Você, com certeza, deve ter marcas preferidas de roupa, fast-food ou sapato. E o que exatamente atrai você a essas marcas? Para alguns, pode ser a experiência quando se consome determinado produto ou mesmo o próprio produto que tem qualidade inegociável. Independentemente de quais sejam as suas razões, há um forte trabalho de Marketing responsável por fazer tais marcas as suas preferidas.
Neste artigo, mostraremos justamente como é o trabalho desse profissional, o curso de Marketing em Salvador, os segmentos mais promissores e muito mais. Continue a leitura e encante-se por essa profissão!
O mercado de Marketing
O Marketing é uma das áreas de negócio que mais se desenvolve e recebe investimentos no mundo. O crescimento do setor é movido especialmente devido à competitividade entre as empresas, que precisam se destacar para conquistar a atenção do consumidor e, assim, se manterem relevantes.
Diante dos aspectos apresentados, a presença de profissionais especializados é fundamental para que as estratégias e os recursos sejam corretamente aplicados. Só para ter uma ideia da importância que o segmento tem, a Uber, aplicativo de transporte, investiu cerca de meio bilhão de dólares em Marketing, de acordo com reportagem da revista Época Negócios.
Agora, imagine se juntarmos todas as empresas pelo mundo: podemos chegar a cifras inimagináveis. Sem contar que, nos últimos anos, algumas áreas foram agregadas ao Marketing, tornando-o um campo vasto de atuação.
Redes sociais, videomarketing, podcasts, blogs, mídia paga… Poderíamos fazer uma lista sobre as possibilidades que as empresas têm hoje para divulgar os seus produtos e, consequentemente, a demanda pela atuação de pessoas especializadas. Mais à frente explicaremos melhor sobre algumas dessas vertentes.
O curso de Marketing
O curso de Marketing aqui da Unime é no formato Tecnólogo, que permite a formação superior em cerca de 2 anos, bem centrada nas demandas atuais do mercado de trabalho. Afinal, o foco do Tecnólogo está mais voltado à prática da profissão.
De maneira geral, as disciplinas contam com conteúdos facilmente aplicáveis no dia a dia, formando profissionais ágeis e estratégicos.
Assim, com relação às matérias, destacam-se:
- gestão de projetos em marketing;
- promoção e vendas;
- planejamento em marketing;
- relacionamento com o cliente.
Possibilidades de atuação
Como dissemos, o Marketing subdivide-se em outras áreas. Confira, a seguir, algumas das principais!
Consultoria
A consultoria é um tipo de serviço oferecido por especialistas em diferentes áreas do Marketing. O foco dela pode estar, por exemplo, na implementação de estratégias digitais para uma marca ou, ainda, no reposicionamento da empresa no mercado. Geralmente, para atuar na área, é preciso uma ampla experiência prévia, pois os contratos veem de empresas que precisam de alta qualificação na prestação dos serviços.
Marketing Digital
Uma das áreas mais promissoras do mercado de trabalho em Marketing, o digital está em alta e oferece várias oportunidades aos profissionais, especialmente devido ao surgimento de novas tecnologias em nosso dia a dia.
Para quem deseja atuar nesse segmento, é possível atuar em análise de dados, redes sociais, produção de conteúdo para web, gestão de e-commerce, e-mail marketing, marketing automation e SEO (Search Engine Optimization). Inclusive, pensando nessa demanda, a Unime oferece o Tecnólogo em Marketing Digital. Trata-se de uma formação superior voltada exclusivamente para essas possibilidades de atuação.
Com o aumento da demanda por serviços desse tipo, o profissional poderá encontrar oportunidades de emprego em segmentos distintos, pois grande parte das organizações tem apostado em estratégias digitais, afinal, a internet consegue atingir um público de todas as classes, gêneros e interesses.
Endomarketing
A pessoa que optar pela carreira em Marketing também pode atuar internamente nas empresas, ou seja, junto de outros colaboradores. O endomarketing é focado justamente em ações voltadas ao público interno das organizações, bem como ao alinhamento das equipes, motivando-as e engajando-as por meio da comunicação qualificada.
UX designer
É uma área bem específica, que une tecnologia e Marketing. O UX designer tem como tarefa criar uma experiência única dentro de um site ou de um aplicativo para o usuário. O objetivo é permitir à pessoa uma interação intuitiva com o sistema, sem dificuldades. Hoje, uma marca que deseja se posicionar bem precisa de sites bons, a fim de que os consumidores a localizem.
Razões para investir nessa carreira
Só pelo vasto leque de opções de atuação dá para ter uma ideia do quão interessante é a carreira em Marketing. Mas separamos mais alguns motivos para que você veja o quão promissor é atuar no segmento!
Carreira em constante transformação
A pessoa que gosta de vivenciar experiências distintas e ser desafiada constantemente tem bons motivos para fazer Marketing. A área está em constante transformação, e novidades surgem a cada dia. O profissional também precisa estar preparado e buscar constante atualização sobre o mercado. Isso impactará as oportunidades futuras.
Profissão essencial para as empresas
Se antes o Marketing era uma das primeiras áreas a sofrer com cortes, hoje, as empresas enxergam que alocar menos recursos na área pode significar perdas para todos. A profissão é essencial, isso é fato. Além disso, é estratégica e atua diretamente no crescimento da marca, tendo um impacto especial não só na imagem, mas também na lucratividade do negócio.
Atuação na contemporaneidade social
O Marketing é uma das profissões que mais estuda a contemporaneidade e os impactos dela na sociedade. Ou seja, aprende-se muito sobre o comportamento das pessoas e como isso pode ser usado a favor das empresas para que elas atraiam o público. É um campo de estudo interessante e fundamental na atualidade.
Mercado de Marketing na Bahia
Para você que quer seguir a carreira em Marketing em Salvador e prestar o seu vestibular para a cidade, este é um bom momento. A cidade tem recebido uma série de eventos no setor, muitos voltados, justamente, para o Marketing Digital. Isso sem contar que as empresas têm se fortalecido, oferecendo melhores oportunidades para os profissionais.
A importância desse especialista mostra-se no salário: aqui em Salvador, um analista de marketing recebe, em média, R$ 2.829,30; já um gerente de marketing, que tem mais experiência e responsabilidades, recebe, em média, R$ 6.583,31. Tais remunerações podem aumentar bastante dependendo do porte da empresa e da experiência do profissional.
A área de Marketing é interessante e oferece oportunidades para profissionais que querem atuar em frentes distintas. O aumento do mercado de trabalho e da demanda faz com que as oportunidades estejam em ascensão, e os salários, mais promissores.
Se você sonha com o curso de Marketing em Salvador, entre em contato conosco e conheça o vestibular da Unime!