Descubra por que fazer faculdade na Bahia é uma ótima ideia

faculdade na bahia

Está pensando em fazer faculdade na Bahia? O estado, que é o maior e mais importante do ponto de vista econômico do Nordeste, está cheio de oportunidades para quem deseja se profissionalizar e obter um diploma de graduação.

Apesar de ser muito famosa pela sua força no turismo, a Bahia tem muito mais a oferecer a seus estudantes. Neste artigo, você vai conhecer melhor as características dessa terra, de seu povo e de sua cultura. Ao final, vai perceber que estudar na Bahia pode ser muito mais vantajoso do que imaginava. Confira!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Como é estudar na Bahia?

Vamos começar com uma visão mais geral sobre o estado e como é o cotidiano de quem decide fazer uma faculdade particular na Bahia.

As principais cidades contam com uma boa infraestrutura

Quem nunca foi à Bahia, ou a conhece apenas por suas praias, facilmente tem a impressão de que todas as suas cidades são pequenas e interioranas e que Salvador se restringe ao centro histórico. Contudo, o estado oferece muito mais do que essas duas características que, por si só, já são vantajosas.

Tanto na capital quanto em outras cidades maiores do estado, como Lauro de Freitas e Itabuna, o cotidiano é o mesmo de outras grandes cidades do país. Há transporte coletivo, centros comerciais e uma boa infraestrutura de saúde e saneamento básico.

A temperatura cai no inverno

Outra questão que ronda a mente de quem não vive a rotina dos baianos é que não faz calor todos os dias do ano. O verão é uma estação normalmente mais quente, com temperaturas que variam entre 25ºC e 30ºC — menor que o registrado em outros lugares, como o Rio de Janeiro, que registra algo próximo de 40ºC com maior frequência.

Já nos meses mais frios, a temperatura registra quedas que permeiam os 22ºC. A grande vantagem é que não há uma variação tão brusca entre os períodos de maior e de menor calor. Essa estabilidade ajuda a manter o corpo mais saudável e o guarda-roupas mais enxuto.

O carnaval não dura o ano todo

A Bahia é uma terra de gente muito alegre e festeira, mas isso não quer dizer que o estado viva apenas em carnaval nos 365 dias do ano. Apesar de várias cidades contarem com uma agenda de eventos mais extensa, a maior parte dos dias são normais. As pessoas trabalham, estudam, transitam e fazem suas atividades do cotidiano, assim como acontece nos demais estados do país.

Qual o potencial de crescimento do mercado de trabalho?

Uma mudança de estado para a realização do sonho de conseguir um diploma de ensino superior de qualidade requer um bom planejamento. É importante pensar sobre como fazer para se manter ao longo da faculdade e quais são as oportunidades de carreira que podem se abrir.

Por isso, trouxemos alguns fatores importantes sobre as perspectivas do mercado de trabalho na Bahia nos tópicos a seguir.

Economia em recuperação

A economia do Brasil está em recuperação da última crise financeira, e a Bahia segue apresentando bons índices nesse sentido. O estado registrou um crescimento no PIB acima da média nacional. O estado cresceu 1,3% no segundo trimestre de 2019, enquanto o percentual geral do Brasil teve um crescimento de 0,4%. São dados que mostram um cenário bastante positivo à frente.

Incentivo do governo à indústria

Um dos pontos que ajudou nesse crescimento foi a criação de programas de incentivo à indústria. Os investimentos do governo no setor já possibilitaram a instalação de mais de 50 empresas, com a geração de 3,5 mil postos de trabalho, e outras 350 indústrias estão em implantação com término previsto até 2021. No total, estão previstas mais de 30 mil novas vagas de emprego em diferentes atividades.

Existem oportunidades de emprego?

A boa notícia é que a Bahia já é o estado que mais gerou oportunidades de emprego no Nordeste nos seis primeiros meses de 2019. Diante dos dados apresentados no tópico anterior, a expectativa é de que esse crescimento seja perpetuado por um bom tempo ainda.

Abaixo você confere os setores que mais se destacam na oferta de trabalho formal.

Comércio

O comércio é um dos setores mais sensíveis da economia. Logo, em um cenário de crescimento como o da Bahia, ele é um dos que mais promovem a criação de postos de trabalho. O aumento na renda das famílias impulsiona o consumo que, por sua vez, gera mais demanda para os lojistas.

É um ciclo virtuoso, no qual todos são beneficiados: os empreendedores, que encontram mais facilidade em manter seus negócios; os trabalhadores, que encontram vagas em maior quantidade e melhor qualidade; e as famílias, que encontram uma fonte de renda mais segura e sustentável.

Saúde

A saúde é uma das principais necessidades básicas da população. É uma área que sempre haverá demanda de profissionais capacitados, tanto nos serviços públicos quanto nos privados. O ponto de destaque é que, frente ao crescimento econômico, a oferta de vagas no setor privado tende a crescer, bem como a prestação de serviços avulsos, como os cuidados em domicílio.

Serviços

O setor de serviços passa por um momento de expansão no mundo todo. As pessoas estão mudando seus hábitos de consumo. Antes, era mais comum o desejo por um carro e uma casa. Hoje, o pensamento está muito mais voltado para o uso de um serviço que permita se locomover ou se abrigar, sem necessariamente ter que adquirir um bem.

O aumento no poder aquisitivo também proporciona mais oportunidades para quem presta serviços especializados, muitas vezes abandonados em períodos de crise. É o caso da estética e cosmética, que as pessoas voltam a demandar bastante em fases de recuperação financeira.

Indústria

Na Bahia, a indústria tem um ponto a mais de positivo. Como dito anteriormente, estão sendo realizados novos investimentos no setor, e várias empresas já estão se instalando e gerando novas vagas. As oportunidades de trabalho no setor não se restringem ao chão de fábrica e serviços operacionais. Muitas posições mais qualificadas serão essenciais.

Basta se lembrar que uma grande empresa é formada por diferentes níveis hierárquicos e setores. Cada uma terá vagas diretamente relacionadas ao negócio, como engenheiros químicos para a produção de bebidas, ou engenheiros de controle e automação para otimizar os processos da linha de produção, ou, ainda, os administradores e contadores para fazer a gestão da empresa.

Como é o custo de vida?

Viver na Bahia, além de muito prazeroso, pode ser muito mais barato do que em outros estados com polos educacionais de qualidade. Em Salvador, por exemplo, a média salarial passa dos 3 salários mínimos, e o custo com itens básicos do cotidiano apresenta valores abaixo de grandes cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.

Veja um detalhamento em relação ao tipo de gasto.

Alimentação

A Bahia é um dos estados mais importantes do agronegócio do país, estando entre os 10 maiores produtores tanto na agricultura quanto na pecuária. Isso mostra um bom volume de abastecimento próprio, o que diminui a incidência de taxas e impostos de outros estados e de importações.

Outro fator importante é que, com toda a sua extensão litorânea, o estado tem uma grande capacidade de produção de pescados e frutos do mar. Tais produtos são importantes para garantir uma alimentação mais saudável rica em nutrientes e equilibrada em gorduras. Tudo isso a preços acessíveis a toda a população.

Moradia

O valor da moradia na capital baiana é um pouco maior do que em outras cidades próximas. Para quem pretende frequentar uma instituição em Salvador e quer economizar no aluguel, existem várias opções. Uma delas é optar por uma república estudantil, assim os custos fixos são divididos, e o valor não pesa tanto no orçamento.

Outra saída é buscar moradia em outras cidades, como em Lauro de Freitas, que pertencem à região metropolitana da capital e têm acesso fácil e rápido a ela. O valor dos imóveis pode chegar a apresentar valores até 40% mais baratos. A cidade também conta com faculdades de alto nível, sendo mais uma opção para estudar na Bahia.

Transporte

A infraestrutura de transportes da região metropolitana de Salvador não figura entre as mais eficientes do Brasil, mas tem apresentado importantes mudanças nos últimos anos. A principal delas foi a implantação de duas linhas de metrô que atende às cidades de Salvador e Lauro de Freitas e conta com integração com linhas de ônibus.

Entretanto, quem pretende fazer faculdade na Bahia tem a facilidade de escolher um local de moradia mais próximo da instituição de ensino. Com tantas oportunidades de trabalho em vista, não será difícil encontrar uma que esteja na mesma região, reduzindo a necessidade de deslocamentos.

Lazer

Os custos com o lazer na Bahia podem variar bastante. É possível passar um final de semana muito agradável gastando quase nada, assim como há programas que demandam um gasto maior, principalmente com deslocamento e alimentação no local.

Uma boa dica é intercalar as opções de lazer ao longo do ano. Existem várias opções de praias belíssimas na região metropolitana nas quais você pode levar o seu próprio lanche para economizar. Sem falar nos museus e nos passeios culturais gratuitos que ainda vão enriquecer a sua base de conhecimento.

Quais as melhores cidades para viver na Bahia?

Podemos encontrar cidades incríveis para se viver ao longo de todo o estado. Porém, quando o assunto é o ensino superior, três cidades são mais indicadas por contarem com instituições de qualidade e oferecerem melhor infraestrutura para o desenvolvimento profissional dos estudantes. Confira quais são elas.

Salvador

Sem dúvidas a capital baiana é uma ótima escolha. A cidade está entre as 10 mais ricas do país, de acordo com o IBGE, e conta com diversas opções de faculdades particulares. Ela é mais indicada para quem tem condições de arcar com custos um pouco mais altos, por se tratar da principal cidade do estado. Mas nada que algumas escolhas pontuais não ajudem no controle do orçamento.

Lauro de Freitas

Como comentamos, Lauro de Freitas pertence à região metropolitana de Salvador e é praticamente uma extensão da capital. Ela também oferece um ensino superior de alta qualidade, com a vantagem de um custo de vida menor em relação à vizinha. Outro aspecto bastante positivo é que você pode morar em uma cidade e estudar na outra sem grandes prejuízos, já que a proximidade entre elas facilita o acesso por transporte público.

Itabuna

Itabuna é uma cidade pequena, situada no sul da Bahia. Apesar de seu tamanho modesto, ela oferece várias opções de ensino superior e conta com um comércio muito bem estruturado. É uma opção perfeita para quem prefere fugir da agitação da capital, mas não abre mão de estudar em uma instituição bem avaliada.

Como é a população baiana?

Com tantas opções de locais e de carreiras a seguir, você deve estar se perguntando como é o povo baiano com o qual vai conviver nos próximos anos. Entre todas as características mais comuns, listamos três que chamam mais a atenção logo abaixo.

Hospitaleira

Os baianos estão sempre de braços abertos para receber seus visitantes e novos moradores. Em Itabuna, que fica mais afastada da capital, o clima interiorano torna as relações ainda mais agradáveis e harmoniosas. Já em Salvador e em Lauro de Freitas, existe a correria do dia a dia, mas isso não impede que a população seja receptiva e colaborativa com os estudantes que vêm de outros estados.

Alegre

A alegria está presente em toda a parte. Mesmo que um baiano esteja passando por alguma dificuldade ou período de crise, dificilmente passará todo o dia sem oferecer um sorriso a quem passa. Na Bahia, a alegria é uma das formas de viver das pessoas, e essa positividade acaba contagiando a todos que passam a morar no estado.

Prestativa

Ao contrário do que se espalhou pelo país, os baianos não são um povo preguiçoso. Muito pelo contrário, estão sempre dispostos a ajudar o próximo. É um povo bastante solidário e prestativo, que pratica a empatia em seu cotidiano. Eles compreendem muito bem o senso de coletivo e buscam atuar em prol do bem da comunidade.

Quais as opções de lazer?

Se você vai mesmo estudar na Bahia, saiba que terá muitas opções de atividades para ocupar seu tempo livre. Separamos as principais delas, pensando em diferentes preferências e disponibilidade de gastos.

Vida noturna

A vida noturna na Bahia pode ser bem animada. Em dias úteis, os barzinhos ajudam a dar uma quebrada na rotina puxada da semana, com comida boa e uma música, que pode até ser ao vivo, para acompanhar. Pensando que estará em período letivo, há os locais mais próximos das faculdades para aqueles dias com horários vagos ou em que a aula termine mais cedo.

Nos finais de semana, as opções se ampliam com as casas noturnas, que começam as atividades mais tarde e varam a madrugada. Existem opções para todos os públicos, boa parte delas com preços razoáveis, que permitem uma a duas saídas por mês sem ter que se sacrificar tanto.

Arte e cultura

A cultura baiana é uma das mais ricas do Brasil. O estado, primeiro local de chegada dos portugueses na época do descobrimento, foi a porta de entrada de muitos imigrantes europeus e de escravos trazidos da África. Toda essa miscigenação proporcionou uma grande variedade de influências na cultura da região.

As características mais fortemente percebidas são do povo negro e indígena. É um local para vivenciar os costumes das religiões de matrizes africanas e conhecer a arte local, por meio da música, do artesanato e da culinária. Uma simples caminhada pelo centro histórico já é suficiente para ocupar mais de um dia inteiro.

Museus e atrações históricas

A Bahia carrega consigo uma imensidão de elementos da história do Brasil, desde antes do descobrimento em 1500. Muitas atrações são mais famosas em Salvador, como o Elevador Lacerda, o Farol da Barra e o Forte, que tem uma vista de tirar o fôlego.

