Confira 10 profissões em alta em Salvador para ficar de olho

10 profissões em alta em salvador na bahia

Desconto nota do Enem

Conseguir aquela boa vaga de emprego e ver a vida melhorar é o desejo de muitos brasileiros, independentemente da idade. Apesar de ainda sentirmos os efeitos da crise econômica, já podemos enxergar alguns passos rumo à mudança.

Um exemplo é o mercado de trabalho em Salvador, o qual tem se mostrado ainda mais promissor. Com ofertas de emprego crescendo a cada mês, é possível contar opções mais viáveis de proporcionar qualidade de vida.

Considerando esse aumento de vagas e tendo o olhar às demandas futuras, podemos dizer que algumas das profissões em alta em Salvador são:

  • administrador;
  • enfermeiro;
  • farmacêutico;
  • desenvolvedor de sistemas;
  • coordenador pedagógico;
  • médico clínico;
  • engenheiro civil;
  • fisioterapeuta;
  • nutricionista;
  • assistente social.

Que tal conversarmos mais sobre isso e conhecer um pouco de cada uma dessas ocupações? É só acompanhar as linhas a seguir!

O mercado de trabalho de Salvador está crescendo?

Conseguir empregos em Salvador tem ficado mais fácil, já que a capital tem o maior mercado de trabalho do Nordeste. O dado é do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), que avalia a quantidade de admissões, desligamentos e criação de postos de serviço, em cada período.

Em sua análise, podemos notar, por exemplo, a geração de mais de 1.500 vagas de trabalho, entre janeiro e fevereiro de 2019. Mas não foi só a capital que obteve frutos positivos. O estado, em sua totalidade, também apresentou ótimos resultados. Foram gerados mais de 3.000 empregos, em agosto de 2019, o que também tornou o mercado de trabalho na Bahia líder, com relação aos demais estados da região.

Quais as 10 profissões em alta em Salvador?

Procurando vagas em Salvador? Primeiro, temos uma dica! Confira o Canal Conecta, um portal prático e com ótimas oportunidades para vagas em diversas áreas!

A seguir, relacionamos algumas profissões em alta. Elas abrangem setores que influenciaram os dados observados pelo Caged (construção civil e serviços gerais). Também, estão relacionadas a áreas tidas como promissoras no futuro (a exemplo de saúde, tecnologia e ensino).

Bem, então vamos conhecer mais de perto essas ocupações?

1. Administrador

Formado em Administração, o principal objetivo do administrador é planejar, organizar, gerenciar e monitorar ações e resultados em uma empresa, não importando seu tamanho. Ele é responsável por acompanhar o desempenho do negócio e elaborar planos, com vistas à obtenção de mais lucro.

Pode atuar de forma generalista, aplicando seus conhecimentos de recursos humanos, marketing, financeiro, logística etc. Também é possível encontrar um trabalho mais específico, focado em apenas um desses setores.

Sua atuação pede uma visão organizacional ampla, espírito empreendedor e boa comunicação.

2. Enfermeiro

Formado em Enfermagem, o enfermeiro atua em hospitais, clínicas e outras instituições de saúde. É o responsável por coordenar e supervisionar os serviços de técnicos e auxiliares da área, além de ser apto a prestar atendimento a pacientes em estado grave de saúde.

Seu trabalho se baseia em cuidar de pessoas, de modo a garantir mais saúde e bem-estar. Além disso, pode auxiliar em diversas campos, como emergência, centro cirúrgico, obstetrícia, resgate e atendimento domiciliar.

3. Farmacêutico

Formado em Farmácia, o farmacêutico é responsável por garantir a eficiência na composição de medicamentos, cosméticos e alimentos industrializados. Para isso, pesquisa substâncias, realiza testagens, prepara fórmulas e registra produtos, seguindo as normas sanitárias.

Pode atuar em fábricas, laboratórios, hospitais, farmácias, na parte de produção ou de controle da qualidade.

4. Desenvolvedor de sistemas

Formado em Engenharia da Computação, o profissional pode atuar em áreas como desenvolvimento de softwares, administração de redes e suporte.

Tour pela prova do Enem

Como desenvolver de softwares, é responsável por planejar, criar e otimizar programas e aplicativos. Para isso, precisa entender o objetivo de cada empresa ou cliente e levantar dados, de modo a apresentar soluções para os problemas.

Na administração de redes, é encarregado pela instalação, configuração e desenvolvimento de toda a infraestrutura de TI na empresa. Já no suporte, sua função é mais direta com o cliente externo. Ele presta suporte, tira dúvidas e atualiza softwares.

5. Coordenador pedagógico

Formado em Pedagogia, o profissional trabalha em escolas ou faculdades orientando o trabalho coletivo. Precisa ter um perfil de líder, pois é responsável por guiar os professores e, ao mesmo tempo, atender as necessidades dos alunos. Em seu trabalho, é necessário garantir a satisfação de cada um desses, além de focar na melhoria constante do ensino, para que a instituição apresente bons resultados.

6. Médico clínico

Formado em Medicina, o médico clínico atende pacientes em clínicas e hospitais, com o objetivo de cuidar da saúde, tratar doenças e evitar outras enfermidades. Tem atuação preventiva, curativa ou paliativa. Os atendimentos podem ser em consultório particular ou em regime de plantão, como uma emergência. Também é comum a visita na casa de pacientes mais debilitados.

O profissional tem a opção de trabalhar como clínico geral, em que tem uma noção ampla de diversas áreas. Também pode se especializar em um ramo, como cardiologia ou urologia.

7. Engenheiro civil

Formado em Engenharia Civil, o profissional projeta, gerencia e executa obras simples ou complexas, como prédios, casas e viadutos. Para isso, precisa acompanhar todas as etapas da construção, desde a preparação do solo.

Uma de suas responsabilidades é garantir a segurança da edificação. Dessa forma, precisa ter conhecimentos da resistência dos materiais, efeitos dos ventos e instalações elétricas, por exemplo.

Pode atuar em diversos campos, como gerenciamento da equipe, orçamento, saneamento, infraestrutura e transporte.

8. Fisioterapeuta

Formado em Fisioterapia, o fisioterapeuta atua no tratamento e na prevenção de doenças e lesões, resultantes de fraturas, vícios de postura ou más-formações. Realiza massagens e exercícios, de modo a restaurar a capacidade física e o bem-estar do paciente.

Com o envelhecimento da população, aumentam os serviços de reabilitação de movimentos e de alívio de dores crônicas, o que torna a profissão uma das auspiciosas no futuro.

Algumas das áreas viáveis de atuação são: oncologia, esportiva e dermatofuncional, fisioterapia do trabalho e neurologia pediátrica.

9. Nutricionista

Com formação em Nutrição, o profissional tem o papel de cuidar da saúde e do bem-estar, por meio da orientação alimentar. Em clínicas e hospitais, costuma elaborar dietas para pacientes de diversas demandas (como fins estéticos ou tratamento de enfermidades), analisando, antes, carências e excessos nutricionais de cada um.

Além do atendimento clínico, pode atuar em áreas específicas, como a esportiva, indústria de alimentos, marketing e pesquisas científicas.

10. Assistente social

Formado em Serviço Social, esse profissional tem o papel de garantir os direitos dos cidadãos, em especial a grupos menos favorecidos. Pode trabalhar em empresas privadas, ONGs e órgãos públicos.

Entre suas funções estão o planejamento e a aplicação de políticas públicas e programas voltados ao bem-estar coletivo. Já as áreas de atuação podem ser relativas a saúde, justiça, educação, proteção à criança e ao adolescente, cuidado com idosos, pesquisas e orientações.

E então, se identificou com alguma dessas possibilidades apresentadas? Caso tenha dúvidas, visite o canal giro de profissões. A partir de um game, é possível descobrir o curso que mais combina com você!

Bem, fazer parte do mercado de trabalho em Salvador tem ficado mais fácil, até porque a capital é uma das maiores do país. Ainda assim, não deixe de privilegiar uma boa formação. A Unime conta com professores capacitados e capazes de prestar um ótimo ensino aos alunos, o que será um diferencial para seu currículo!

Gostou do artigo? Compartilhe-o em suas redes, para que outras pessoas também conheçam essas informações!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 16

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados