7 características das melhores faculdades de Medicina

estudantes de medicina

Sonha com o vestibular em Medicina? O curso é um dos mais procurados no país e oferece muitas oportunidades de emprego, graças à sua variedade de atuação. Aqui na região Nordeste, temos várias instituições renomadas nesse seguimento. No entanto, antes de iniciar a faculdade, é fundamental escolher a melhor para a sua carreira na área.

Analisar os aspectos certos ajudará você optar pela instituição de ensino mais adequada às suas necessidades. Por isso, confira pontos importantes que definem as melhores faculdades de Medicina no Nordeste!

Infraestrutura

A infraestrutura tem um grande peso quando se trata de escolher entre as melhores faculdades de Medicina. Tal característica é fundamental para garantir sucesso nos estudos.

Cheque sempre a qualidade das salas de aula e da biblioteca, bem como a modernidade dos laboratórios e dos materiais didáticos disponíveis aos alunos. Aqui na Unime, destacamos sempre nossos laboratórios de ponta: Morfofuncional, de Habilidades Médicas e de Microscopia.

Não se esqueça de avaliar também as instalações do curso, os equipamentos utilizados e o local em que está a faculdade. A facilidade de locomoção ao local e o acesso a transporte devem pesar na sua escolha. Afinal, você passará ao menos 6 anos da sua vida indo e voltando da faculdade em questão.

A faculdade de Medicina da Unime fica em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador. Você pode conferir um tour 360º da nossa a unidade e ver todos esses aspectos com mais detalhes.

Boa avaliação no MEC

Ter uma boa avaliação do MEC (Ministério da Educação) é crucial na hora de escolher um curso. A avaliação considera uma série de aspectos, desde a grade curricular até a capacitação dos docentes, para definir uma nota de 1 a 5. Quanto mais próximo de 5, maior a qualidade da instituição.

Ciclo prático de conteúdo

A grade curricular deve estar alinhada às necessidades de formação de um bom profissional. No entanto, é preciso considerar uma questão importante: o ciclo prático de conteúdo.

Nesse sentido, nós da Unime promovemos uma ação que tinha como foco a preparação de alunos de Medicina que iniciariam o internato ou a etapa de estágio prático no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Lauro de Freitas. Isso é fundamental para garantir uma formação ampla ao profissional.

Convênios com bons hospitais

A questão dos convênios com bons hospitais também precisa ser avaliada entre aqueles que querem cursar uma boa faculdade de Medicina. Isso impactará não só o período como estudante, mas também a vida profissional após formado.

Hospitais conveniados costumam oferecer possibilidades para que os estudantes aprendam na prática o dia a dia do médico. Aqui na Unime, temos parceria com diversos hospitais da região, como São Rafael, Hiperba, Martagão Gesteira, Hospital Aeroporto e Hospital Jorge Valente.

Esses convênios também são importantes aliados na hora de concorrer a vagas para a residência, etapa imprescindível àqueles que desejam se especializar em uma área da Medicina. Novamente, a Unime tem destaque. Só em 2019, 45% de nossos alunos foram aprovados em programas de residência médica na região.

Visitas à rede básica de saúde

Considere também as visitas à rede básica de saúde oferecidas pela faculdade. Tal ação ajudará a ter uma visão macro sobre o sistema de saúde público brasileiro, que emprega muito dos profissionais médicos. Na Unime, as visitas fazem parte do currículo obrigatório, além de contabilizarem horas de estágio.

Expertise do corpo docente

O corpo docente também deve estar apto a lecionar e ter as qualificações para tal. Foque não só os títulos acadêmicos, mas a experiência dos professores enquanto médicos. Observe premiações, grupos de pesquisas dos quais eles participam e títulos obtidos ao longo da carreira.

Afinal, estar cercado de profissionais experientes é uma das melhores maneiras de ter uma formação de excelência. Aqui, vale a pena consultar a plataforma Lattes, que mostra o currículo acadêmico do profissional, com pesquisas desenvolvidas e especializações realizadas.

Oportunidades de bolsas e descontos

Sabemos que a mensalidade do curso de Medicina tem um valor elevado. Porém, as melhores faculdades de Medicina oferecem oportunidades aos estudantes, democratizando o acesso ao ensino. Portanto, pesquise os programas voltados a bolsa e descontos.

O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e o Prouni (Programa Universidade para Todos) são algumas das principais iniciativas do governo federal que financiam bolsas e descontos, inclusive aqui da Unime. Além disso, temos o programa Amigo Vale-Prêmio, que ajuda na obtenção de descontos por meio da indicação de amigos.

Como visto, para escolher entre as melhores faculdades de Medicina, é preciso considerar alguns aspectos, como qualidade do corpo docente e infraestrutura. Não deixe de analisar com cuidado os pontos levantados antes de realizar uma escolha tão importante para o seu futuro profissional.

Você viu que a Unime conta com importantes diferenciais para a sua carreira na área médica, certo? Então, confira aqui mais detalhes do nosso curso de Medicina!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados