Conheça as principais matérias do curso de Biomedicina

biomedicina matérias

Conhecer a grade curricular de uma graduação é uma etapa tão importante para o vestibulando quanto saber as formas de ingresso na faculdade. As matérias do curso de Biomedicina, por exemplo, definem as ênfases teóricas e práticas e os tipos de habilidades desenvolvidas ao longo dos estudos.

Informando-se a esse respeito, você descobre que a Microbiologia, a Química e a Medicina, juntas, representam grande parte do conteúdo. Também fica sabendo que o biomédico desempenha diversos trabalhos de laboratório em sua rotina profissional — e durante os 4 ou 5 anos de formação.

Nas próximas linhas, separamos algumas das disciplinas estudadas no curso, o que significam e a importância do conhecimento na área para a sua formação. Leia até o fim e fique por dentro!

Instrumentação e Deontologia Biomédica

A instrumentação biomédica consiste, como o nome indica, em um conjunto de instrumentos utilizados em laboratório para medir e monitorar os diferentes experimentos.

A Biomedicina é tão afetada pela tecnologia quanto qualquer outra profissão médica. Por isso, pode ser um pouco difícil para o profissional acompanhar a evolução dos aparelhos e as novas técnicas no mercado de trabalho se não fizer um estudo específico.

A Deontologia, por sua vez, é a área responsável por fornecer os valores éticos que norteiam a conduta dos profissionais e as decisões médicas laboratoriais mais corriqueiras.

Princípios Físico-Químicos Laboratoriais

Essa disciplina é um apanhado dos conhecimentos básicos de físico-química utilizados em laboratório. Ou seja, é um assunto introdutório que vai ajudar nos primeiros passos e nas principais etapas dos experimentos.

Alunos que compreendem bem esses preceitos se saem melhor por todo o curso. Nos laboratórios aqui da Unime, que oferecem diversas formas de ingresso, você não terá problema para colocar tudo isso em prática depois!

Genética

Há muitos anos os estudos genéticos ocupam a atenção dos especialistas e as matérias de jornais. Compreender os mecanismos por trás da hereditariedade dos seres vivos é fascinante e indispensável para que a Ciência — e também a sua carreira em qualquer área biomédica — continue progredindo.

É também uma ótima opção para ter um bom salário na área de Biomedicina.

Teste Vocacional Rápido

Biologia Molecular e Biotecnologia

Também ligada à Genética, a Biologia Molecular relaciona-se aos processos de transcrição, tradução e replicação do material genético (ou seja, o DNA e o RNA).

Já a Biotecnologia limita-se ao estudo e à aplicação da tecnologia para modificar os organismos. Assim, por exemplo, as células-tronco e os procedimentos como a clonagem se desenvolveram — graças à ação dos biotecnólogos.

As duas disciplinas, junto à Genética, representam grandes oportunidades de trabalho para o biomédico recém-formado.

Microbiologia

Os microrganismos patogênicos, ou seja, aqueles que causam doenças, são o objeto de estudo da microbiologia. A maior prova de que bactérias, vírus e fungos precisam ser compreendidos é tudo que aprendemos sobre o coronavírus em tão pouco tempo.

Citopatologia

Estudo microscópico das doenças celulares ou dos microrganismos que causam essas doenças. A citopatologia é uma das divisões da microbiologia e é tão importante quanto ela.

Relações Parasitas e Hospedeiros

Quando um ser retira seu sustento do corpo de outro, ele é chamado de parasita. Aquele que carrega o parasita é chamado de hospedeiro. Logo, é disso que essa disciplina trata. Da medicina veterinária às terapias alternativas com sanguessugas, há muitas áreas que se beneficiam desses estudos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a grade curricular do curso de Biomedicina, esperamos que esteja mais decidido sobre se esse é mesmo o caminho a seguir.

Faça a melhor escolha!

Decidiu que quer ser biomédico? Não deixe de aproveitar todo o diferencial de uma faculdade que não poupa esforços para investir na sua carreira, primando pela empregabilidade e oportunidades no mercado de trabalho de Biomedicina em Salvador e região. Ou seja, venha para a Unime!

Se for essa mesma a sua escolha, inscreva-se no vestibular Unime para o curso de Biomedicina agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content