Como funcionam as provas de vestibular de Medicina?

provas de vestibular de medicina

O curso de Medicina é uma das opções mais concorridas em todo o país, nas faculdades privadas e, mais ainda, nas públicas. Portanto, se você tem interesse e vocação para atuar na área, também é preciso estar disposto a estudar intensamente para conseguir uma vaga.

No caso das instituições privadas, geralmente, as provas para ingressar na graduação são elaboradas por empresas especializadas, garantindo, com isso, a coordenação do processo seletivo e também a seleção dos melhores alunos.

Para ficar por dentro do assunto, acompanhe a seguir e veja como funcionam as provas de vestibular de Medicina e quais são os principais critérios de classificação. Confira!

Como o vestibular de Medicina é dividido?

De forma geral, para se preparar da melhor forma e entrar na faculdade de Medicina, é fundamental estudar bastante para a etapa do vestibular. Cada instituição de ensino tem suas próprias regras e critérios, mas, em geral, os conteúdos disciplinares exigidos são:

  • Português;
  • Inglês;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Ciências Humanas;
  • Físicas;
  • Biológicas;
  • Redação.

Cada edital especificará quais matérias o candidato deve estudar, agregando um peso a cada disciplina. Portanto, quanto melhor o seu desempenho em questões de grande peso, mais chances você tem de alcançar uma pontuação final satisfatória. No entanto, por ser um curso bastante concorrido, que apresenta nota de corte alta, cada acerto ou erro pode fazer a diferença, garantindo ou não a sua aprovação no vestibular.

A seguir, veja mais detalhes das matérias que mais aparecem nas provas das faculdades de Medicina no país!

Português

As provas de Português exigem a compreensão e interpretação de textos informativos ou literários, por meio da utilização adequada dos mecanismos da língua. Ou seja, o estudante deve entender como funcionam os operadores argumentativos e os campos semânticos responsáveis por constituir o Português, com ênfase na linguagem como ferramenta de comunicação.

O objetivo, portanto, é dominar como um todo a norma culta da linguagem e seus códigos, identificando as classes de palavras, suas flexões e diferentes empregos. Assim, o candidato deve ter a capacidade de construir argumentos e defender seu ponto de vista pessoal, com clareza, originalidade e coerência.

Inglês

Já na parte de Língua Estrangeira, é preciso ser capaz de utilizar adequadamente os recursos linguísticos e entender suas inter-relações com o conhecimento cultural e científico da humanidade. Do mesmo modo, o aluno deve saber ler e compreender o sentido de um texto, aplicando a estrutura gramatical do Inglês e seu vocabulário.

O intuito, com isso, é que o candidato consiga demonstrar domínio da leitura e compreensão da linguagem, tanto na comunicação midiatizada quanto nas relações em grupo.

Matemática e Raciocínio Lógico

Nessa etapa da prova de vestibular, serão cobrados conhecimentos nas habilidades essenciais, como o uso adequado da linguagem matemática, boa interpretação, expressão dos fenômenos naturais, físicos e econômicos. Além disso, o estudante também deve ser capaz de identificar padrões matemáticos em determinadas situações reais.

Em Raciocínio Lógico, o candidato deve saber distinguir e utilizar raciocínios dedutivos e indutivos, formulando generalizações e explorando determinados problemas por meio de um pensamento lógico. O intuito, portanto, é que o aluno consiga aplicar os conhecimentos matemáticos nas mais variadas áreas do saber humano.

Ciências Humanas

Já a prova de Ciências Humanas aborda as relações sociais que se estabeleceram entre indivíduos, grupos, segmentos e classes sociais na história e na contemporaneidade. Além disso, são cobrados temas relacionados à organização social e política do Brasil e do mundo — sobretudo que tratam da realidade do espaço e da ação humana no âmbito das relações sociais.

A disciplina tem o objetivo, justamente, de testar a capacidade de compreensão do candidato em relação ao processo de desenvolvimento da sociedade, provando ser capaz de acompanhar a dinâmica das mudanças sociais ao longo do tempo.

Ciências Físicas e Biológicas

A prova de Ciências da Natureza cobra questões relacionadas aos impactos das tecnologias na vida pessoal e social. Do mesmo modo, conteúdos sobre meio ambiente, ecologia, fatos e fenômenos de natureza científica, entre outros, também são explorados nessa etapa.

O candidato deve compreender, por exemplo, que as alterações ambientais e as modificações genéticas que ocorrem a todo momento com seres vivos, são decorrentes da ação humana ou da natureza. Da mesma forma, é preciso ser capaz de comparar os fatos das Ciências Físicas e Biológicas com o cotidiano, entendendo a sua constante transformação.

Redação

A redação discursiva e temática geralmente está vinculada a temas contemporâneos de caráter social, tendo o objetivo de identificar, por meio do texto, as crenças e os valores do candidato. Assim, a análise leva em consideração o perfil do indivíduo e sua relação com os aspectos profissionais da área da Saúde.

Quais são os critérios de classificação?

A pontuação de cada área do conhecimento da prova considera um peso específico para cada disciplina, ou seja, Português geralmente apresenta peso menor, enquanto Ciências da Natureza apresenta um peso maior, pois se trata de uma matéria específica do curso.

Portanto, quanto maior a nota, mais chances o candidato tem de obter um bom desempenho e ingressar na faculdade de Medicina. Uma excelente plataforma para se preparar para o vestibular, dentre outros processos seletivos, é a Trilha do Enem.

A Trilha é uma ferramenta de grande impacto social que melhora a vida de estudantes em todo o país, auxiliando diretamente quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Aqui na Unime, aceitamos a sua nota do Enem como inscrição para os nossos cursos, dispensando a realização do vestibular, com o intuito de facilitar o ingresso dos estudantes no ensino superior.

Para se preparar da melhor forma para as provas de vestibular de Medicina, é fundamental elaborar um bom planejamento de estudos e manter os conteúdos em dia. Até porque, a graduação é concorrida e tem uma alta procura. Além disso, o mercado de trabalho tem oferecido excelentes oportunidades de cargos e salários para a área.

Gostou do conteúdo? Aproveite e veja nosso Guia Completo: tudo sobre o curso de Medicina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 69

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados