Como conquistar as melhores vagas de emprego no Nordeste?

como encontrar as melhores vagas no nordeste

Desconto nota do Enem

Quando se fala em Nordeste brasileiro, é comum relacionar a região ao turismo, já que o local atrai visitantes o ano todo. Mas, claro, não é apenas desse tipo de serviço que a economia nordestina vive.

A fim de otimizar cada vez mais seus resultados, os estados começaram a focar seus investimentos em outros setores, principalmente infraestrutura — que, por si só, já faz com que outras áreas se movimentem — gerando mais vagas de emprego no Nordeste e tornando a região tão competitiva quanto o centro-sul do país.

Por isso quem está ingressando no mercado de trabalho pode ter a oportunidade necessária para crescer profissionalmente e estabelecer uma carreira de sucesso na região, inclusive nas melhores cidades para morar no Nordeste, onde a concorrência pode ser maior.

Para isso, além de buscar um ensino de qualidade e preparatório, é preciso estar atento às áreas que se destacam e aprender como conseguir as melhores vagas!

Carreiras promissoras no Nordeste

Seja nas grandes cidades ou no interior dos estados, a região chama a atenção dos estudantes de ensino superior e recém-formados. Claro, algumas áreas se destacam quando se trata de vagas no Nordeste. Confira algumas delas!

Engenharias

Se a região sudeste já está está saturada de engenheiros, pode acreditar que, enquanto isso, o Nordeste está de portas abertas para esses profissionais. Isso porque, em momentos de desenvolvimento de infraestrutura, indústria e serviços, os engenheiros são trabalhadores ideais para ocupar vagas de diversos níveis. Vale lembrar que o Nordeste é bastante diversificado e cada estado apresenta diferentes oportunidades e setores em crescimento.

Administração de empresas

Com novos negócios abrindo suas portas, é preciso profissionais qualificados para gerenciar tudo isso, certo? É exatamente por esse motivo que os administradores podem encontrar ótimas oportunidades no Nordeste, seja em pequenas ou em grandes empresas.

Marketing e comunicação

Uma coisa é certa: em momentos de trocas de informações tão intensa, empresas que buscam crescimento não podem deixar a comunicação de lado — seja interna ou externa. Por isso o setor de comunicação, publicidade e marketing vem crescendo cada vez mais na região. Capitais, cidades maiores e turísticas, independentemente do estado, podem ter um mercado ainda mais amplo para esses profissionais.

Tecnologia da Informação

O mundo moderno exige a presença de tecnologia em praticamente todos os processos, tanto profissionais quanto pessoais. É nesse ponto que aqueles que trabalham com a área de Tecnologia da Informação saem na frente.

Hoje, empresas de médio e grande porte necessitam de profissionais qualificados que ajudem na sistematização e automatização de processos. Por isso, além de ser uma área com grande número de vagas de emprego no Nordeste, o profissional tende a ser bem valorizado!

Recursos Humanos

Também um dos “corações” de uma empresa, o setor de RH é responsável por diversas tarefas que envolvem, como o próprio nome sugere, os outros funcionários. Essa necessidade faz com que existam vagas de diferentes níveis e setores do mercado, aumentando a abrangência de atuação desses profissionais. Além disso, eles também tendem a ser bem valorizados.

Como conquistar as melhores vagas de emprego no Nordeste

Se sua formação ou futura profissão se encaixa nas atividades descritas acima, pode ser que as possibilidades de vagas sejam ainda mais garantidas. Isso não quer dizer que outros setores não têm espaço na região!

Afinal, além de se encaixar na área de trabalho, para conseguir as melhores vagas de emprego no Nordeste, alguns detalhes podem facilitar esse processo. Mas, lembre-se: não importa o lugar, o ensino superior de qualidade faz toda a diferença quando se fala em mercado de trabalho!

Tour pela prova do Enem

Ter bom relacionamento interpessoal

Saber trabalhar em equipe, ser responsável e amigável são características importantes para qualquer profissional, em qualquer local do Brasil e do mundo. Ser uma pessoa com quem os outros gostam de trabalhar pode lhe garantir mais acesso a processos seletivos já que muito do mercado de trabalho se baseia na criação de uma rede de contatos.

Por isso, lembre-se de cultivar seus relacionamentos dentro e fora do trabalho para que seu nome seja lembrado quando alguém precisar de um profissional de qualidade.

Acompanhar o LinkedIn

Se você ainda não conhece essa rede social voltada ao mundo profissional, é hora de conhecer! O LinkedIn reúne pessoas de todo o Brasil — e até do mundo — e empresas em um ambiente para falar exclusivamente de trabalho.

Além de conseguir acompanhar profissionais que admira e empresas que almeja, por lá também é possível ficar sabendo das vagas que estão abertas em sua área! Um ponto positivo de usar a internet na hora de buscar emprego é que você pode conferir cargos abertos em todo o Brasil. Por exemplo, está procurando vagas na Bahia para engenharia? Por lá fica mais fácil encontrá-las.

Usando a internet, você não fica dependente apenas da indicação de outra pessoa e pode ter chances maiores de encontrar vagas de emprego no Nordeste ou onde quiser.

Use sites de busca de emprego

Além da rede social, existem outros sites específicos de busca de vagas que podem ser utilizados. Neles, é possível filtrar as características da vaga, como cargo, hierarquia e localidade. A partir disso, o sistema passa a enviar notificações para avisar quando surgir uma vaga que se encaixe nos requisitos colocados.

Esse canal de divulgação é bastante utilizado atualmente, principalmente pelas grandes empresas, sendo uma boa forma de encontrar vagas no Nordeste que esperam um profissional como você. Para alunos da Unime, o canal Conecta é de livre acesso e oferece vagas nas maiores empresas do Brasil!

Procure vagas na sua faculdade

Visando ajudar seus alunos a ingressarem no mercado de trabalho, faculdades passaram a contribuir com a divulgação de vagas para alunos e o envio de seus currículos. Com isso, fica mais fácil encontrar as vagas que se encaixem ao seu perfil, além do fato de a indicação ter relação direta com a faculdade poder aumentar suas chances de contratação.

No caso da Unime, o canal Conecta, citado anteriormente, faz essa ponte, reunindo em um só lugar o currículo de seus alunos e permitindo que os recrutadores tenham acesso a eles. Assim, encontrar empregos no Nordeste, por exemplo, se torna ainda mais fácil por conta dessa ligação.

Valorize seu conhecimento

Por último, mas não menos importante: reconheça a importância do ensino de qualidade! Afinal, de nada adianta a existência de uma grande quantidade de vagas no Nordeste se o profissional não estiver preparado para assumir aquela profissão.

Por isso, se está pensando em começar uma faculdade, busque as melhores opções de custo e benefício para que sua carreira seja de sucesso em qualquer lugar! Na hora de escolher o local de estudo, saiba que a região Nordeste tem seu destaque entre as melhores cidades para fazer faculdade.

A Unime busca facilitar ao máximo o encontro entre profissionais e empregadores, sendo ainda mais fácil de entrar no mercado de trabalho. Vale a pena conferir os benefícios de ser aluno!

Se gostou desse conteúdo, também separamos algumas informações sobre o mercado de trabalho na Bahia para você entender ainda mais sobre o assunto!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados