Quanto é preciso tirar no Enem para passar em Medicina? Descubra a nota de corte!

estudante de medicina

Não é novidade que a Medicina seja um dos cursos mais concorridos do país. Para conquistar uma vaga em uma faculdade particular com bolsa ou em uma universidade pública, a pontuação do estudante precisa ser muito acima da nota de corte dos anos anteriores.

Neste post, além de explicarmos a importância da nota de corte para Medicina, vamos mostrar como ela é usada nos processos seletivos. Boa leitura!

Qual é a importância da nota de corte para Medicina?

A nota de corte é a pontuação mínima necessária para conquistar a vaga em um processo seletivo. A faculdade de Medicina é uma das mais concorridas do país e, consequentemente, com a maior nota de corte. Ficar atento a essa nota é algo fundamental para descobrir quanto o candidato precisará pontuar para entrar no curso.

Como funciona a nota de corte de Medicina?

A pontuação mínima para garantir uma vaga na Medicina varia de acordo os seguintes critérios:

  • turno;
  • modalidade de concorrência;
  • instituição de ensino;
  • unidade do campus.

A nota de corte é definida de acordo com a menor pontuação, dentro das vagas disponíveis. Por exemplo, se a instituição disponibiliza 30 vagas, os 30 candidatos com maiores notas passarão no processo seletivo, como o vestibular de Medicina. A nota do estudante que ficou em 30º lugar — candidato que fez a menor quantidade de pontos entre os melhores — torna-se a nota mínima do curso.

A nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser utilizada no Sisu (Sistema de Seleção unificada), no Prouni (Programa Universidade para Todos) e no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil). A seguir, vamos conferir qual é a nota de corte média de cada um deles para o curso de Medicina.

Prouni

O Prouni é um programa que destina bolsas parciais ou integrais em instituições privadas a candidatos com baixa renda.

Para se inscrever, o estudante precisa ter tirado, no mínimo, 450 pontos na prova mais recente do Enem. Atualmente, a média da nota de corte em Medicina pelo Prouni é de 763 pontos. Já a maior e menor nota é de 815 e 710, respectivamente.

FIES

O FIES é uma alternativa para aqueles estudantes que não conseguem passar no Sisu, ou não têm a renda necessária para fazer o ensino superior — no Brasil, Medicina também é um dos cursos mais caros.

A partir dele, o aluno garante o financiamento para a sua faculdade, podendo quitar a dívida depois da formatura. No entanto, o candidato deve ter feito, no mínimo 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação para participar.

A nota de corte em Medicina pelo FIES gira em torno de 723 pontos. Em 2021, a maior pontuação foi de 773 pontos, e a menor, 672 pontos.

Sisu

O Sisu foi criado com o objetivo de distribuir vagas em instituições públicas do Brasil a partir da pontuação do Enem.

Para concorrer a uma vaga em uma graduação de Medicina, o estudante precisa ter tirado acima de zero na redação. Atualmente, a nota média de corte para Medicina pelo Sisu é de 812 pontos. A maior nota é de 920 pontos, e a menor, 772 pontos.

A desvantagem do Sisu é a alta concorrência. Conseguir uma vaga nas melhores faculdades de Medicina acaba se tornando um desafio para a maioria dos estudantes.

E a nota de corte no vestibular direto na faculdade?

A nota de corte do vestibular da faculdade funciona da mesma maneira que explicamos: é a menor pontuação do candidato que conseguiu passar no processo seletivo.

Vale ressaltar que, normalmente, a nota de corte de vestibulares tradicionais é menor que a do Sisu, Prouni e FIES.

A nota mínima para cursar Medicina com bolsa do Prouni integral aqui na Unime, por exemplo, foi de 745 pontos na edição de 2019.

Ah! Lembrando que em nosso processo seletivo também é possível substituir o vestibular pela nota do Enem (veja os editais abertos). Nossa unidade fica na cidade de Lauro de Freitas, bem próxima à capital baiana.

Como pode ver, a nota de corte para Medicina varia bastante dependendo da instituição e do processo seletivo. A maneira mais prática de começar o curso é escolhendo uma faculdade de qualidade, mas com baixa concorrência e com uma pontuação mínima menor, caso das faculdades do interior.

Gostou de conferir a nota mínima para cursar Medicina no Brasil? Aproveite para conhecer mais do nosso curso e se inscrever no vestibular em Medicina da Unime! Realize o seu sonho de se tornar médico!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 121

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados