7 motivos para arrumar as malas e se mudar para a Bahia

motivos para se mudar para a bahia

Desconto nota do Enem

Carnaval e belas praias não são os únicos aspectos pelos quais alguém se sente estimulado a deixar tudo para trás e sair em busca de uma vida nova no estado baiano. Na verdade, existem diversos bons motivos para morar na Bahia:

  • mais qualidade de vida;
  • melhoria da saúde;
  • delícias da culinária típica;
  • menos concorrência no mercado de trabalho;
  • verão o ano todo;
  • desenvolvimento do estado;
  • hospitalidade dos baianos.

Quer descobrir, com mais detalhes, por que esse estado encanta tanta gente? Acompanhe nas próximas linhas!

Morar na Bahia é uma boa opção?

Tido como estado brasileiro nordestino de maior extensão territorial, o mais populoso e com maior PIB (produto interno bruto), a Bahia é, também, um local histórico. Foi em Porto Seguro que Pedro Álvares Cabral chegou, com sua tropa, em abril de 1500.

Mas não é só isso. A “Terra do Axé”, também conhecida como “Terra da Felicidade”, abriga uma população bastante festiva e conta com paisagens encantadoras. Tais características provocam tanta paixão, que, inclusive, grandes nomes da música nacional eternizaram o estado em suas canções (Tarde em Itapuã de Vinicius de Moraes, Bahia com H de João Gilberto e Você já foi à Bahia? de Dorival Caymmi, por exemplo).

O Pelourinho, um dos bairros mais conhecidos da capital, também já foi cenário na cultura musical, como no clipe de Michael Jackson, em They Don´t Care About Us. Já na literatura, Jorge Amado é um dos maiores ícones em retratar cenários e a vida social baiana. Os livros Mar Morto, Capitães da Areia e Gabriela, Cravo e Canela são bons exemplos.

Ainda duvida que esse estado consegue deslumbrar qualquer um? Provamos que sim, a seguir!

Quais as 7 vantagens de morar na Bahia?

Que o turismo do estado é maravilhoso, todo mundo já sabe! Mas morar na Bahia também tem suas grandes vantagens. Observe!

1. Mais qualidade de vida

Bahia conta com grande extensão litorânea, o que significa a existência de muitas praias. Esse contato direto com a natureza causa sensação de bem-estar, dando mais energia para o dia a dia.

Morar perto do mar possibilita passeios fáceis em finais de semana ou em qualquer feriado, diferentemente de quem é turista, que precisa contar com um período mais prolongado.

E ainda que não se aproveite as praias diariamente, o clima e as belezas do litoral propiciam mais disposição para atividades físicas ou passeios à beira-mar, dando aquela renovada na alma.

2. Melhoria da saúde

Mudar para Bahia também melhora a saúde. O sol favorece a vitamina D, indispensável para a vida, por evitar diversas enfermidades, como a osteoporose. O fato de existirem menos poluição, mais umidade e mais contato com a natureza também diminui as doenças respiratórias.

Aliás, são vários os estudos que comprovam que o mar e a areia provocam mudanças no cérebro, elevando os hormônios responsáveis pela sensação de felicidade e bem-estar.

Tour pela prova do Enem

3. Delícias da culinária típica

A Bahia tem uma das cozinhas mais conhecidas do Brasil. Leite de coco, pimenta e azeite de dendê compõem seus temperos. Acarajé, abará, mugunzá, vatapá, moqueca, bobó de camarão e cocada são algumas das delícias, quase impossíveis de serem negadas. Morar no estado é ter a oportunidade experimentar esses e outros pratos diariamente.

4. Menos concorrência no mercado de trabalho

No Nordeste, a Bahia foi o estado que mais gerou empregos, em 2019. Salvador, por sua vez, foi a capital nordestina que recebeu o primeiro lugar. O levantamento foi realizado pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Foram criadas 6.436 vagas até agosto, contribuindo para a diminuição da inocupação na localidade.

Como há mais vagas, a concorrência é menor. Esse fato é ainda mais positivo quando investimos em um ensino superior de qualidade, que nos propicie um destaque no mercado de trabalho, o que é o caso dos cursos da Unime.

5. Verão o ano todo

Quer fugir do frio? A Bahia é uma ótima opção. De climas tropical e semiárido, com temperaturas estáveis e elevadas, o estado tem a fama de ser verão o ano inteiro. À exceção de meses mais chuvosos, como maio e junho, é possível curtir o sol a qualquer hora.

6. Desenvolvimento do estado

Bahia conta com grandes indústrias, que, inclusive, têm atraído a atenção de investidores. Um exemplo é o Polo de Camaçari, considerado um dos maiores complexos industriais do Hemisfério Sul. Seu faturamento anual é de R$15 bilhões, que tem parte revertida em impostos para o estado.

7. Hospitalidade dos baianos

Os baianos, também conhecidos como soteropolitanos, têm uma hospitalidade que agrada os turistas. A forma de recepcionar os visitantes foi aprovada por 97,4% dos entrevistados. Quem vem de fora procurando por amizades, aconchego e acolhimento não se decepciona.

O que levar em consideração antes de decidir se mudar?

Agora que você já entendeu por que morar na Bahia é maravilhoso, que tal considerar algumas dicas antes de fazer as malas?

Decida os aspectos da cidade

Você tem preferência por cidade pequena ou grande? Ambas têm suas vantagens, mas cada uma oferece estilo de vida diferente. Em lugares pequenos, geralmente, as coisas são simples e não é preciso andar muito para resolver algum problema. Já lugares grandes costumam dar mais acesso a facilidades, como uma faculdade.

Pesquise os bairros do local

Depois de decidir a cidade, faça uma pesquisa sobre os bairros existentes. Você encontrará valores diferenciados, de acordo com as particularidades de cada um, como segurança e infraestrutura.

Avalie se prefere apartamento ou casa

A preferência por casa ou apartamento costuma depender dos objetivos de cada com a mudança. Geralmente, famílias optam por casa, pelo conforto e liberdade. Jovens e estudantes tendem a escolher apartamentos ou repúblicas, já que permitem moradias mais baratas.

Defina se prefere estar próximo ao centro turístico

O centro nos propicia algumas oportunidades, como comércios, que nos ajudam em nossas necessidades. No entanto, é preciso pensar nas épocas de alta temporada, que atraem turistas e deixam o local muito cheio. Morar mais afastado pode ser bastante tranquilo, nesse sentido, no entanto, será preciso ter bastante planejamento. Comprar itens de mercado e farmácia, com antecedência, é um exemplo.

Enfim, independentemente do lugar, morar na Bahia oferece diversas vantagens, como as relatadas aqui. É preciso, apenas, considerar suas intenções com essa mudança, para que a escolha seja a mais acertada possível.

Gostou do artigo? Então, compartilhe-o em suas redes! Com certeza mais alguém gostará dele também!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 105

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados