6 passos para escolher a melhor escola baiana de Medicina

estudantes de escola baiana de medicina

Fies para medicina Unime

Você está prestes a terminar o ensino médio e já sabe que nasceu para fazer o curso de Medicina. Porém, ainda não decidiu qual faculdade é a melhor opção. Se você reside na Bahia, saiba que escolher uma boa escola baiana de Medicina é fundamental para a sua formação, a fim de tornar-se um excelente profissional.

Sabemos que essa não é uma decisão fácil. Afinal, é preciso analisar uma série de critérios antes de escolher uma instituição de ensino. Sendo assim, continue acompanhando este post e confira as dicas que separamos para ajudar você! Elas incluem:

Verifique a avaliação da instituição no MEC

Antes de inscrever-se para o vestibular de Medicina, é essencial que você analise como a instituição foi avaliada pelo MEC (Ministério da Educação). Para ter um diploma válido e reconhecido no país, sua instituição educacional deve ser autorizada e reconhecida pelo órgão. Para consultar, basta entrar no site do ministério e pesquisar pelo nome da faculdade. 

Além disso, reserve um momento para revisar as pontuações de avaliação do curso que você está considerando — lembre-se de que a pontuação mais alta é 5. Se você tiver dúvidas sobre determinadas opções, essa métrica pode ajudar na tomada de uma decisão.

Analise a estrutura física da faculdade

Pense no seguinte cenário: você decide ir ao cinema assistir a um filme que estava desejando há algum tempo. Contudo, o ambiente não é dos melhores ou mais confortáveis: ou porque o estabelecimento não está pronto para receber um grande público, ou por razões simples, como a falta de ventilação adequada. Você concorda que isso prejudicará sua experiência? 

A mesma problemática acontece quando você escolhe o curso, mas a faculdade não fornece a infraestrutura necessária para desenvolver seu conhecimento. Por isso, listamos os itens indispensáveis a uma boa faculdade:

  • bibliotecas, que devem fornecer materiais de apoio ideais para complementar o aprendizado; 
  • laboratórios, que ajudam os alunos a ir além do conteúdo de ensino em sala de aula e a envolver-se com a prática antes mesmo de entrar no mercado de trabalho; 
  • lanchonetes e cafeterias acessíveis, especialmente para estudantes que não têm tempo de ir para casa a fim de almoçar ou de jantar.

Além disso, a sala de aula precisa acomodar totalmente o número de alunos em cada classe. Se é moderna — com os recursos necessários para adicionar mais interatividade — e confortável, ainda melhor. Um bom exemplo de instituição com boa infraestrutura é a faculdade Unime de Salvador, que oferece os laboratórios especializados Morfofuncional, Multidisciplinar, de Habilidades Médicas e de Microscopia. Você pode visualizar alguns deles no tour 360 da Unime Lauro de Freitas.

Converse com estudantes do curso

Outro modo de escolher a melhor escola baiana de Medicina é conversando com estudantes do curso ou ex-alunos da instituição. As redes sociais são um lugar cheio de fotos, de eventos e de opiniões, e você pode consultar por lá sobre a faculdade que deseja frequentar. Existem alunos, ex-alunos, professores e funcionários que comentam sobre o curso e a instituição.

Encontre sites oficiais e grupos de discussão dentro da faculdade. Leia os comentários com atenção. Se você tiver alguma dúvida, sinta-se à vontade para participar da conversa. As informações coletadas aqui também podem ser usadas como base para a sua visita ao campus. 

Verifique as formas de ingresso oferecidas

Mais um fator que você deve considerar em sua decisão são as formas de ingresso disponíveis. Os meios tradicionais são o vestibular oferecido pela própria faculdade ou o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) — se escolher essa opção, saiba que precisará ter um plano de estudos sólido para obter uma boa nota. Para isso, recomendamos o site Trilha do Enem, no qual estão disponíveis materiais para ajudar você a se preparar para o exame, incluindo videoaulas e simulados, além de planos de estudos personalizados.

Contudo, além dessas opções, existem programas de benefícios que as faculdades oferecem para facilitar a entrada de novos alunos, especialmente as privadas. Caso você decida fazer uma faculdade particular, algumas podem oferecer uma bolsa de estudo de Medicina ou descontos.

Ainda há a possibilidade de financiar a mensalidade do curso ou obter bolsas de estudos governamentais. Programas como o FIES (Financiamento Estudantil) e Prouni (Programa Universidade para Todos) podem ser o que você precisava para realizar o sonho de se formar na área da Saúde.

Veja a metodologia e o corpo docente

A maneira de estudar Medicina pode ser uma parte essencial da escolha de uma faculdade. Investigue se é PBL (Problem Based Learning ou Aprendizagem Baseada em Problemas), tradicional, modular ou mista. Cada estudante adapta-se melhor a diferentes métodos de ensino. Você também deve saber se o curso abrange tudo o que os alunos da área devem estudar.

Outro aspecto que você deve verificar é a qualidade do corpo docente. Os professores responsáveis ​​pelo ensino precisam de uma análise cuidadosa. Afinal, são eles que apoiarão atividades de pesquisa e de extensão, além de ministrarem as aulas.

Uma boa pista para determinar se o corpo docente é idealmente qualificado é verificar se a maioria dos profissionais tem mestrado e/ou doutorado. Os sites da faculdade geralmente fornecem essas informações e são a fonte mais confiável para você encontrar essas respostas. Outra boa sugestão é usar a tecnologia ao seu favor e procurar o currículo dos professores na plataforma Lattes ou o perfil profissional deles no LinkedIn.

Analise as possibilidades de ingresso no mercado

Encontrar um emprego durante ou imediatamente após a formatura é o sonho de todo aluno, não é? Muitas faculdades fazem parceria com empresas conhecidas para oferecer programas de estágio.

Algumas delas também têm uma plataforma online que promove vagas exclusivas para estudantes. Esse é o caso da Unime, que conta com o Canal Conecta — um portal exclusivo de divulgação de vagas de estágio e emprego, ligando a faculdade com empresas em todo o Brasil.

Os alunos formandos em Medicina de 2019, por exemplo, contaram com visitas técnicas à Rede de Saúde Básica. Todas as atividades realizadas nesse período foram contabilizadas como horas de estágio supervisionado, complementando o currículo obrigatório. A partir disso, 45% dos alunos de todas as turmas do curso foram aprovados em programas de residência médica e concursos públicos.

Essas são as nossas principais dicas de como você pode escolher a melhor escola baiana de Medicina. Porém, se você aceitar mais sugestão, a Unime está entre as melhores faculdades de Medicina no Nordeste. Nela, você encontrará apoio personalizado ao longo de todo o curso, um excelente sistema de ensino, professores altamente qualificados e avaliação continuada.

Agora que você já sabe como escolher sua escola baiana de Medicina, inscreva-se no processo seletivo da Unime e dê o primeiro passo rumo à sua carreira de sucesso!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados