Como escolher o melhor curso de Gastronomia na Bahia?

profissional de gastronomia na bahia

O estudo da Gastronomia vem ganhando destaque nos últimos anos, e a oferta de cursos é cada vez maior. Ao longo da sua formação, o aluno aprende a planejar cardápios, elaborar pratos e gerenciar equipes de cozinha e de outros setores de um restaurante, como o estoque.

Se você se identifica com essa rotina e quer seguir essa carreira no estado da Bahia, saiba que a escolha de onde estudar faz toda a diferença no seu futuro. Para ajudar, nós da Unime preparamos este post especial com dicas de como escolher um curso de Gastronomia na Bahia!

Como escolher o curso de Gastronomia na Bahia

A escolha da faculdade é muito importante, pois é lá que você terá os seus primeiros contatos com a cozinha profissional e com outras pessoas da área e aprenderá as técnicas mais importantes.

Veja como escolher o melhor curso de Gastronomia na Bahia:

• escolha o tipo do curso;
  • conheça a grade curricular;
  • cheque se ele está alinhado com a culinária local;
  • confira se a faculdade apresenta parcerias;
  • avalie o custo-benefício da faculdade.

Quer saber mais sobre o que considerar em cada um desses passos? Acompanhe!

Escolha o tipo do curso

A faculdade de Gastronomia é oferecida em duas opções: Tecnólogo e Bacharelado. Nos dois casos, o aluno aprende sobre técnicas de cozinha, culturas culinárias, higiene, segurança alimentar e administração. As diferenças entre as duas modalidades estão no tempo de duração e no que acontece após a formatura.

Aqui na Unime, o curso Tecnólogo em Gastronomia é ofertado na cidade de Lauro de Freitas/BA, tem duração de dois anos e é mais voltado para a prática, o que possibilita o ingresso mais fácil e rápido no mercado de trabalho. Se você sonha em colocar a mão na massa e comandar uma cozinha, essa é a opção para você. Já o Bacharelado dura quatro anos e tem mais disciplinas teóricas, sendo ideal para quem tem interesse em seguir carreira acadêmica.

Conheça a grade curricular

Um bom curso de Gastronomia deve ter, em sua grade curricular, disciplinas básicas, como Segurança Alimentar e fundamentos jurídicos, e de Administração, com foco em gestão de cozinhas e pessoas e planejamento de cardápio. Além disso, deve ter também um ciclo de formação profissionalizante, com aulas de técnicas de cozinha, tecnologia dos alimentos, confeitaria, panificação, cozinha brasileira e internacional etc.

Antes de escolher a sua faculdade, procure informações sobre a grade curricular do curso em questão e verifique se todos esses pontos são contemplados.

Cheque se o curso está alinhado com a culinária local

Como o objetivo do curso é formar profissionais preparados para o mercado de trabalho, é importante que o interessado verifique ainda, na grade curricular, a presença de disciplinas que contemplem a culinária local — no nosso caso, a baiana.

Isso porque, conhecendo a Gastronomia da região onde pretende atuar e as técnicas necessárias para criar e reproduzir bons pratos, a inserção no mercado de trabalho torna-se muito mais fácil.

Confira se a faculdade apresenta parcerias

As parcerias entre empresas e faculdades têm muito a acrescentar à formação do aluno. Elas impulsionam a pesquisa e a inovação, ajudam a qualificar os futuros profissionais e aumentam as chances de o aluno se inserir mais rapidamente no mercado de trabalho ao término do curso.

A Unime tem uma parceria de sucesso com o Canal Conecta, um portal de empregabilidade, onde as empresas e os candidatos cadastram-se e podem se conectar. Para cada vaga disponível, a plataforma indica os candidatos ideais de acordo com sua qualificação.

Avalie o custo-benefício da faculdade

Se a questão financeira pode ser um problema para você, não se esqueça de verificar se a mensalidade da instituição escolhida cabe no seu bolso. Informe-se antecipadamente sobre valores, taxas e formas de pagamento para que não tenha sustos na hora da matrícula. Além disso, é necessário verificar se a faculdade tem boa reputação e forma bons profissionais, com o intuito de avaliar o custo-benefício do investimento.

Como você viu, não é muito difícil escolher a melhor faculdade de Gastronomia na Bahia. Leve em consideração os pontos mencionados neste artigo e garanta seu sucesso como futuro profissional gastronômico!

Se você gostaria de estudar Gastronomia em Lauro de Freitas/BA com professores qualificados e estrutura de destaque, inscreva-se no nosso vestibular!

* Sujeito a alteração.