Saiba como conseguir uma vaga no FIES em Medicina

fies medicina

Medicina é um curso reconhecidamente caro, concorrido e longo. Ao mesmo tempo, é uma das áreas com maior necessidade de profissionais, especialmente em regiões carentes. No entanto, arcar com os custos do curso nem sempre é simples, dado seu alto valor. Pensando nisso, o FIES de Medicina surge como uma alternativa de financiamento para que você realize os seus sonhos.

Quer conhecer mais sobre o programa oferecido pelo governo e potencializar as suas chances de cursar Medicina? Continue a leitura e descubra como!

Como funciona o FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa criado pelo Ministério da Educação em 1999. O seu objetivo é viabilizar o ingresso de estudantes que não têm condições de pagar as mensalidades em uma faculdade privada. Ele funciona tal como um empréstimo e, ao concluir o curso, o estudante que foi beneficiado deve pagar a dívida.

Desde a sua criação, o programa passou por uma série de mudanças. Atualmente, são oferecidas três modalidades de financiamento: a modalidade FIES (que contempla a modalidade I) e a modalidade P-FIES (que contempla as modalidades I e II).

Basicamente, o primeiro é uma oferta do governo ao estudante, o que reduz seus custos. Já o segundo é oferecido por instituições financeiras, mas com o uso de recursos públicos. Isso permite que elas ofereçam um financiamento mais em conta em relação ao mercado, porém o seu valor é mais elevado se comparado à modalidade I.

Além disso, a modalidade FIES é voltada para estudantes com renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Na modalidade P-FIES, o valor sobe para até cinco salários mínimos.

Se quiser participar do FIES, os candidatos à vaga precisam ter feito a prova do Enem a partir de 2010, sendo que a pontuação mínima deve ser de 450 pontos, além da redação, que não pode ter sido zerada. Aquele estudante contemplado pelo Prouni com bolsa parcial pode também participar do programa, caso não tenha condições de pagar a outra parte da mensalidade do curso.

Como conseguir o FIES em Medicina?

O curso de Medicina está na lista dos mais procurados do país. De acordo com dados do MEC, divulgados pela revista Guia do Estudante, a 2ª edição do Sisu de 2019 contava com mais de 452 mil candidatos, sendo que mais de 138 mil deles inscritos em Medicina. Diante dessa forte concorrência, você deve estar se perguntando: como conseguir o FIES em Medicina?

Como já foi dito, o estudante precisa ter feito o Enem, tirado nota acima de 450 e não ter zerado a redação. Porém, quando se trata de um curso tão concorrido, geralmente a nota de corte das universidades é bem maior, variando no mínimo entre 700 e 800 pontos. Assim, quanto maior a nota, mais oportunidades o estudante terá de conquistar esse financiamento.

No caso do curso de Medicina, outra dúvida bastante comum permeia o estudante. Após a conclusão do curso, ele deve começar a pagar o financiamento, como todo estudante que consegue o FIES. Mas e se a colocação conseguida for no serviço público de saúde?

Nesse caso, há algumas outras vantagens que permitem o abatimento da dívida. Para usufruir delas, é preciso atender a alguns requisitos:

  • integrar a equipe de Saúde da Família que esteja cadastrada de maneira oficial e pertença a um dos mais de 2.200 municípios selecionados como prioridade pelo MEC;
  • solicitar o abatimento da dívida a partir de um ano de trabalho sem interrupção como médico parte da equipe de Saúde da Família;
  • retomar o pagamento do FIES, caso o valor total para abatimento não for suficiente para a quitação da dívida.

Quais faculdades aceitam o FIES?

Desde 2015, as inscrições do FIES passaram a ser realizadas duas vezes ao ano, com número de vagas limitado. Além disso, uma etapa foi adicionada ao processo, algo semelhante ao Prouni, em que a nota do Enem é usada para classificar os candidatos — por isso reforçarmos a questão da nota obtida no exame.

Assim como existem regras para os estudantes, as faculdades também precisam atender alguns pré-requisitos. O primeiro deles é que a instituição precisa ser reconhecida pelo MEC e ter um conceito positivo no chamado Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), como a Unime. As notas variam de 1 a 5, sendo que a nota 3 é o mínimo para que a instituição seja reconhecida como cumpridora de todos os quesitos da qualidade para entrar no FIES.

A lista de instituições que participam do programa varia a cada edição, e é importante estar atento a essa questão. Portanto, para ter certeza de que a faculdade desejada se encontra na lista, é preciso consultar na abertura do processo de seleção que ocorre uma vez a cada semestre.

Para consultar, é só acessar ao site do FIES Seleção, no qual você poderá buscar se a faculdade está com vagas abertas para aquela determinada edição. Vale ressaltar que as ofertas de cursos também variam.

O que fazer para aumentar a chance de conseguir o FIES?

O primeiro ponto a se atentar é com relação à nota. Quanto maior ela for, maiores as chances de passar do vestibular de Medicina e conquistar o FIES. Além disso, o estudante não pode ter obtido financiamento anteriormente ou mesmo estar em débito com o Programa de Crédito Educativo.

É importante ressaltar que a Medicina está entre os cursos considerados prioritários pelo governo federal. Isso faz com que as vagas correspondentes sejam altas todos os anos para o programa. É possível financiar até 100% da mensalidade, dependendo do comprometimento da renda com o valor do curso.

Uma dica essencial é ter todos os documentos em mãos assim que abrirem as vagas para o FIES. Alguns deles são identificação completa tanto sua quanto dos familiares que moram com você, comprovante de residência e comprovante de rendimentos.

O FIES para área da Saúde tem sido uma das prioridades do governo federal, já que o segmento é um dos que mais demandam profissionais. Como mostramos ao longo do artigo, conseguir participar do programa tem se tornado um desafio cada vez maior devido à alta competitividade. Portanto, quanto mais preparado você estiver, maiores as chances.

Como aumentar suas chances em conseguir uma vaga em Medicina?

E então, quer saber mais sobre o FIES de Medicina e como conseguir uma vaga na Unime? Entre em contato conosco!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content