Partiu Estágio: entenda mais sobre o programa e seus benefícios

partiu estagio bahia

Você quer encontrar oportunidades de entrar no mercado de trabalho na sua área de formação? O Partiu Estágio é um programa do Governo Estadual da Bahia que contrata estudantes para uma experiência de estágio de até um ano de duração.

Os universitários residentes no estado podem se cadastrar para aproveitar as vantagens desse projeto. A carga horária de atuação é de 20 horas semanais, divididas em 4 horas diárias. O trabalho acontece em diversos setores da administração pública.

Quer saber mais sobre o programa? Neste post selecionamos informações importantes sobre o Partiu Estágio: seu funcionamento, o passo a passo para se cadastrar e as vantagens que ele oferece. Confira!

O que é o Partiu Estágio?

Como falamos, o Partiu Estágio é uma chance de atuação profissional para estudantes do Ensino Superior na Bahia. As oportunidades são oferecidas pelos órgãos estaduais, de modo que os estagiários passam a atuam em diversas funções relacionadas à administração pública.

A experiência não está disponível apenas para quem mora na capital. Por ser uma iniciativa do Governo do Estado, vários municípios participam, não se limitando somente a Salvador. Normalmente é lançado um edital com as vagas ofertadas em cada local.

A disponibilidade de vagas depende das necessidades de cada setor do Governo. Além disso, é necessário garantir que o setor tenha um profissional capacitado para ser supervisor dos estudantes no campo de estágio.

Os participantes recebem uma bolsa-estágio, auxílio-transporte e férias remuneradas. A bolsa estipulada no último edital foi de R$ 455. Um tipo específico, a Desenbahia, paga um valor diferenciado — nesse caso, são R$ 1.464. O recebimento desse valor acontece mensalmente, no último dia útil.

A duração do contrato de estágio é de um ano. Nos contratos gerais, não há possibilidade de prorrogar esse período, mas estudantes portadores de deficiência física trabalham por um contrato diferenciado, que prevê prorrogação.

Quais são os pré-requisitos para participar do programa?

Todos os estudantes moradores da Bahia podem se candidatar ao programa, independentemente da instituição de ensino em que estudam. Eles precisam estar regularmente matriculados em um curso, que pode ser tanto presencial quanto de educação a distância.

Outro critério de participação é ter concluído pelo menos metade dos créditos do curso, ou seja, o aluno precisa estar na metade da sua graduação. Além disso, é exigida uma idade mínima de 16 anos.

Os estudantes que se cadastram no programa Partiu Estágio passam a fazer parte de um banco de dados com validade de seis meses. A partir daí, são selecionados para atuar em órgãos governamentais. A seleção se dá por sorteio, de acordo com uma ordem de prioridade.

10% das vagas do programa são reservadas para pessoas com deficiência física. Depois disso, o primeiro critério prioritário é ter inscrição no CadÚnico, apresentando renda de até meio salário mínimo per capta (e renda familiar total de até três salários mínimos).

A prioridade seguinte é para alunos que tenham concluído o Ensino Médio em instituições públicas ou tenham recebido bolsa integral para estudar em escolas privadas. Apenas depois de atender a esses alunos é que as vagas são destinadas aos demais.

Não podem participar do Partiu Estágio pessoas que são beneficiadas do Projeto Estadual de Auxílio Permanência.

Como se inscrever no Partiu Estágio?

As informações sobre como se inscrever são divulgadas pelo Governo a cada novo edital lançado. Normalmente é preciso criar um login no site do programa para ter acesso ao sistema e concluir o cadastramento.

Nesse momento, são solicitados dados como nome, número de CPF, data de nascimento e e-mail. Depois de feito o login, é aberto um formulário para que você coloque o curso que faz e quais órgãos governamentais gostaria de estagiar (no máximo três opções).

As opções de locais para fazer seu estágio devem ser da mesma cidade onde você mora ou estuda. Depois da inscrição feita, podem ser solicitados documentos adicionais, como:

  • comprovante de residência;
  • RG e CPF;
  • RG do seu representante legal;
  • comprovante de matrícula da faculdade;
  • declaração de que você não exerce outras atividades remuneradas em órgãos públicos;
  • carteira de trabalho.

Quais são as vantagens do Partiu Estágio?

Acessar o Partiu Estágio representa receber muitos benefícios, afinal, quem não deseja aliar seus estudos teóricos a uma experiência prática? Essa oportunidade contribui para o seu crescimento pessoal e profissional, além de oferecer outras vantagens. Veja algumas delas a seguir.

Um tipo de renda

Estudantes universitários sabem o quanto a vida financeira pode ser difícil, especialmente quando falamos daqueles que vêm de famílias com renda mais baixa — e que são prioridade no programa Partiu Estágio.

A bolsa-estágio oferecida pelo Governo é uma ótima oportunidade de ter um dinheiro seu. Assim, é possível se organizar melhor em relação aos gastos da faculdade, além de ajudar a família e realizar planos com a quantia.

Experiência prática

Outro benefício inegável do Partiu Estágio é poder experienciar sua área de atuação na prática. Esse programa é a primeira vivência no mercado de trabalho para muitos estudantes, por isso é uma grande oportunidade para quem está na faculdade.

As experiências práticas enriquecem o seu currículo e permitem entender mais profundamente os assuntos discutidos em sala de aula. Aliar a teoria e o estágio proporciona muito desenvolvimento para a sua carreira e faz toda a diferença nas suas chances de emprego no futuro.

Aprendizagem com profissionais

Uma das maiores riquezas do estágio é a possibilidade de ter contato com profissionais formados e experientes. Junto aos conhecimentos compartilhados por seus professores na faculdade, isso ajuda a compor o seu perfil profissional.

O programa Partiu Estágio permite que os estudantes de graduação entendam o funcionamento das repartições públicas e atendam a sociedade civil com o seu trabalho. Com isso, o profissional cresce enquanto pessoa e se torna mais ágil e habilidoso nas atividades da sua área de formação.

Por falar em formação, é muito importante que o estudante de graduação tenha uma base sólida de conhecimentos e habilidades para desempenhar um bom trabalho enquanto estagiário. A Unime oferece todas as oportunidades para que seus alunos tenham acesso aos recursos necessários para se tornarem excelentes profissionais e, posteriormente, serem inseridos no mercado de trabalho — por meio do canal Conecta.

Viu como o programa Partiu Estágio apresenta oportunidades muito interessantes para os estudantes da Bahia? Acompanhe os editais lançados pelo Governo e se inscreva. Não temos dúvidas de que participar dessa experiência vai gerar resultados positivos na sua vida e na sua carreira profissional. Nunca é cedo ou tarde demais para crescer profissionalmente!

Gostou de saber mais sobre o assunto? Fique sempre por dentro de dicas importantes sobre formação profissional e mercado de trabalho acompanhando o nosso blog!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.