Faculdades de Medicina no Nordeste: 8 dicas para escolher a melhor!

medicina no nordeste

Estudar em uma boa instituição de ensino é fundamental para alcançar uma formação de qualidade e se tornar um profissional capacitado. Por isso, para que o sonho de ser um médico bem-sucedido vire realidade, você precisa analisar cuidadosamente as faculdades de Medicina no Nordeste a fim de selecionar a melhor dentre elas.

A região conta com diversas opções de faculdades, tanto particulares quanto públicas. Diante das alternativas, é importante observar certos aspectos que são essenciais para garantir uma boa experiência ao longo dos anos de graduação e, principalmente, o preparo adequado para exercer uma profissão tão relevante para a sociedade.

Para ajudar você a encontrar o melhor curso de Medicina do Nordeste, preparamos uma lista com 8 dicas imperdíveis que farão toda a diferença na hora de tomar a decisão. Confira!

1. Avalie a nota do MEC

Uma ótima maneira de começar a identificar as melhores faculdades de Medicina no Nordeste é comparando as notas que cada uma recebeu do Ministério da Educação (MEC). Isso porque o órgão faz avaliações periódicas, em que leva em conta vários fatores, como infraestrutura e corpo decente, entre outros, para definir se a instituição tem nível de excelência ou não.

Ao fim do processo de avaliação — que analisa cada curso individualmente e também a instituição de ensino como um todo — o MEC atribui notas que podem variar de 1 a 5. No entanto, vale ressaltar que apenas resultados iguais ou acima de 3 são aceitáveis. Uma nota abaixo disso significa que a faculdade pode não conseguir proporcionar um ensino de qualidade.

2. Pesquise sobre o corpo docente

Assim como o MEC observa o corpo docente das instituições para avaliá-las, você também deve ficar atento a esse fator quando estiver escolhendo onde estudar. Afinal, os professores serão os grandes responsáveis por orientar a sua jornada acadêmica, compartilhando o conhecimento e a experiência deles ao longo das aulas.

Logo, o ideal é que o corpo docente seja formado por professores qualificados, que tenham pós-graduações e especializações. Também é importante notar se eles lecionam disciplinas que estão dentro da própria área de formação e se têm experiência prática no mercado de trabalho.

Na Unime, levamos isso muito a sério. Por isso, todos os professores são pós-graduados e contam com uma vasta experiência prática e teórica. Assim, eles ajudam os alunos a desenvolverem suas habilidades, a fim de se tornarem profissionais prontos para atuar na área desejada.

3. Analise a infraestrutura da faculdade

Outro ponto que precisa ser examinado durante o processo de escolha da faculdade é a infraestrutura que estará à disposição dos alunos. Esse é um aspecto primordial, uma vez que você passará vários anos frequentando o ambiente e utilizando as instalações, que precisam ter uma boa estrutura para lhe dar o suporte necessário.

Salas de aula arejadas, biblioteca com acervo atualizado e laboratórios equipados são alguns dos locais que não podem faltar na faculdade de Medicina. Para verificar se a instituição realmente vai atender às suas necessidades, uma ideia interessante é fazer uma visita ao campus.

4. Confira a qualidade dos laboratórios

Uma vez que você está em busca de encontrar a melhor opção entre as faculdades de Medicina no Nordeste, vale a pela reforçar a importância dos laboratórios. Nesse curso, assim como em outros da área da Saúde, as aulas práticas, que são realizadas nos laboratórios, são indispensáveis para preparar o estudante para os estágios e, posteriormente, para a vida profissional.

Por esse motivo, ao analisar a infraestrutura da instituição, um dos pontos principais a serem observados é a qualidade dos laboratórios. Nesse sentido, a Unime não só conta com laboratórios modernos e bem equipados como permite que você faça um tour virtual em que é possível conhecer toda a estrutura. Desse jeito, já dá até para você se imaginar como estudante de Medicina participando das aulas — o que certamente não vai demorar a acontecer!

5. Entenda a grade curricular

A grade curricular do curso é mais um ponto que merece bastante atenção. Trata-se da relação de disciplinas que serão estudadas no decorrer da graduação e suas respectivas cargas horárias, o que ajuda a entender como será o funcionamento do curso.

No caso desse curso, a grade deve se dividir em 3 ciclos — básico, clínico e internato — de 2 anos, cada, totalizando 6 anos. Por ser um tempo consideravelmente longo, optar por uma faculdade particular de Medicina garante a vantagem de não ter que lidar com eventuais greves que atrasam a sua conclusão, o que acontece com frequência nas faculdades públicas.

6. Pesquise sobre a quantidade de aulas práticas

Enquanto estiver comparando as grades curriculares das inúmeras faculdades de Medicina no Nordeste, é importante procurar saber qual a quantidade de aulas práticas em cada uma. Isso faz toda diferença no preparo que o estudante terá ao começar a ter contato com pacientes.

Quanto mais o aluno colocar os conhecimentos em prática, melhor será o seu desempenho nos estágios. Em uma profissão que lida diretamente com a vida e o bem-estar das pessoas, ter segurança do que se está fazendo é fundamental.

7. Veja a localização da faculdade

Esse é um aspecto que não está ligado à qualidade do curso em si, mas que também precisa ser considerado, pois afeta a experiência do estudante na graduação. Assim, é muito importante que você encontre uma instituição cuja localização seja viável para você.

Então, leve em conta as suas necessidades e descubra se você precisa obrigatoriamente de uma faculdade que fique próxima da sua casa. Em alguns casos, pode ser interessante pensar na possibilidade de estudar em outra cidade.

8. Pesquise sobre convênios e parcerias para estágios

Ao longo da graduação em Medicina, você vai passar por diversos estágios, em locais variados, como ambulatórios, clínicas e hospitais, entre outros. Para tanto, a instituição precisa ter convênios e parcerias com estabelecimentos de saúde, a fim de viabilizar a participação de estudantes nas atividades.

Nesse sentido, uma ferramenta como o Canal Conecta, disponível para estudantes da Unime, é um grande diferencial que toda faculdade deveria ter. Por meio dela, é possível encontrar vagas adequadas ao seu perfil com muito mais facilidade.

Tendo como base as dicas que listamos aqui, é só você fazer um comparativo entre as faculdades de Medicina no Nordeste, observando os prós e contras de cada uma. Com essa análise, você certamente conseguirá encontrar aquela que melhor atende aos critérios essenciais de uma boa instituição e que se adéqua às suas necessidades.

Então, gostou das nossas dicas? Que tal agora saber um pouco mais sobre o que a Unime tem a oferecer? Entre em contato conosco e fique por dentro de todos os detalhes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.