Mas também há várias opções de museus que contam as origens tanto da Bahia quanto do Brasil. Alguns dos locais imperdíveis são:

  • Museu de Arte Moderna;
  • Casa de Jorge Amado;
  • Museu Afro-brasileiro;
  • Museu Náutico.

Praias

Falar de lazer na Bahia e não falar de praia chega a ser impensável. Afinal, o estado tem a maior faixa litorânea do país e uma grande quantidade de praias das mais belas do mundo. É possível aproveitar um dia de mar sem precisar ir muito longe da capital. As praias do Forte e do Farol da Barra são as mais famosas entre os turistas.

Fora do entorno de Salvador, outras cidades são famosas por atrair pessoas do mundo todo para conhecer suas praias, como Morro de São Paulo, Porto Seguro e Arraial d’Ajuda.

Como é a culinária da Bahia?

A comida baiana tem características bem marcantes que agrada a nativos e a turistas. Aqui vão algumas dicas sobre a culinária da Bahia às quais você deve ficar atento.

Nem tudo é apimentado

A pimenta é um dos ingredientes mais usados na culinária da Bahia, mas nem todas as receitas levam a especiaria. É fato que boa parte dos preparos são apimentados e que o povo baiano tem preferência por isso, mas existem versões “frias” dos principais pratos típicos.

Como foi dito, os baianos são bastante hospitaleiros. Eles confirmarão o seu gosto e a sua tolerância à ardência antes de fazer você experimentar algo. Além disso, para quem gosta, sempre tem uma pimentinha na mesa para dosar conforme seu gosto.

Abundância em frutos do mar

A atividade da pesca é uma das principais fontes de renda de muitas famílias no litoral do estado. A abundância de pescados e frutos do mar facilita o uso desse tipo de ingrediente nas receitas mais tradicionais. Camarão, polvo e mexilhões são elementos de valor muito mais acessível do que em cidades como São Paulo e Curitiba. Se é o tipo de comida que gosta, prepare-se para comer várias delícias.

Forte influência da culinária africana

Outro ponto marcante da comida na Bahia é a forte influência da cultura africana. Os costumes trazidos pelos negros que foram escravizados no país conseguiram fincar raízes bem fortes na região. Isso permitiu que hábitos seculares fossem mantidos e incorporados à realidade do local, gerando receitas como o acarajé, o vatapá e o bobó de camarão.

O que posso aprender morando na Bahia?

A mudança de estado em um país de dimensões continentais, como é o caso do Brasil, promove o contato do indivíduo com culturas muito diferentes da sua de origem. Isso enriquece o conhecimento e ajuda a formar seres humanos mais completos. Ao escolher a Bahia para fazer o ensino superior, você vai aprender muito mais do que as disciplinas técnicas e práticas da faculdade, como explicamos melhor a seguir.

As origens do povo brasileiro

Uma graduação pode levar de um ano e meio até mais de quatro anos. É tempo suficiente para conhecer muita coisa sobre a história do país e da formação do nosso povo. A Bahia foi a porta de entrada dos portugueses e, por isso, guarda muito da memória nacional em seus museus e monumentos. Aproveite momentos de folga para seguir as dicas culturais que demos acima.

Uma cultura diferenciada do restante do país

Cada estado tem uma cultura que é só dele e, na Bahia, não seria diferente. Vivenciar uma cultura tão rica e cheia de influências diferenciadas só é possível quando se passa um tempo maior na região. Esse contato com o diferente abre a mente para visões diferentes do mundo e para a compreensão de novos conceitos de forma muito mais ampla.

A beleza de levar uma vida mais leve e positiva

O povo da Bahia é muito alegre e festeiro em sua grande maioria. Os baianos levam a vida de forma mais leve e positiva, buscando trazer à tona o que há de melhor em cada situação, por pior que ela possa parecer. São responsáveis com questões sérias, mas não deixam que as tristezas assumam o controle de suas vidas.

Se você sonha em ter um diploma e ainda passar por uma experiência enriquecedora durante esse período, que tal fazer uma faculdade na Bahia? São várias opções de cursos, boa perspectiva de carreira e uma vivência única que vai marcar a sua vida para sempre. Comece a realização do seu sonho agora mesmo!

Ficou interessado, mas não sabe por onde começar? A Unime tem unidades em 3 cidades diferentes na Bahia, com várias ofertas de cursos em aberto entre Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo. Além disso, você ainda conta com o portal Conecta, com vagas exclusivas para começar a trabalhar desde o início do curso. Entre em contato e invista na qualidade do seu futuro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.