cursar pós-graduação.

Além disso, o Lattes facilita a revisão bibliográfica de trabalhos acadêmicos, permitindo consultar pesquisas e publicações de outros pesquisadores. O currículo é essencial para pesquisadores, por permitir, por exemplo, participação para eventos científicos — afinal, é preciso verificar que a sua área de atuação tem relação e dialoga com o evento ao qual deseja participar. Portanto, além de criar um, é importante mantê-lo atualizado.

Aprenda como cadastrar seu currículo na plataforma Lattes

Depois de entender o objetivo de cadastrar-se nessa plataforma, veja mais abaixo o passo a passo de como fazê-lo.

Entre na plataforma

Entre na plataforma Lattes. Depois clique em “Registrar um novo currículo”. Na página que surge, digite sua nacionalidade e e-mail, crie uma senha e digite os caracteres mostrados na imagem. Depois de concluir esta etapa, basta clicar no ícone “Avançar”.

Preencha os dados básicos de cadastro

Na página seguinte, todos os dados pessoais devem ser preenchidos corretamente e as fotos, inseridas. Lembre-se de usar fotos mais formais: como essa é uma plataforma séria, usar no Lattes fotos no estilo selfie não é a melhor opção. Conclua esta etapa e continue. Na próxima guia, você deve fornecer um endereço profissional e informações de contato.

Informe sua formação acadêmica

Neste estágio, um dos mais importantes do cadastro, você deve preencher seus dados de formação acadêmica. Então, inclua o nome da instituição de ensino, curso, ano de início e conclusão. Se você já tem graduação, mestrado ou doutorado, deve informar o título da monografia (o Trabalho de Conclusão de Curso, TCC, da graduação), da dissertação (para mestrado) ou da tese (para doutorado) e o nome completo do orientador.

Forneça os dados sobre área de atuação

A quarta etapa também merece atenção. Se você já está trabalhando na área, insira suas informações profissionais nesta fase. Caso contrário, continue.

Finalmente, áreas de especialização e de habilidades linguísticas devem ser inseridas. No campo do idioma, existem três opções. Se você fala vários idiomas fluentemente, insira apenas os que você conhece melhor. Em cada idioma, especifique a fluência na leitura, na escrita, na compreensão e na fala. Na plataforma, os níveis são “pouco”, “razoavelmente” e “bem”.

Verifique se os dados inseridos estão corretos

Quando você clica em “Avançar”, a próxima tela exibe os dados de registro. Certifique-se de ler e verificar cada entrada cuidadosamente para garantir que não haja erros. Se você tiver algum problema, basta editá-lo. Após analisar todos os dados, clique em “Enviar para o CNPq”. O currículo será armazenado no banco de dados dentro de 24 horas.

Faça a atualização do seu currículo

É importante manter o currículo atualizado. A primeira atualização deve ser executada imediatamente após o registro no banco de dados. Acontece que o registro inicial requer apenas informações básicas. Para inserir informações adicionais, como eventos, congressos, apresentações, produções, grupos de pesquisa, projetos, artigos e cursos de extensão, são necessárias atualizações.

Para fazer isso, basta acessar a plataforma e clicar em “Atualizar currículo”. Na página que é aberta, digite seu CPF ou e-mail e senha e clique em “Acesso”.

Ao entrar na seção de edição, todas as operações são muito intuitivas: basta clicar no ícone que você deseja editar — atuação, produções, eventos, projetos etc. Geralmente, pede-se também a escolha de palavras-chave ligadas aos eventos ou publicações inseridas.

Um lembrete indispensável para quem deseja atualizar o Lattes é não esquecer também de atualizar o texto inicial. O trecho “sobre mim” deve ser formal, escrito sem erros e conter uma breve introdução à experiência acadêmica e profissional. Para editá-lo, basta ir à barra principal e clicar em “Dados Gerais” e “Texto Inicial do Currículo Lattes”.

Outra informação importante: após concluir suas atualizações, você deve clicar no botão em “Enviar” no canto superior direito da página. É essa ação que formaliza o envio das atualizações para o CNPq. Sem esse cuidado, as mudanças constarão sempre como “pendentes”, e o seu currículo não será atualizado.

Um ponto importante é que qualquer pessoa que pretenda seguir um curso de pós-graduação ou receber financiamento para pesquisas precisa manter o currículo atualizado.

Afinal, esse será um dos critérios de avaliação. Se o Lattes estiver desatualizado, você pode até perder uma chance. Novamente: sempre que você participar de um evento, até mesmo como ouvinte, ou concluir um projeto, insira as informações na plataforma imediatamente.

Essas são as nossas orientações sobre como cadastrar seu currículo na plataforma Lattes. O processo pode demorar um pouquinho, mas tenha em mente que se trata de uma ferramenta essencial para a sua carreira acadêmica.

E não só isso: por meio do currículo Lattes, você poderá também conseguir boas oportunidades de emprego em empresas aqui na Bahia, por exemplo, ao mostrar que tem artigos publicados ou já participou de grupos de pesquisas ou projetos de extensão na sua área. Portanto, comece já a criar o seu!

Agora que você já sabe como cadastrar seu currículo Lattes, confira 10 profissões em alta em Salvador para ficar de olho!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content