6 motivos para fazer faculdade de Gastronomia na Bahia

faculdades de gastronomia na bahia

Desconto nota do Enem

Você sempre gostou de testar receitas novas ou de surpreender amigos e familiares com bons pratos? Talvez esteja na hora de dar um passo a mais e profissionalizar-se para trabalhar na cozinha. Para isso, nossa dica é que avalie as opções de faculdades de Gastronomia na Bahia.

A região tem ótimas condições para receber estudantes interessados nessa área. Também conhecida como terra da felicidade, ela é famosa pela rica culinária e atrai pessoas em busca dos melhores sabores.

Trata-se de um fator incentivador para investir na carreira como gastrônomo, concorda? Fique conosco e confira vários motivos para apostar no mercado de trabalho da Bahia!

1. Demanda por profissionais altamente qualificados

Ainda que pessoas amadoras possam trabalhar em cozinhas de diversos estabelecimentos, é provável que aquelas com uma formação de qualidade ganhem destaque. Afinal, a capacitação garante as habilidades adequadas para lidar com questões que vão muito além do preparo da comida.

Além de ensinar técnicas variadas, a faculdade de Gastronomia oferece o conhecimento teórico e prático necessário para gerir negócios no ramo alimentício. Para isso, o estudante também passa a ter contato com disciplinas voltadas às Ciências Humanas, como gestão e fundamentos jurídicos.

Esses aprendizados contribuem para uma formação completa e capaz de gerar as melhores oportunidades ao futuro profissional. Trata-se de um diferencial e tanto para quem pretende construir uma carreira de sucesso em qualquer região, o que inclui as cidades baianas.

2. Busca por especialistas para atender públicos específicos

A Bahia é um dos destinos turísticos mais famosos do Brasil. Tanto que sua capital, Salvador, foi a única cidade do país a aparecer entre os lugares para se conhecer em 2019. A lista foi elaborada pelo The New York Times, famoso jornal diário estadunidense.

Essa alta procura pelos municípios do estado, tanto por parte de brasileiros quanto por parte de estrangeiros, faz com que a região seja próspera para vários profissionais. Isso engloba pessoas especializadas em diferentes ramos da Gastronomia e que atuam em inúmeros espaços.

Bares, padarias, empresas, hotéis, restaurantes e até cruzeiros marítimos precisam de chefs e cozinheiros para atender públicos variados. Nesse sentido, nada melhor que apostar em uma região que valoriza a diversidade de pratos e de bebidas para construir a sua carreira.

3. Culinária complexa presente em todo o Nordeste

Está aí outro excelente motivo para considerar as faculdades na Bahia. Afinal, você estará em um estado do Nordeste, uma região conhecida pela mistura de sabores que dão origem a pratos incríveis. Isso significa que poderá aplicar seus aprendizados usando alguns dos melhores ingredientes.

Moqueca, caruru, vatapá e outros preparos de origem africana são famosos por lá, mas também é comum encontrar receitas herdadas de Portugal. É claro que, com o tempo, novos produtos e temperos vão sendo incorporados aos pratos, principalmente por quem deseja investir na cozinha autoral.

Tour pela prova do Enem

Como o curso de Gastronomia inclui aulas de panificação, confeitaria, planejamento de cardápio e cozinhas brasileira e internacional, permite ao aluno testar e manipular diferentes preparos. Tais habilidades são cruciais para reproduzir receitas com perfeição e desenvolver novos sabores.

4. Aumento do interesse dos turistas por pratos específicos

Muitos aspectos de um país ou de uma região podem ser descobertos por meio dos alimentos consumidos pelos seus habitantes. Isso explica porque tanta gente investe em experiências gastronômicas, seja provando a tradicional comida de rua, seja frequentando estabelecimentos renomados.

Quem pesquisa como é o curso de Gastronomia logo descobre que esse tipo de formação também gera oportunidades únicas para transmitir conceitos, valorizar a história de um povo ou surpreender pessoas por meio do paladar. Basta aprender a preparar e a servir cada prato com muito carinho.

Existem diversas maneiras de agradar o público e oferecer o melhor serviço na Bahia. Você pode, por exemplo, atuar como chef de cozinha em um grande restaurante ou como personal chef — modalidade em que o profissional se dirige até o cliente para atendê-lo em um evento ou em sua própria residência.

5. Grande número de vagas ofertadas na Bahia

O setor de alimentação tem uma vantagem que muitos outros não apresentam: mesmo em períodos de economia incerta, seus serviços continuam sendo consumidos pelas pessoas. Isso faz com que a carreira em Gastronomia seja uma aposta segura para quem realmente se identifica com essa profissão.

Como muitas regiões brasileiras, a Bahia tem uma alta demanda por profissionais da área. Há oportunidades tanto na capital e em seus arredores quanto em cidades menores. O resultado dessa procura reflete-se na oferta crescente de vagas para gastrônomos e ajudantes de cozinha.

Hospitais, clubes recreativos, indústria e hotéis são os locais que costumam pagar os melhores salários a esses profissionais. Ainda assim, é possível ocupar cargos em escolas, em produtoras de eventos, em empresas que oferecem alimentação e até em editoras que publicam matérias sobre o universo da gastronomia.

6. Valorização do profissional na região

Destinos turísticos precisam de serviços variados para atender seus visitantes e garantir a satisfação máxima. A Bahia faz parte desse grupo e, como estratégia para atrair mais pessoas, tem valorizado os profissionais que atuam no ramo alimentício — de espaços físicos ou locais que entregam comida a domicílio.

Portanto, se você ainda está se perguntando por que fazer Gastronomia na região, deve considerar essa realidade como uma grande vantagem. Após o término da faculdade, poderá investir em estágios para ganhar experiência e começar a concorrer por vagas disponíveis na cidade de sua escolha.

Vale lembrar que uma formação de qualidade e a especialização são diferenciais de peso em um mercado tão competitivo. Portanto, não deixe de avaliar as instituições que oferecem o curso de seu interesse, sempre considerando aspectos como estrutura, modalidade de ensino, grade curricular e corpo docente.

Como pôde ver, motivos não faltam para seguir carreira no ramo alimentício. O próximo passo depende de uma análise minuciosa para escolher entre as faculdades de Gastronomia na Bahia. Então, faça esse processo com cuidado para evitar arrependimentos e acertar na decisão.

Se um futuro na área é o seu objetivo, saiba que a Unime tem a oportunidade certa esperando por você! Entre em contato conosco e saiba como ingressar no curso escolhido!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados