Como funciona o FIES para Medicina: entenda o processo

fies medicina

Medicina é um curso reconhecidamente caro, concorrido e longo. Ao mesmo tempo, é uma das áreas com maior necessidade de profissionais, especialmente em regiões carentes. No entanto, arcar com os custos do curso nem sempre é simples, dado seu alto valor. Pensando nisso, o FIES de Medicina surge como uma alternativa de financiamento para que você realize os seus sonhos.

Conheça mais sobre o programa oferecido pelo governo e potencialize suas chances de cursar Medicina? Continue a leitura e descubra como!

O que é o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa criado pelo Ministério da Educação em 1999. O seu objetivo é viabilizar o ingresso de estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades em uma faculdade privada. Ele funciona tal como um empréstimo e, ao concluir o curso, o estudante beneficiado deve pagar a dívida.

Desde a sua criação, o programa passou por uma série de mudanças. O programa oferece três modalidades de financiamento: a modalidade FIES (que contempla a modalidade I), a modalidade P-FIES (que contempla as modalidades I e II) e a modalidade FIES Social, lançada em 2024, expandindo o financiamento para mais estudantes.

Basicamente, o FIES e o FIES Social são uma oferta do governo ao estudante, o que reduz seus custos. Já o P-FIES é ofertado por instituições financeiras, mas com o uso de recursos públicos. Isso permite que elas ofertem um financiamento mais em conta em relação ao mercado, porém com valor mais elevado se comparado às outras modalidades.

Como funciona o FIES?

A modalidade FIES comtempla estudantes com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos (R$4.236). A modalidade FIES Social abrange estudantes com renda per capita mensal familiar de até meio salário mínimo (R$706) e que estejam cadastrados no CadÚnico. Já na modalidade P-FIES, não há limite.

Para participar do FIES, os candidatos à vaga tem de comprovar a participação no Enem a partir de 2010, e conquistado a pontuação mínima de 450 pontos, e não ter zerado a redação. Aquele estudante contemplado pelo Prouni com bolsa parcial pode também participar do programa, caso não tenha condições de pagar a outra parte da mensalidade do curso.

É importante você saber que, no caso do FIES, todo o processo de avaliação e concessão ou não do financiamento é realizado pelo governo. Ou seja, as instituições de ensino não têm influência sobre o resultado final, ok?

Como conseguir o FIES em Medicina?

O curso de Medicina está na lista dos mais procurados do país. Diante dessa forte concorrência, você deve estar se perguntando: como conseguir o FIES em Medicina?

Como já dito, o estudante que realizou o Enem, tirou nota acima de 450 e não zerou a redação pode participar das inscrições no FIES. Porém, quando se trata de um curso tão concorrido, geralmente a nota de corte das universidades é bem maior, variando no mínimo entre 700 e 800 pontos. Assim, quanto maior a nota do Enem, mais oportunidades o estudante terá de conquistar esse financiamento.

No caso do curso de Medicina, outra dúvida bastante comum permeia o estudante. Após concluir o curso, ele deve começar a pagar o financiamento, como todo estudante que consegue o FIES. Mas e se a colocação conseguida for no serviço público de saúde?

Nesse caso, há algumas outras vantagens que permitem o abatimento da dívida. Para usufruir delas, é preciso atender a alguns requisitos:

  • integrar a equipe de Saúde da Família que esteja cadastrada de maneira oficial e pertença a um dos mais de 2.200 municípios selecionados como prioridade pelo MEC;
  • solicitar o abatimento da dívida a partir de um ano de trabalho sem interrupção como médico parte da equipe de Saúde da Família;
  • retomar o pagamento do FIES, caso o valor total para abatimento não for suficiente para a quitação da dívida.

Quais faculdades aceitam o FIES?

Desde 2015, as inscrições do FIES passaram a ser realizadas duas vezes ao ano, com número de vagas limitado. Além disso, uma etapa foi adicionada ao processo, algo semelhante ao Prouni, em que a nota do Enem é usada para classificar os candidatos — por isso reforçarmos a questão da nota obtida no exame.

Assim como existem regras para os estudantes, as faculdades também precisam atender alguns pré-requisitos. O primeiro deles é que a instituição precisa ser reconhecida pelo MEC e ter um conceito positivo no chamado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), como a Unime. As notas variam de 1 a 5, sendo que a nota 3 é o mínimo para que a instituição seja reconhecida como cumpridora de todos os quesitos da qualidade para entrar no FIES.

A lista de instituições participantes do programa varia a cada edição, e é importante se atentar a essa questão. Portanto, para ter certeza de que a faculdade que você deseja se encontra na lista, é preciso consultar na abertura do processo de seleção que ocorre uma vez a cada semestre.

Para consultar, acesse o site do FIES Seleção, no qual você poderá buscar se a faculdade está com vagas abertas para aquela determinada edição. Vale ressaltar que as ofertas de cursos também variam.

O que fazer para aumentar a chance de conseguir o FIES?

O primeiro ponto a se atentar é com relação à nota. Quanto maior ela for, maiores as chances de passar do vestibular de Medicina e conquistar o FIES. Além disso, o estudante não pode ter obtido financiamento anteriormente ou mesmo estar em débito com o Programa de Crédito Educativo.

É importante ressaltar que a Medicina está entre os cursos considerados prioritários pelo governo federal. Isso faz com que as vagas correspondentes sejam altas todos os anos para o programa. É possível financiar boa parte da mensalidade, dependendo do comprometimento da renda com o valor do curso.

Uma dica essencial é ter todos os documentos em mãos assim que abrirem as vagas para o FIES. Alguns deles são identificação completa tanto sua quanto dos familiares que moram com você, comprovante de residência e comprovante de rendimentos.

O FIES para área da Saúde tem sido uma das prioridades do governo federal, já que o segmento é um dos que mais demandam profissionais. Como mostramos ao longo do artigo, conseguir participar do programa tem se tornado um desafio cada vez maior devido à alta competitividade. Portanto, quanto mais preparado você estiver, maiores as chances.

Como utilizar o FIES 2024 para cursar Medicina na Unime?

O processo é realizado através do site do FIES. Após o cadastro inicial, faça o login e complete as informações. É lá que você escolhe a Unime e o curso de Medicina 😉. Veja o cronograma deste ano:

  • Inscrições: 12 a 15 de março;
  • Divulgação dos resultados: 21 de março;
  • Prazo de complementação das informações de inscrição: 22 a 26 de março;
  • Divulgação da lista de espera: 28 de março a 30 de abril.

Não perca tempo! Inicie sua jornada rumo á carreira em medicina com um curso nota 5 no MEC. Acesse o site do FIES Seleção e faça sua inscrição para o curso de medicina na Unime!

Para te ajudar ainda mais a conquistar a sua no melhor curso de medicina da Bahia, a Unime disponibiliza uma central de atendimento para direcionamento sobre as inscrições no FIES. Tire suas dúvidas através do número de telefone: 0800-941-6791.

Como aumentar suas chances em conseguir uma vaga em Medicina?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 30

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados