Lauro de Freitas: conheça a cidade e os benefícios de morar nela!

benefícios lauro de freitas

Seja procurando uma nova oportunidade de emprego, melhores opções de faculdades para estudar, devido à baixa qualidade de vida ou por outros vários motivos, muitas pessoas desejam ou até precisam mudar de cidade. Para quem é jovem, essa mudança tem um significado mais especial: morar e estudar em outra cidade implica em sair da casa dos pais, ter mais independência e, ao mesmo tempo, maiores responsabilidades.

No entanto, para escolher uma nova cidade com segurança e tranquilidade, é preciso se informar bastante sobre como será a rotina, custo de vida, qualidade e outros fatores importantes. Se você vai se mudar para a Bahia e quer conhecer as melhores opções de cidade, não pode deixar de ler este artigo!

Nele, falaremos sobre essa cidade baiana e os benefícios de começar uma nova jornada nela. A seguir, você verá como é morar em Lauro de Freitas, quais são as opções de lazer, como é a infraestrutura e os serviços, além de quais são as oportunidades para quem precisa estudar e arrumar um emprego. Confira!

Onde fica localizada e qual é o tamanho de Lauro de Freitas?

A história de Lauro de Freitas começa em 1552, nos primeiros tempos do Brasil colonial. Garcia D’Ávila, criado de Tomé de Souza, recebeu uma boa extensão de terra na região da atual cidade, assim como algumas cabeças de gado. Com o tempo, ergueu a sua fortaleza e instaurou o ponto de partida no Nordeste para o ciclo do gado, com enorme importância para o desenvolvimento do país.

Em 1962, depois de pedidos e anseios dos velhos moradores da região, o distrito de Ipitanga foi emancipado, recebendo o nome de Lauro de Freitas. O nome da cidade foi uma homenagem ao engenheiro ferroviário chamado Dr. Lauro Farani Pedreira de Freitas, que faleceu tragicamente em um acidente aéreo em 1950. Ele era extremamente querido pela população, e acreditava-se que a sua candidatura a Governador da Bahia seria vitoriosa na época.

Atualmente, Lauro de Freitas é um município localizado na região metropolitana de Salvador, capital do estado da Bahia, a apenas cinco minutos do Aeroporto Luís Eduardo Magalhães. A cidade fica no litoral norte do estado e conta com cerca de 58 quilômetros quadrados de extensão. Em 2019, a população estimada girava em torno de 200 mil habitantes, o que resulta em aproximadamente 3.500 habitantes por quilômetro quadrado.

Como é a infraestrutura da cidade?

Quem mora em Lauro de Freitas afirma que viver na cidade tem um pouquinho do interior, mas também é possível contar com todas as facilidades dos grandes centros urbanos. A cidade tem amplo serviço de saúde, com hospitais e clínicas, comércios de qualidade, shoppings, entretenimento, casas de show, além de boas faculdades e escola, por exemplo.

Outra boa notícia é que Lauro de Freitas está localizada bem perto de Salvador. Assim, o que não é encontrado na cidade pode ser facilmente procurado na capital do estado da Bahia!

Quais são as oportunidades de estudo e emprego?

O município de Lauro de Freitas é um dos que mais crescem no país e foi considerado o quarto município que mais gerou empregos em 2009. Esse feito, felizmente, se repetiu ao longo de alguns anos. Em 2010, o produto interno bruto (PIB) produzido pela cidade girou em torno de 3 bilhões de reais.

Ainda, Lauro de Freitas é considerado um dos municípios mais industrializados do estado da Bahia, ocupando o 3º lugar. Além disso, apresenta uma planta industrial diversificada e com inúmeras “indústrias limpas”. Isso significa que o município oferece diversas oportunidades de emprego.

A cidade também conta com várias escolas que oferecem ensino fundamental e médio. No ensino superior, Lauro de Freitas conta com um campus da Unime, fundado em 2000. Atualmente, a unidade oferece 36 cursos de graduação, tendo destaque no MEC e sendo divididos entre FCJ (Faculdade de Ciências Jurídicas), FCS (Faculdade de Ciências Sociais), FEC (Faculdade de Educação e Comunicação), FAS (Faculdade de Ciências Agrárias e da Saúde) e FCT (Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas). Além disso, há cursos superiores de tecnologia, de pós-graduação, de extensão e de idiomas.

Como é o lazer na cidade Lauro de Freitas?

Praias

Apesar da reduzida extensão territorial, não faltam atividades turísticas em Lauro de Freitas. O litoral de seis quilômetros, banhado pelo Oceano Atlântico, é dividido em três praias: Ipitanga, Buraquinho e Vilas do Atlântico. No buraco da vila, há piscinas naturais, ideais para os banhos de mar de crianças.

Essas são opções excelentes para quem deseja fugir das praias lotadas de Salvador, uma vez que o turismo não é a principal fonte de renda do município. Além das belas praias, há rios, quedas d’águas, resquícios de Mata Atlântica e outras belezas naturais para explorar. As praias são convidativas para passeios de barca e esportes náuticos.

Ponto turístico

Como ponto turístico pode-se citar o terminal Mãe Mirinha do Portão. Neste local funciona o Centro de Referência da Cultura Afrobrasileira, a sede administrativa da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Lauro de Freitas e a sede da Superintendência de Promoção de Igualdade Racial. Além disso, o terminal é uma referência para a cultura regional, uma vez que abriga exposições de artes, bate-papos (sobre religião, preconceito e diversidade racial, por exemplo) e apresentações culturais.

Gastronomia

A diversidade gastronômica também é um diferencial no lazer. Há opções para todos os gostos, como culinária japonesa, pizzarias, restaurantes que oferecem rodízio e a la carte, culinária baiana, saladas, açaí e creperia. A cidade também conta com um Subway e um McDonalds.

Como visto, a cidade de Lauro de Freitas oferece uma ótima qualidade de vida aos seus moradores, opções de lazer diferenciadas, boas opções para cursar graduação, diversidade gastronômica e tranquilidade. Além disso, é perto de Salvador e de todos os recursos que a capital baiana oferece. Sendo assim, essa é uma excelente cidade para morar no estado da Bahia, criar raízes e se desenvolver profissionalmente!

E é importante lembrar: iniciando sua vida acadêmica na Unime, você ainda pode ter livre acesso ao canal Conecta, a fim de encontrar o estágio ou emprego ideal e ter acesso ainda mais rápido ao mercado de trabalho!

Se você gostou deste artigo sobre a cidade Lauro de Freitas não deixe de curtir a nossa página do Facebook! Assim, você ficará por dentro de todos os conteúdos interessantes que são compartilhados na página com os amigos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 103

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content