Prouni para Medicina: Veja como conseguir uma bolsa

estudantes universitários

A decisão de cursar Medicina demanda bastante determinação. Afinal, todo mundo sabe que é um dos cursos mais concorridos do país! Além disso, há outro obstáculo a ser ultrapassado: pagar as mensalidades, que, sabemos, não cabem em qualquer bolso. Mas como dizem, para tudo há uma solução! E, felizmente, aqui também existem algumas! Uma delas é tentar o Prouni para o curso de Medicina.

Para quem se interessa, é bom correr! As inscrições são apenas duas vezes ao ano. E se você procura dicas de como conseguir bolsa de Medicina no Prouni, então vejas essas:

Saiba as condições para participar

Um dos primeiros passos é entender as exigências para poder concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos. Segundo o Ministério da Educação, algumas das regras são:

  • ter cursado o ensino médio completo em escola pública;
  • ter cursado o ensino médio em escola particular, mas na condição de bolsista integral;
  • ser pessoa com deficiência.

Além disso, a renda familiar precisa ser baixa:

  • para bolsa integral, não pode exceder 1,5 salário mínimo;
  • para bolsa parcial, não pode exceder 3 salários mínimos.

Para informações mais específicas e para se inscrever, é só acessar o site do Prouni!

Dedique-se durante todo o ano para o Enem

Assim como no FIES, o estudante precisa tirar a pontuação mínima de 450 pontos no Enem e não ter zerado a redação. Dessa forma, a dica é se dedicar desde o início, para conseguir um bom rendimento. Para isso, não se contente apenas com as aulas da escola. Estude muito em casa, faça simulados, procure por provas anteriores e treine vários temas de redação.

Neste processo, o Stoodi pode ser o seu grande aliado. Além dos conteúdos gratuitos disponibilizados ao longo do ano, lá há cursos preparatórios específicos para os vestibulares de Medicina, Direito, Engenharia e Tecnologia, por exemplo. O Stoodi conta com milhares de videoaulas, exercícios e correções de redação para apoiar a sua preparação ao máximo. Não deixe de conferir!

Entenda a nota de corte das faculdades

Bem, apesar de a nota mínima ser de 450 pontos, infelizmente, consegui-la não significa que a bolsa é garantida. É preciso atingir a nota de corte, que, para Medicina, não é baixa. Essa pontuação é definida pela nota mínima entre o número de vagas oferecidas. Em outras palavras, é a nota do último candidato aprovado.

Em 2021, por exemplo, a nota mais baixa em Medicina foi 710 pontos, e a máxima de 815. Ou seja, o seu foco, na verdade, deve ser atingir uma pontuação desse nível.

Considere mudar de estado pela bolsa

Outra boa dica é ampliar suas possibilidades. Muitas vezes, mudar de cidade ou estado oferece mais oportunidades, já que a concorrência é menor. Isso porque a nota de corte também é calculada de acordo com os candidatos para uma localização e as vagas de Medicina no Prouni para cada faculdade.

Por exemplo, o Nordeste carece de mais profissionais da área da Saúde. Sendo assim, cursar Medicina em alguns dos estados da região é uma boa. Além de ser menos disputado, facilita a inserção no mercado de trabalho depois da formação. Na região, existem vários locais belíssimos. Morar na Bahia, por exemplo, é uma ótima possibilidade, pelo encanto do estado e pelas vantagens da localidade.

Dê preferência para faculdades do interior

Seguindo a mesma linha de raciocínio, as faculdades de Medicina com Prouni do interior tendem a garantir mais chances aos candidatos. Em Lauro de Freitas, Bahia, temos a Unime. O curso de Medicina da instituição é referência em toda a região, por contar com professores pós-graduados e com experiência de mercado, além de ter uma infraestrutura bem desenvolvida para oferecer um ensino de qualidade.

Além dos 20 anos de tradição no ensino superior, a faculdade oferece laboratórios de simulação e estágios para os alunos, de modo que consigam realizar a residência médica com mais aptidão e estejam hábeis para o registro do Conselho Federal de Medicina.

Escolha sua primeira e segunda opção de forma estratégica

No momento da inscrição, você poderá optar por até 2 cursos, em ordem de preferência, em até mais de 1 faculdade. Assim, considerando nossas sugestões dadas até aqui, avalie tudo de forma estratégica. Pesquise sobre as vagas existentes para a instituição e suas notas de corte obtidas em programas anteriores. Tenha em mente que faculdades nos centros de grandes cidades costumam ser mais solicitadas e, dessa forma, um pouco mais difíceis de conseguir a bolsa de estudos de Medicina.

Pense em outras formas de entrada

Caso não consiga o Prouni em Medicina, não se esqueça de que existem outras formas de fazer a tão sonhada graduação. O FIES de Medicina é uma alternativa de financiamento, pois facilita os estudos, sem deixar que os custos pesem no bolso. Durante o curso, o aluno paga parcelas mínimas, que continuam após a graduação, até que toda a dívida seja quitada.

Mas, claro, você também pode tentar o Prouni quantas vezes quiser, desde que tenha feito o Enem mais recente e que não tenha conseguido a bolsa do Governo para outro curso. Independentemente da sua decisão, o importante é lutar pelos seus sonhos, de modo que você construa o futuro que sempre desejou!

Enfim, como você viu, conseguir a bolsa do Prouni em Medicina é completamente possível. No entanto, é preciso dedicação aos estudos, para obter uma nota de corte favorável. Sendo assim, invista na sua educação desde cedo e busque aquilo que você acredita ser o melhor para si, combinado?

Gostou do artigo? Que tal compartilhá-lo nas suas redes? Ele pode incentivar outras pessoas a investirem na carreira de Medicina!

Aproveite e saiba mais sobre o curso e carreira em nosso Guia do Curso de Medicina 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados