6 vantagens de viver na cidade de Itabuna

6vantagensdevivernacidadedeitabuna

A Bahia é um dos estados mais aclamados do Brasil. O início da história do nosso país aconteceu em terras baianas e isso garante um charme especial, além de todas as suas outras características. Neste post, vamos falar de Itabuna e das vantagens de morar na cidade.

Itabuna fica ao sul do estado e a cerca de 430 quilômetros de Salvador. Embora o seu nome não esteja entre os mais conhecidos, teve grande importância para o crescimento da região e continua sendo um ótimo local para se viver.

Quer conhecer alguns dos principais motivos? Continue acompanhando a leitura e descubra!

1. Conhecer a riqueza histórica

A história de Itabuna começou muito antes de 1910, quando finalmente foi fundada. O território era habitado por índios até que os portugueses chegaram para povoá-lo.

O que muita gente não sabe é que ela é a verdadeira cidade natal do famoso escritor Jorge Amado. Foi lá que o baiano, reconhecido por obras como Gabriela, cravo e canela; Dona Flor e seus dois maridos e Capitães de areia, nasceu, em agosto de 1912.

A fazenda em que sua família vivia foi tomada por uma praga de varíola, o que a obrigou a partir para Ilhéus — município das redondezas, onde passou boa parte da sua infância e que está presente nas suas narrativas. Contudo, é claro que Itabuna ainda se orgulha do fato de ter abrigado um dos mestres da literatura brasileira.

Outro ponto interessante da história da cidade é ter participado do ciclo do cacau. Inclusive, chegou a ser conhecida como a grande capital do cacau, durante o período em que esse tipo de cultura se destacou no estado da Bahia. Saindo um pouco da tradição do café e do açúcar, descobriram que essas terras eram propícias para o cultivo da planta.

A província de Ilhéus chegou a ser a principal produtora do mundo de cacau, até que, no fim do século XIX, os estrangeiros descobriram as lavouras cacaueiras, e houve uma decadência na produção baiana por falta de assistência.

Mesmo assim, essa é uma história que permanece em Itabuna. O Museu da Casa Verde é o principal ponto turístico que resgata todos esses registros ao reunir peças dos coronéis do cacau. Ele fica no centro da cidade e costuma abrir todos os dias para visitação.

2. Aproveitar o mercado em expansão

Depois da fase agrária, Itabuna precisou se renovar para superar a forte queda da exportação de cacau — o que praticamente dominava a sua economia e sustentava as famílias locais há alguns anos.

Ainda que a produção da fruta não tenha sido completamente abandonada, desde essa época a sociedade percebeu a necessidade de criar negócios para diferenciar as atividades econômicas praticadas. Isso quer dizer que, até hoje, há boas oportunidades para quem quer apostar em segmentos diferentes.

Como está localizada em uma área que recebe muitos turistas, sobretudo pela grande movimentação que as cidades vizinhas promovem, uma das perspectivas é investir no setor de serviços. As indústrias também estão crescendo, com destaque para o segmento médico e manufatureiro.

3. Ter opções de estudo

O que normalmente se imagina é que a vida acadêmica é mais difícil no interior, pois as grandes capitais oferecem uma maior variedade de acesso às instituições de ensino. Porém, essa não é uma realidade para quem vive em Itabuna ou pretende se mudar para lá.

Existem boas escolas em todos os níveis para a população, incluindo faculdades particulares de alta qualidade. Ou seja, não é preciso sair da cidade para ter uma formação de excelência, que futuramente facilite o ingresso no mercado de trabalho. Aliás, o setor de educação do município é bem valorizado, sendo considerado como um polo universitário regional.

4. Apreciar a cultura local

Como estamos falando de uma região histórica, não há dúvidas de que muitas gerações já viveram e se desenvolveram por ali. Consequentemente, esses povos ajudaram a formar um enorme patrimônio cultural.

Mesmo que os costumes tenham mudado ao longo do tempo, Itabuna tem uma forte vocação para cultura, com grupos de teatro, música e dança que expressam esses valores. A capoeira e o artesanato estão entre as expressões típicas.

5. Ir para Ilhéus

Ainda que Itabuna esteja entre os dez municípios mais populosos do estado, não podemos negar que Ilhéus é um dos centros mais conhecidos e agitados da região. Logo, a proximidade entre as duas cidades (aproximadamente 31 quilômetros) é um ponto vantajoso.

Quem quiser aproveitar as opções de lazer e o comércio variado de Ilhéus pode fazer isso sem grandes dificuldades. Sem contar que o aeroporto facilita o trânsito para outros destinos que ficam distantes.

Para completar, vale destacar a informação que Ilhéus tem um litoral extenso e cheio de belas praias — uma atração natural e gratuita para se divertir. Alguns exemplos, como a Praia dos Milionários, Cururupe, Back Door e Batuba, estão entre as mais recomendadas. Na verdade, há muito o que ser explorado nessa faixa litorânea, e cada pedaço tem os seus encantos.

6. Desfrutar da tranquilidade

A tranquilidade típica da cidade é vista como mais uma vantagem de viver em Itabuna, sendo um fator favorável para quem está buscando descanso e qualidade de vida.

Não existe trânsito caótico, e a calmaria predomina. Isso não chega a ser um aspecto negativo, já que Ilhéus está bem próxima e oferece mais possibilidades de entretenimento. A diferença é que, ao morar em Itabuna, é possível levar uma rotina mais pacata.

Enfim, em qualquer lugar que você esteja, é importante reconhecer quais são as vantagens de fazer parte daquele local, o que certamente vai contribuir para o seu bem-estar. É claro que as questões básicas precisam ser avaliadas, mas, nesse caso, os estudantes não devem se preocupar.

E aí, o que você achou de conhecer todos esses benefícios de viver na cidade de Itabuna? Parece que essa é mesmo uma boa opção de residência para quem deseja ter qualidade de vida no sul da Bahia.

Se gostou da indicação, aproveite para compartilhar este conteúdo nas suas redes sociais e espalhar a notícia para os seus amigos ou quem possa interessar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 75

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

pep

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.