Quer estagiar em Salvador? Veja 7 dicas para conseguir uma vaga

estagiar em salvador

Entrar na faculdade é uma experiência que traz várias mudanças positivas na vida de um estudante. É a época de aprender aquilo de que gosta, desenvolver as habilidades necessárias para trabalhar na área escolhida e preparar-se para ser o profissional que sempre quis. Por esse motivo, o estágio é uma atividade importante para quem está no ensino superior, mas nem sempre é fácil conquistar uma vaga.

Porém, não precisa se desesperar! Vamos contar exatamente como você pode encontrar programas de estágio em Salvador e agregar ainda mais valor à sua formação. Continue lendo e saiba o que fazer.

Por que é importante fazer estágio na Bahia?

Aulas teóricas, práticas em laboratório, trabalhos em grupo, provas, saídas de campo, seminários… considerando todas as atividades que acontecem ao longo da graduação, é comum que muitos estudantes, principalmente aqueles que já trabalham, não entendam a necessidade de estagiar durante a faculdade.

Porém, a verdade é que o estágio pode ser um divisor de águas na sua carreira! Atualmente, o mercado de trabalho na Bahia está em constante crescimento, ocupando o primeiro lugar entre os estados nordestinos que mais geraram empregos em 2019. No entanto, as vagas são ofertadas, em sua maioria, para pessoas que têm conhecimento acadêmico na área de atuação e experiência profissional.

Além disso, estagiar também é uma forma de aprimorar suas habilidades, aprender pela observação e fazer networking. Ah, e vale lembrar que há cursos em que o estágio é obrigatório para a conclusão do ensino superior. Ou seja: se não cumprir a carga horária como estagiário, não é possível ter o diploma em mãos.

Por isso, é essencial que você busque programas de estágio na Bahia desde o início da sua graduação. Assim, você consegue estagiar em mais de uma empresa, adquirir ainda mais conhecimento e já começar a ter sua própria renda antes mesmo de se formar.

Quer saber como fazer isso? Prepare-se para conquistar sua vaga, pois trouxemos sete dicas que, com certeza, vão facilitar sua vida na hora de se tornar um estagiário em Salvador!

1. Estude em uma faculdade que tenha parceria com empresas

O primeiro passo para conseguir um bom estágio em Salvador vem antes mesmo de você iniciar a sua jornada no ensino superior: é preciso escolher uma instituição de qualidade e que tenha parceria com empresas. Estudar em uma faculdade que conecta os estudantes às vagas é algo que abre um leque de oportunidades, pois você não vai precisar bater à porta de cada empresa para conquistar uma vaga.

Na Unime, você pode fazer isso por meio do Canal Conecta, o portal de empregabilidade que utiliza a tecnologia a favor da sua carreira. Nele, você consegue criar o seu currículo com as informações mais relevantes sobre seu perfil, consultar as vagas disponíveis nas empresas parceiras e, assim, conseguir o estágio ideal para você. E quer uma notícia melhor ainda? O cadastro é gratuito!

2. Liste as empresas em que gostaria de trabalhar

Acredite: fazer estágio em uma empresa com a qual você tem afinidade faz toda a diferença na sua produtividade no trabalho e, consequentemente, no seu sucesso profissional.

Sendo assim, é importante consultar quais são as melhores empresas para trabalhar na Bahia e listar aquelas que estão de acordo com os seus ideais. Dessa forma, você elimina o risco de ter que estagiar em um lugar que não tem a ver com o seu perfil.

3. Pesquise sobre os processos de estágio na Bahia

Nem toda seleção de estágio acontece da mesma forma! Existem casos em que os estudantes passam por uma prova teórica; em outros, há a entrevista de emprego ou um processo seletivo baseado no currículo acadêmico. Portanto, informe-se sobre os processos de estágio das empresas nas quais pensa em trabalhar e prepare-se melhor para ter mais chances de ser contratado.

4. Cadastre-se no banco de estágios da faculdade

Se você souber quais empresas estão com vagas de estágio abertas em Salvador, será mais fácil se candidatar e conquistar aquela oportunidade, certo? Por isso, vale a pena se inscrever no banco de estágios da faculdade para se manter sempre informado sobre as possibilidades dentro da sua área e manter seu currículo atualizado quanto às competências que costumam ser pedidas.

5. Peça recomendações para os professores na faculdade

Nada melhor do que ouvir a voz da experiência! E, nesse caso, os professores da sua faculdade são as melhores pessoas para pedir sugestões, recomendações e conselhos profissionais, afinal, eles já estiveram no seu lugar e sabem o que acontece no mercado de trabalho da área.

Então, antes de enviar seu currículo a uma empresa, mostre-o aos professores para saber se deve acrescentar algo ou peça indicações de empresas. O corpo docente pode ser seu grande aliado nesse momento!

6. Cuide da sua imagem como estudante

Na hora de contratar um estagiário, pode ser que a empresa para a qual você se candidatou peça o seu histórico acadêmico ou queira saber mais sobre o seu desempenho na faculdade. Cá entre nós, as chances de um estudante com boas notas e perfil ativo ser contratado são muito maiores do que alguém que vive exatamente na média ou nunca está no campus, concorda?

Então, fique atento à imagem que você tem como estudante: esforce-se para ter um bom desempenho nas provas, participe de atividades extracurriculares, como palestras e workshops, e mantenha sua frequência em dia ao longo do ano letivo. Dessa maneira, os recrutadores vão perceber seu comprometimento com os estudos, e suas chances de contratação vão aumentar muito!

7. Entenda o perfil de estagiário mais procurado em Salvador

Por fim, é essencial entender quais pessoas costumam ser contratadas como estagiárias na Bahia, porque o conhecimento oferecido pela faculdade não é o único aspecto que as empresas levam em consideração.

Características como proatividade, habilidade de trabalhar em equipe e criatividade são algumas das mais pedidas. Uma vez que elas impactam também o seu desempenho acadêmico, é importante desenvolvê-las.

Além de seguir essas dicas, é essencial que você seja ativo na busca por uma vaga. Não espere que a oportunidade perfeita apareça de repente, pois há milhares de estudantes cursando a mesma graduação que você e procurando estágios na área. Então, confira frequentemente o Canal Conecta e fique de olho no mural da sua faculdade!

E agora que você já sabe a importância de estagiar e como você pode se tornar um estagiário ainda este semestre, o que acha de conhecer as melhores empresas para trabalhar na Bahia? Faça isso e comece agora mesmo a montar a lista de lugares onde você pretende fazer estágio!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.