5 matérias do curso de Farmácia para você conhecer

profissional de farmácia

O farmacêutico é responsável por realizar pesquisas e testes de substâncias para a produção de medicamentos, cosméticos e alimentos. Ele tem um papel fundamental na distribuição e na comercialização legal dos produtos, de acordo com as normas sanitárias vigentes.

A partir de estudos amplos sobre o organismo, o profissional formado também consegue avaliar como se dá a eliminação de medicamentos específicos do corpo humano.

Para seguir na profissão e conquistar um lugar de destaque no mercado de trabalho, é fundamental realizar uma graduação de qualidade e com a grade curricular completa.

Aqui na Unime, o Bacharelado em Farmácia dura cerca de 4 anos e, assim como outros cursos, só é concluído após a aprovação final do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Para se tornar farmacêutico, o recém-formado deve obter um registro profissional no CRF (Conselho Regional de Farmácia). Aqui na Bahia, o órgão é o CRF-BA.

A seguir, vamos mostrar as principais matérias do curso de Farmácia. Acompanhe!

Bioquímica

Essa disciplina é responsável por estudar as reações químicas e biológicas dentro dos organismos. Os processos bioquímicos são fundamentais para a sobrevivência de todos os seres vivos e ocorrem, principalmente, em biomoléculas — como lipídios, proteínas e glicídios — e células.

A Bioquímica é uma das matérias mais importantes do curso de Farmácia, já que ela gera o conhecimento básico para a pesquisa e a produção de remédios na indústria farmacêutica.

Farmacologia

A Farmacologia é o ramo que avalia as alterações funcionais e estruturais dos organismos após o uso de medicamentos específicos. A partir disso, o farmacêutico torna-se apto para ministrar e receitar remédios a seus pacientes.

Ao longo da disciplina, o estudante estuda medicamentos, drogas, remédios, farmacognosia — o que envolve fármacos naturais — e fórmulas farmacêuticas.

Anatomia

A Anatomia também está presente na grade curricular da Faculdade de Farmácia. Por ser uma ciência focada no estudo do corpo humano, a disciplina é essencial, principalmente para profissionais que buscam oportunidades de trabalho em farmácias hospitalares.

A matéria aborda conceitos e termos básicos de anatomia, fisiologia humana, componentes do corpo humano, entre outros. Ao longo do semestre, também há o estudo a nível celular, tecidual e sistêmico do organismo vivo.

Biologia Celular

Assim como na Faculdade de Ciências Médicas, a Biologia Celular, ou citologia, também é indispensável na graduação. No geral, os principais temas dessa matéria são: transporte e estrutura das membranas, comunicação celular, funções e tipos celulares.

Estudantes de Farmácia estudam a organização e a estrutura das células vegetais e animais, células procarióticas e eucarióticas, além da introdução básica sobre biomoléculas.

Química Farmacêutica

A Química Farmacêutica é uma área de química medicinal focada na ciência dos fármacos do ponto de vista químico. Ela trabalha com todas as etapas envolvidas na pesquisa, no planejamento e no desenvolvimento de novos fármacos.

Essa é uma matéria indispensável na grande curricular do curso de Farmácia e, geralmente, é vista nos primeiros períodos da faculdade.

Como pode ver, as matérias do curso de Farmácia envolvem bastante química e biologia, além de serem fundamentais para o desenvolvimento de fármacos indispensáveis à população.

Se você deseja seguir na área, não deixe de cursar uma graduação de prestígio com a grade curricular completa! Outra vantagem aqui da Unime é que o curso de Farmácia está disponível nas modalidades de ensino presencial e semipresencial, garantindo mais flexibilidade na hora de realizar as matérias do curso.

Gostou de conhecer as matérias do curso de Farmácia? Não perca tempo e inscreva-se no vestibular da Unime para conquistar um aprendizado de qualidade!