Vai prestar vestibular em Salvador? Confira estas dicas e arrase na prova!

vestibular em salvador

O ingresso em uma instituição de ensino superior exige bastante estudo e preparação, além de pesquisas sobre o curso desejado, o lugar onde se pretende fazer a graduação e as faculdades disponíveis na região. Por isso, se você está pensando em fazer vestibular em Salvador, é importante conhecer um pouco mais sobre o que a cidade oferece e como é a vida universitária na capital da Bahia.

Para ajudá-lo nisso, preparamos um post especial sobre o assunto, que reúne os principais cursos disponíveis, além de mostrar como se preparar para se sair bem na prova nessa cidade, onde se hospedar caso seja de fora e os principais atrativos do município. Ficou curioso? Então, confira!

Quais os cursos mais concorridos da região de Salvador?

Se você deseja fazer vestibular em Salvador, precisa conhecer a faculdade na qual pretende ingressar e saber o quão concorrido é o curso desejado. Afinal, é importante calcular o quanto deverá se esforçar e se dedicar para atingir seus objetivos, não é mesmo? Assim, você consegue se preparar melhor e garantir a sua vaga no ensino superior.

Nesse caso, procure o número de candidatos inscritos no curso desejado na última edição do vestibular ou Enem e divida esse número pelo número de vagas ofertadas para descobrir a quociente de concorrência para aquela escolha.

Esse número varia de acordo com a instituição e curso escolhidos, então, vale uma pesquisa mais detalhada no site oficial da faculdade. De uma forma geral, as graduações abaixo são as mais procuradas em Salvador, de acordo com o Censo do Ensino Superior 2017:

  • Direito: 763.786 matrículas;
  • Pedagogia: 580.246 matrículas;
  • Administração: 567.737 matrículas;
  • Ciências Contábeis: 306.263 matrículas;
  • Engenharia Civil: 302.519 matrículas;
  • Educação Física: 277.552 matrículas;
  • Enfermagem: 256.866 matrículas;
  • Psicologia: 220.053 matrículas;
  • Arquitetura e Urbanismo: 149.546 matrículas;
  • Fisioterapia: 146.900 matrículas.

Como é o mercado de trabalho em Salvador?

Outro fator que influencia bastante a escolha de onde fazer o vestibular é como anda o mercado de trabalho na região escolhida.

O mercado de trabalho da Bahia oferece excelentes oportunidades após a formatura no curso superior. No caso de Salvador, o cenário é bastante promissor. Segundo informações do Ministério do Trabalho, a Bahia é o estado nordestino que mais gerou empregos no primeiro semestre de 2019, ficando na sexta posição nacional.

No total, foram 28 mil novos postos de trabalho criados entre janeiro e julho de 2019, sendo que o comércio e o setor de serviços foram os que mais contribuíram com a capital baiana. Somente em agosto desse mesmo ano, foram quase 4000 novas vagas de emprego abertas e, entre as profissões que estão em alta na capital do estado, podemos destacar as seguintes!

Administrador

Graduado em Administração de Empresas, esse profissional cuida da gestão de organizações. Ele apresenta diferentes responsabilidades estratégicas, como liderança de equipe, planejamento dos rumos da organização, análise de dados etc.

Enfermeiro

Formados na faculdade de Enfermagem, os enfermeiros são parte essencial para o funcionamento de um hospital. Eles auxiliam os médicos no tratamento dos pacientes, desempenhando diversas funções como: administrar remédios, fazer curativos, aplicar injeções etc.

Farmacêutico

Engana-se quem pensa que os farmacêuticos trabalham apenas no atendimento ao público. Graduados em Farmácia, eles também podem atuar em indústrias na produção de medicamentos, além de cosméticos e produtos para a higiene pessoal.

Desenvolvedor de sistemas

Diante da Indústria 4.0, os profissionais que atuam com tecnologia têm se tornado cada vez mais importantes no mercado de trabalho. Quem fez a faculdade de Engenharia de Computação e similares pode atuar em diferentes setores, fazendo a programação, acompanhamento e análise de softwares.

Médico clínico

A Medicina é uma área de suma importância e que dificilmente perderá o seu destaque no mercado de trabalho. O médico clínico atua tanto no tratamento quanto prevenção de doenças, atendendo pacientes em consultórios particulares ou nos hospitais.

Coordenador pedagógico

Formado em Pedagogia, o coordenador pedagógico é essencial nas escolas. Ele é responsável por acompanhar a atuação dos professores e propor melhorias nas práticas de ensino da instituição.

Engenheiro civil

A construção civil é uma importante área na economia do país, o que faz com que esse tipo de engenheiro continue tendo destaque no mercado, mesmo em períodos de recessão. Graduado em Engenharia Civil, ele é responsável por projetar e acompanhar obras, atuando nos projetos junto com outros profissionais, como o de Arquitetura e Urbanismo.

Fisioterapeuta

A Fisioterapia auxilia, principalmente, na recuperação de movimentos e autonomia do paciente após ocorrências como lesões e doenças. Além de tratar, ela também atua preventivamente. Com o envelhecimento gradativo da população, esse profissional tem ganhado cada vez mais importância.

Nutricionista

Quem se forma em Nutrição tem o principal objetivo de cuidar da alimentação das pessoas, buscando a saúde e a prevenção de doenças. Com o aumento do movimento de preocupação com uma vida mais saudável e equilibrada, muitas pessoas têm buscado esse tipo de profissional.

Assistente social

Quem faz a faculdade de Serviço Social tem como objetivo uma atuação que visa a garantia dos direitos da população, sobretudo dos mais frágeis e desfavorecidos, como crianças, pessoas em situação de pobreza e risco etc.

Como se preparar para ir bem no vestibular de Salvador?

Algumas dicas são gerais para a preparação de qualquer prova, mas, caso você vá fazer Enem em Salvador ou outro vestibular na cidade, é importante prestar atenção em alguns aspectos adicionais.

Use roupas leves no dia

O vestibular é considerado uma verdadeira maratona, por isso, o conforto é essencial. Pense que você ficará horas sentado na mesma posição, e a última coisa que você quer ter que se preocupar é com o desconforto do que está vestindo, certo?

Por isso, opte por roupas leves e confortáveis no dia e fique de olho na previsão do tempo. Salvador costuma ser bem quente, por isso, é importante estar preparado para não passar calor durante a prova.

Mantenha-se hidratado

A água é um elemento essencial para nosso organismo, e na hora do vestibular também deve ser uma grande aliada. Manter-se hidratado reduz o desconforto, ajuda a regular a temperatura do seu corpo e permite que você fique na sua melhor forma durante a prova.

Embora você normalmente possa pedir para beber água e ir no banheiro fora da sala acompanhado por um fiscal, não é recomendado que você faça isso toda hora para não se desconcentrar. Por isso, o ideal é levar uma garrafinha de água com você, lembrando de retirar o rótulo e observar as recomendações disponíveis no edital.

Outra coisa que pode ajudar é levar um lanche leve para o caso de sentir fome. Nada de comidas muito gordurosas ou que fazem muita bagunça. Já imaginou sujar a prova e não poder ter outra para substituí-la? Pois é! Então, opte por uma barrinha de cereal nutritiva e uma fruta, por exemplo.

Conheça as belezas da cidade

Caso você não more em Salvador, aproveite a viagem para conhecer melhor o lugar em que você pretende passar os próximos anos. Afinal, é preciso identificar se ele combina com seu estilo de vida e se você gostará de morar na cidade.

A capital baiana oferece uma série de passeios turísticos e outras atrações que você precisa conferir. É claro que não se pode deixar de dar uma passada na praia, mas não se prenda a isso. Pesquise antes possíveis roteiros turísticos que sejam a sua cara e, se conhecer alguém da cidade, aproveite e procure quais são as programações que o pessoal da cidade costuma fazer e que foge das rotas turísticas convencionais.

Hospede-se perto do local da prova

Você não quer jogar todo o seu esforço e preparação fora porque perdeu o horário da prova, não é? Por isso, a dica para quem é de fora é se hospedar perto do local onde será o vestibular — principalmente se você não conhece muito bem a cidade.

Como em toda capital, você pode enfrentar trânsito ou até mesmo se perder no caminho. Por isso, vale o excesso de zelo! Se possível, faça o mesmo caminho no dia anterior para calcular o tempo gasto e aproveite para conhecer o local.

Na hora de sair da hospedagem, lembre-se de considerar que outras milhares de pessoas também terão o mesmo destino que você. Por isso, saia com antecedência e calcule no mínimo o dobro do tempo previsto para chegar até o local da prova.

Como ir bem na prova de vestibular?

Se você teve uma boa preparação seguindo as dicas acima, você provavelmente aumentará suas chances de passar em uma faculdade em Salvador. Na hora da prova em si, prestar atenção em alguns aspectos poderá ajudar você a conquistar uma nota melhor. Confira!

Comece pelas questões mais fáceis

O tempo pode ser um grande aliado ou seu pior inimigo na hora do vestibular. Por isso, é importante usá-lo com sabedoria. Uma dica é começar pelas questões mais fáceis e que você já sabe como fazer, deixando as mais difíceis para depois. Assim, você evita perder tempo excessivo e ficar desmotivado por não saber resolver algum ponto específico.

O segredo é não se desesperar e gastar tempo excessivo em questões que você não sabe a resposta. Esse comportamento pode tirar sua concentração e fazer com que você não tenha tempo suficiente de resolver aquelas nas quais você tem mais chances de sucesso. Por isso, faça uma marcação ao lado dos exercícios que não souber e volte para eles depois de ter tentado resolver toda a prova.

Faça a redação primeiro

É muito comum que algumas pessoas deixem a redação por último e acabem negligenciando essa etapa. Em provas como o Enem, essa parte tem bastante importância, sendo, inclusive, critério de desclassificação. Dependendo do curso escolhido, ela também terá maior peso, por isso, você deve dar atenção redobrada a ela.

Por isso, alguns especialistas indicam que você faça a redação antes de tudo. Ao deixá-la por último, você pode não ter tempo suficiente para fazê-la, além de estar mais cansado e sem ideias para trabalhar. Como escrever exige bastante concentração, essa não é uma boa ideia. Por isso, comece por aí!

Conheça a prova e o edital

Essa é uma etapa anterior à prova, mas que contribuirá diretamente para o seu desempenho durante toda ela. Se você nunca viu aquele formato na vida, não sabe o que os corretores esperam e de forma será avaliado, fica difícil ter um bom resultado, certo?

Por isso, é fundamental ler o edital do vestibular ou Enem antes do dia e saber com detalhes quais são os critérios de avaliação, quais áreas têm maior peso para o curso que você pretende fazer e o que pode fazer com que você seja desclassificado. Esse cuidado o ajuda a saber onde é necessário ter mais atenção para distribuir o seu foco nos estudos e durante a prova em si.

Além disso, essa é uma excelente dica buscar resolver exercícios das edições anteriores. Assim, além de treinar, você pode conhecer previamente o estilo da prova e estar mais preparo para a grande hora.

Onde se hospedar para fazer o vestibular em Salvador? 

Caso você seja de fora e esteja pensando em fazer vestibular em Salvador, é muito importante escolher bem o lugar onde vai se hospedar, pensando tanto na proximidade com o local da prova quanto na oportunidade de conhecer um pouco melhor a cidade. Afinal, você precisa saber se a cidade tem a sua cara e se vai gostar de morar lá, não é mesmo?

Para facilitar, as principais regiões em que você pode se hospedar, estão listadas a seguir!

Cidade Alta

A Cidade Alta é considerada a parte mais moderna de Salvador e é onde está localizado o Pelourinho, o famoso centro histórico da capital e, com certeza, um item indispensável na lista de qualquer visitante.

No local, é possível encontrar várias igrejas e outros cartões-postais da cidade, como o Elevador Lacerda, que foi inaugurado no final do século XIX e é considerado o primeiro elevador urbano do mundo.

Sem dúvidas, quem se hospedar na Cidade Alta poderá conhecer vários pontos turísticos e muito da história do lugar.

Cidade Baixa

Já a Cidade Baixa corresponde à parte litorânea de Salvador e é conectada à Cidade Alta por meio do Elevador Lacerda. É nessa região que está localizado um dos pontos turísticos mais importantes da cidade: a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim.

Ao escolher esse lugar para se hospedar, você poderá usufruir da beleza do roteiro e da gastronomia do local. Uma dica de passeio é caminhar pela Orla da Ribeira, que passou por uma revitalização. Outra possibilidade, é aproveitar a estadia para visitar as lojas de artesanato do Mercado Modelo — ponto bastante conhecido da região.

Farol da Barra

O Farol da Barra é outra grande atração baiana, e quem escolher se hospedar perto dele poderá facilmente visitar o local. O monumento data de meados do século XIX e tem 22 metros de altura. Além de conhecer o farol, é possível aproveitar a visita para ir ao Forte de Santo Antônio e ao Museu Náutico da Bahia. É possível ter uma vista muito bonita da cidade a partir do local e esse passeio com certeza deve estar incluso no seu roteiro.

Ondina

Já Ondina é considerado um dos bairros nobres de Salvador e oferece excelentes opções de hotéis para quem busca mais conforto. Além disso, a sua praia é uma das mais procuradas por quem visita a cidade pela primeira vez.

Não é à toa que essa é uma das praias mais bonitas e famosas da região. Assim, escolher o local traz o benefício de diferentes opções de hospedagem, além da facilidade de fazer esse roteiro especial.

Salvador é uma boa opção de cidade para universitários?

Depois que você passou pelos principais pontos turísticos de Salvador, é muito difícil não estar apaixonado pela cidade. Mas ainda resta uma dúvida: será que ela também é uma boa opção para universitários?

Primeiramente, a cidade reúne excelentes faculdades, oferecendo oportunidades para todos os perfis. Só isso já atribui a ela um grande ponto a favor.

Além disso, como em toda capital, é possível usufruir dos benefícios e oportunidades que Salvador pode oferecer. Como já falamos, o mercado de trabalho baiano vive um bom momento — o que é positivo para seus planos pós-formatura.

Quanto aos custos de vida, tudo vai depender do valor da mensalidade do curso escolhido, do bairro em que deseja morar e do seu estilo de vida. Ainda assim, as despesas para viver em Salvador costumam ser muito mais baixas do que em outras capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e São Paulo.

Para quem deseja economizar, é possível dividir uma casa com outras pessoas, no modelo de repúblicas. Você pode encontrar outros universitários dispostos a dividir as contas, possibilitando uma ajuda no seu orçamento, e morar em um local próximo da faculdade sem custos tão elevados.

Assim, além de uma cidade muito bonita, Salvador também é uma excelente opção para quem deseja fazer uma graduação, oferecendo ótimos cursos e instituições de ensino reconhecidas. Na Unime, além de ter a melhor infraestrutura, você conta com professores pós-graduados e super qualificados para prepará-lo para o mercado de trabalho!

Quais outras cidades da Bahia podem ser uma boa opção? 

Além da capital, existem outras cidades na Bahia que podem ser boas escolhas na hora de definir onde fazer uma faculdade. Confira alguma delas!

Lauro de Freitas

A cidade de Lauro de Freitas pode ser descrita como uma mistura da tranquilidade do interior e dos benefícios de grandes centros urbanos. Essa, portanto, é uma excelente alternativa à capital, tendo como benefício a sua proximidade: está localizada apenas a cinco minutos do Aeroporto Internacional de Salvador.

O destaque do município fica por conta das suas praias, como Ipitanga, Vilas do Atlântico e Buraquinho, sendo um destino bastante procurado pelos turistas.

Um dos atrativos para quem está em busca do ensino superior é o campus da Unime em Lauro Freitas — que apresenta quase 40 opções de cursos de graduação. Em todos eles, você pode ter acesso a uma formação completa, abrangendo tanto a parte teórica quanto prática de todas as disciplinas.

Itabuna

Outra opção à capital baiana é Itabuna, que fica localizada a pouco mais de 400 km de Salvador. Fundada em 1910, ela é conhecida como a cidade natal do escritor Jorge Amado, um dos maiores romancistas brasileiros. O município também é famoso por sua produção de cacau.

Embora seja uma cidade um pouco menor, ela proporciona grandes possibilidades para quem deseja um curso de graduação, tendo, também, um campus da Unime. A unidade de Itabuna foi fundada em 2004 e apresenta mais de 7.000 alunos estudando na instituição.

Ao longo deste post, você pôde conferir um panorama de como se preparar para o vestibular na capital baiana, desde a escolha do curso, até a visita à cidade e a realização da prova. Seguindo essas dicas, você certamente aumentará suas chances de fazer faculdade em Salvador e poderá conquistar o tão sonhado diploma da graduação.

Mas atenção: não se limite a esse passo a passo! Pesquise mais sobre o assunto, visitando o site de instituições de ensino sérias e comprometidas, leia sobre os cursos que deseja fazer e se prepare bastante para essa etapa tão importante da sua vida. No caso da Unime, você encontra todas as informações necessárias no site e ainda pode fazer um tour 360 para conhecer o campus!

Se possível, busque a opinião de pessoas que já fazem essa graduação na faculdade que você quer ingressar e compreenda como funciona o curso, sabendo o que esperar dele. Também é interessante conversar com profissionais já formados na área, a fim de conseguir uma perspectiva de mercado e entender como funciona a sua área de atuação.

A Bahia tem crescido muito nos últimos anos e, com certeza, é uma excelente opção para fazer o ensino superior, seja para aqueles que já moram no estado, seja para quem quer se mudar para ele.

Além de oferecer diversas belezas e atrações turísticas, Salvador também apresenta uma economia que cresce a cada ano e gera novas oportunidades de trabalho. Com a expansão das faculdades, não faltam opções para quem deseja fazer a graduação e posteriores especializações.

O que você achou do conteúdo? Esperamos que as dicas possam ajudar nesse processo e que você tenha sucesso nessa importante etapa da vida. E já pensou em como vai realizar o sonho de ingressar em uma faculdade renomada? Então, descubra como entrar na Unime com a nota do Enem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content