Como é o mercado de trabalho em Estética e Cosmética?

rosto representando estética e cosmética

Cortar as unhas, aparar a barba, pintar os cabelos e utilizar cosméticos corporais e faciais. Todos esses cuidados com a aparência estão presentes na humanidade desde a Roma Antiga — as mulheres costumavam utilizar excrementos de alguns animais para clarear a pele, por exemplo.

Contudo, ao longo dos anos, a preocupação com o visual deixou de ser uma questão de vaidade e passou a ter um papel fundamental na saúde e no bem-estar das pessoas. A partir disso, não é estranho perceber que a formação em Estética e Cosmética e o mercado de trabalho na área vêm crescendo significativamente.

Por isso, explicaremos neste conteúdo os principais aspectos dessa área para que você entenda como se especializar. Confira!

Quanto ganha um profissional de Estética e Cosmética?

Não há um valor único nacional determinado para a profissão: cada estado define o piso salarial do esteticista, que também varia de acordo com cada município. Entretanto, o salário do profissional de Estética tem média de R$ 1.425,24* mensais no país. Aqui em Salvador, a média é de R$ 1.335,13*.

Porém, os ganhos podem variar se o profissional escolher desenvolver uma carreira como autônomo, investindo em formações que o possibilitem gerir seu próprio negócio como esteticista.

Quais são as possíveis áreas de atuação deste profissional?

Para entender mais sobre a área de Estética e Cosmética e o mercado de trabalho, é preciso conhecer os possíveis campos de atuação. Inicialmente, destacamos os seguintes locais de trabalho:

• clínicas dermatológicas;
  • spas;
  • barbearias;
  • academias;
  • centros especializados em cuidados estéticos.

Em todos os casos, o profissional vai executar, ou acompanhar, os procedimentos realizados no corpo ou no rosto do cliente. Esse profissional também pode ajudar o médico a realizar preparações antes e após a cirurgia em pacientes submetidos à cirurgia plástica, a fim de reduzir o desconforto causado pelo procedimento. Por fim, o empreendedorismo, já citado mais acima, é outra opção bem interessante.

As ocupações mais procuradas são nos segmentos de:

• Estética Corporal e Facial;
  • Estética Pré e Pós-Cirúrgica;
  • Maquiagem Profissional;
  • Massagem Corporal;
  • Terapia Capilar;
  • Podologia — voltado ao cuidado com os pés;
  • Visagismo — no qual o profissional orienta o cliente sobre o melhor corte de cabelo, maquiagem etc., adotar.

Qual é a perspectiva de crescimento do mercado para essa profissão?

O mercado de Estética e Cosmética está aquecido e em expansão, então há boas oportunidades de emprego no Nordeste, por exemplo, tanto no comércio tradicional — salões e clínicas — quanto em campos mais novos, como spas e resorts.

O setor de professores de Estética também está aumentando. O crescimento dos cursos de ensino técnico e superior oferecidos em todas as regiões do Brasil aumentou a demanda por professores experientes na área.

Agora que você viu como é a área de Estética e Cosmética e o mercado de trabalho, com certeza quer saber como é o curso de Estética e Cosmética. Aqui na Unime, você pode cursar nas modalidades de ensino presencial e semipresencial — ideal para quem precisa de mais flexibilidade na rotina.

Se estiver com receio da alta competitividade, este ainda é um dos cursos menos concorridos no vestibular. Isso significa que todo o processo seletivo será bem menos cansativo. Na hora de escolher a faculdade, foque aquelas que têm uma boa avaliação pelo MEC (Ministério da Educação), como é o caso aqui da Unime.

Depois de aprender mais informações sobre mercado de Estética e Cosmética, você está pronto para começar sua vida profissional, não é? Então, inscreva-se no processo seletivo da Unime agora mesmo!

* Sujeito a alteração.