Conheça as melhores cidades para morar no Nordeste!

conhecaasmelhorescidadesparamorarnonordeste

Desconto nota do Enem

A região Nordeste do país conquista, a cada ano, mais turistas e também novos moradores. Mar cristalino, gastronomia caprichada, boas faculdades e culturas diversificadas são apenas algumas das características das melhores cidades do Nordeste para se morar.

Pode parecer simples, mas muitas pessoas acabam ficando indecisas no momento de optar por apenas um local. Nesse caso, é preciso ponderar e levar em consideração o que cada estado oferece, entendendo quais são as vantagens e desvantagens dos destinos.

Para isso, separamos a seguir as melhores opções de cidades do Nordeste para morar, a fim de ajudar você a fazer uma escolha adequada para o seu estilo de vida. Acompanhe!

Quais são as melhores cidades do Nordeste para morar?

A cada ano, muitas pessoas optam por deixar diversas regiões do país para ir em busca de mais qualidade de vida. O Nordeste, com suas vantagens, como belas paisagens naturais, cultura rica e diversificada, preços mais acessíveis etc., é justamente um dos locais mais procurados.

Isso é curioso principalmente porque, até algumas décadas atrás, o movimento era exatamente o oposto: indivíduos com desejo de mudar de vida e conquistar novas oportunidades saíam do Nordeste para outras regiões brasileiras.

Entretanto, de acordo com um estudo do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), entre 2002 e 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) dos estados da região cresceram em média 3,5% ao ano. Isso devido à chegada de indústrias e por conta da construção de refinarias, possibilitou o surgimento de novas possibilidades de emprego e renda para os moradores.

Ao mesmo tempo, o custo de vida é muito mais baixo do que em outras regiões do país. Isso ocorre, geralmente, devido à média salarial que costuma ser ligeiramente mais baixa do que no Sul e Sudeste, por exemplo. Com isso, muitas faculdades particulares também costumam apresentar mensalidades mais acessíveis para os estudantes.

Assim, confira a seguir as principais cidades do Nordeste apontadas com o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) para se morar.

Salvador

Salvador é uma das cidades mais famosas do Nordeste e oferece tudo o que o estado tem de melhor. Por lá, é possível encontrar excelentes oportunidades de trabalho, que você pode encontrar no canal Conecta, por exemplo, belezas naturais marcantes, culinária rica em sabores e temperos, além de um movimento turístico bastante intenso.

A capital da Bahia também é uma excelente opção para quem deseja cursar o ensino superior. Existem uma série de faculdades na cidade com boas notas de avaliação no MEC, que utiliza critérios específicos para calcular o índice geral dos cursos e o conceito institucional das modalidades de ensino. Além disso, é possível aproveitar a oferta de bolsas e descontos especiais para facilitar o ingresso na graduação.

Recife

A capital pernambucana tem sido uma alternativa para quem gosta de variedade gastronômica e cultural. Recheada de excelentes praias, como a de Boa Viagem, é possível ter acesso a piscinas naturais exuberantes que são formadas nos arrecifes. A cidade em si é bastante urbanizada, tendo como marca um patrimônio arquitetônico único que é uma ótima opção de passeio para todos os gostos.

Tour pela prova do Enem

No entanto, morar em Recife pode ser um desafio, principalmente quando se trata do trânsito. O mesmo vale para o transporte público, que não é dos melhores ou mais organizados. O mar também é impróprio para o banho, uma vez que há incidência constante de tubarões na orla das praias.

Aracaju

Aracaju, capital do estado de Sergipe, é considerada uma das cidades com a melhor qualidade de vida para se morar no Nordeste. O local tem uma ótima infraestrutura, transporte público que atende a acessibilidade, bom custo de vida, além de, é claro, contar com belíssimas e limpas praias dentro da cidade.

Outro ponto vantajoso é a economia de Aracaju, voltada sobretudo para o setor petrolífero. Assim, facilmente os moradores encontram boas oportunidades de trabalho nos setores de tecnologia, indústria e agropecuária, o que representa excelentes expectativas profissionais.

São Luís

São Luís, no Maranhão, é famosa por seu aspecto multicultural, contando com uma carga histórica impressionante. A cidade, colonizada por franceses, portugueses e holandeses foi fruto de uma mistura de povos e culturas que até hoje são perceptíveis para os turistas. Assim, são diversas as opções de museus e centros históricos que agregam muito da história da região.

Alguns bairros são excelentes para se morar, considerando os quesitos de renda, educação, longevidade e saúde. No entanto, a segurança não é um dos pontos mais fortes da cidade, o que acaba por desestimular muitas pessoas, seja para morar ou para conhecer a região.

Natal

Natal, a famosa capital do Rio Grande do Norte, atrai milhares de turistas todos os anos, principalmente devido à beleza de suas praias e às diversas opções de lazer que a cidade oferece. A economia, de forma geral, é voltada para o setor terciário, mas para quem é de fora pode ser difícil conseguir uma boa oportunidade de trabalho tão facilmente.

Outro detalhe que pode acabar fazendo com que muitas pessoas desistam de morar em Natal são as constantes reclamações dos moradores em relação ao trânsito e à qualidade da educação. Diferentemente de outras capitais, a cidade agrega muitos imigrantes, tanto estrangeiros quanto brasileiros.

João Pessoa

Considerada uma ótima capital nordestina para se morar, João Pessoa é um local calmo, hospitaleiro e um verdadeiro refúgio para quem valoriza e busca por mais qualidade de vida. O índice de educação, economia, saúde e segurança despontam à frente de outras capitais do Nordeste.

Assim, não é difícil encontrar pessoas que deixaram tudo para trás para recomeçar a vida na capital paraibana. De forma geral, João Pessoa também se destaca por ser uma ótima opção turística, principalmente por oferecer um clima acolhedor e contar com todos os serviços de uma típica cidade grande, como supermercados, shoppings, faculdades e demais facilidades.

Agora que você já sabe onde morar no Nordeste, certamente será muito mais simples optar por um local para a sua próxima residência, não é mesmo? Lembre-se de considerar cada aspecto das diferentes regiões antes de se mudar, pois assim você tem a chance de evitar uma série de imprevistos.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e curta a Faculdade Unime no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 341

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados