Como está o mercado de Biomedicina em Salvador?

estudar biomedicina em salvador

As profissões na área da Saúde têm papel fundamental na prevenção e diagnóstico de uma série de doenças. Assim, o mercado de trabalho tem oferecido excelentes oportunidades para os profissionais do setor, incluindo a Biomedicina. Em Salvador, o setor de saúde privada é um dos mais importantes para toda a economia da Bahia, gerando empregos e altos investimentos.

Mas para atender a essas demandas e conseguir uma boa vaga, é preciso se qualificar por meio de uma graduação, optando por uma faculdade de qualidade para ingressar no ensino superior. Dessa maneira, será possível atuar nos mais diferentes campos da carreira, tendo a possibilidade, ainda, de fazer a diferença para a sociedade.

Continue acompanhando e saiba como está o mercado de Biomedicina Salvador e quais são as maiores vantagens de seguir na profissão. Confira a seguir!

Quais são as atribuições de um profissional de Biomedicina?

O biomédico é um profissional capacitado que contribui com o desenvolvimento científico e tecnológico na área de Saúde, atuando com diagnóstico clínico, pesquisa e fabricação de medicamentos e vacinas. Além do mais, é possível trabalhar na coordenação e execução de exames de imagens e realizar análises microbiológicas na área de Biotecnologia.

Geralmente, os locais de trabalho mais comuns são os laboratórios, órgãos públicos de saúde e hospitais. Porém, é possível atuar também em farmácias de manipulação, bancos de sangue e de doação de medula, e em instituições acadêmicas de pesquisa.

Atualmente, a Biomedicina é apontada como uma das profissões promissoras do futuro, sobretudo devido à criação e desenvolvimento de novas tecnologias na área da Saúde. Assim, o mercado de trabalho costuma apresentar um bom índice de ofertas de cargos, oferecendo excelentes salários para os recém-formados.

Quais são as vantagens de optar pela carreira em Biomedicina?

Se você tem o intuito de aproveitar as melhores vagas de emprego do Nordeste, o mais indicado é buscar por uma faculdade em Salvador para iniciar os estudos na graduação. Até porque, poder contar com um diploma traz mais segurança para o seu futuro, deixando-o apto para concorrer aos mais diferentes processos seletivos, como concursos públicos voltados para suprir a demanda da área.

A seguir, veja quais são as principais características e vantagens que o estudante tem ao optar pela carreira em Biomedicina.

Carreira acadêmica em alta

O Conselho Federal de Biomedicina aponta que a Biomedicina é uma das áreas que mais se destaca na saúde em todo o mundo. A graduação, nesse sentido, surge justamente para suprir a falta de professores e pesquisadores no setor. Portanto, quem se forma no curso pode escolher um nicho de atuação dentre as inúmeras habilitações já regulamentadas, inclusive tendo a possibilidade de seguir carreira acadêmica.

Bons salários

De acordo com estimativas do portal Glassdoor, a média salarial da profissão em Salvador é de R$ 4.338. A renda, no entanto, pode variar a depender do tempo de jornada de trabalho e, também, das qualificações do profissional. Além disso, o salário também pode aumentar devido a possíveis adicionais, gratificações, auxílios, entre outros benefícios.

Área de auditoria em ascensão

O biomédico que opta pelo setor de auditoria deve ser capaz de identificar pontos críticos nas unidades de saúde, como hospitais, clínicas e laboratórios. Ou seja, é por meio da avaliação que o profissional consegue propor melhorias e garantir, com isso, a padronização e a qualidade do atendimento prestado para a população.

Mesmo que a atuação ainda seja considerada uma novidade no mercado, a procura por esse tipo de qualificação tem aumentado. Para isso, é fundamental fazer um curso específico e solicitar o reconhecimento da habilitação no Conselho Regional de Biomedicina do local onde o biomédico deseja trabalhar.

Expansão de hemoterapia e terapia celular

A hemoterapia é um segmento que abrange técnicas e procedimentos relacionados ao sangue, na coleta, processamento e transfusão. Já a terapia celular envolve as atividades de obtenção, processamento e transfusão das células. Ambas as áreas estão em constante expansão na Biomedicina, uma vez que a ciência tem evoluído e se tornado cada vez mais eficaz para o bem-estar dos pacientes.

Vagas para análise ambiental

O setor de análise ambiental estuda os componentes físicos, químicos e biológicos presentes no ar, na água e, também, no esgoto. O biomédico, nesse caso, deve identificar elementos patogênicos, por meio da microscopia, que possam prejudicar de alguma maneira a saúde das pessoas e do meio ambiente. O objetivo, com isso, é evitar e prevenir a disseminação de doenças.

O mercado nordestino oferece boas oportunidades e vagas para quem deseja seguir neste tipo de especialização. A pessoa pode trabalhar tanto em usinas e institutos de meio ambiente, quanto em empresas que tenham foco mais naturalista. No caso da Bahia, há o INEMA, sigla para Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que é um órgão da administração pública indireta estadual da Bahia.

Mercado de estética aquecido

A Biomedicina estética é um setor aquecido no Brasil, sendo que o profissional habilitado pode realizar procedimentos voltados para a atuação em clínicas, dentre outros empreendimentos de beleza. No entanto, para exercer serviços na área, é fundamental obter uma qualificação e poder desenvolver tratamentos mais seguros e eficientes aos pacientes que desejam melhorar como um todo sua saúde e bem-estar.

Na faculdade de Biomedicina, o estudante terá acesso a aulas teóricas e práticas, geralmente em laboratórios. A grade curricular inclui disciplinas básicas das Ciências Humanas e Biológicas, além de matérias específicas da Biomedicina, como Bacteriologia Clínica, Citopatologia, Hematologia, entre outras.

Aqui na Unime, o curso de Biomedicina é organizado para proporcionar uma formação técnica eficaz para os graduandos. O intuito, com isso, é que os alunos sejam capazes de aplicar as teorias aprendidas em sala de aula, no estudo da saúde de seres humanos, animais e plantas, tendo a possibilidade de oferecer contribuições importantes para a área.

Cursar Biomedicina em Salvador é uma ótima opção profissional, não é mesmo? Para aproveitar o crescimento das atividades econômicas da região Nordeste, é fundamental manter-se atualizado das tendências e novidades do setor no Brasil e no mundo. Assim, você aumenta as chances de conseguir uma boa oportunidade de emprego e adquirir destaque diante de recrutadores, empresas e demais instituições de saúde.

Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre as vantagens da educação superior na Unime? Aproveite e entre em contato agora mesmo com a nossa equipe educacional!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.