4 fatores que mostram o futuro do mercado de trabalho

futuro do mercado de trabalho

No início de 2020, todos tivemos uma lição de como o futuro do mercado de trabalho pode mudar da noite para o dia. Acostumados que estávamos a nossas rotinas, recebemos notícias sobre um novo vírus e o risco iminente de uma pandemia.

Em poucas semanas um cenário excepcional passou a ser o que consideramos rotineiro. Em outras palavras, “novo normal”, como os sociólogos e economistas logo apontaram.

O que esperar do mercado de trabalho na Bahia nos próximos anos? É essa pergunta que este artigo pretende responder. Continue a leitura e fique por dentro do que mudou, o que ainda vai mudar e como se adaptar.

O futuro que já começou

Muito antes de o novo normal começar, já havia outras tendências em curso: a valorização da mulher no mercado de trabalho vinha se consolidando, assim como a atuação do tecnólogo em áreas cada vez mais amplas. Na Bahia, o home office já era uma prática comum, com 298 mil pessoas nesse modelo de atuação –– algo que deve continuar em expansão.

Teletrabalho, estudos baseados em vídeos e um maior uso corporativo das ferramentas de comunicação digitais também já vinham se concretizando. O que a pandemia fez foi apenas acelerar o processo.

As tendências do mercado

Algumas tendências, embora também não sejam propriamente novas, merecem destaque. Isso acontece, principalmente, pela profundidade e pelo radicalismo das mudanças que podem promover.

Um bom exemplo é o consumo, com a compra pela internet. Se já existia há algumas décadas, houve uma generalização durante a pandemia. Hoje, os consumidores estão convencidos de que essa é a melhor forma de adquirir produtos e serviços, salvo em raras exceções.

Na Bahia, houve um aumento de 30% nas vendas feitas pela internet. Número bastante expressivo, concorda?

Ou seja, os profissionais que se formarem no futuro, mesmo que não trabalhem diretamente com vendas, deverão estar preparados para responder rápido a estímulos por meio do marketing digital, das técnicas administrativas e outros.

As ações indicadas para ser destaque

E como fica o profissional em meio a tudo isso? Existem habilidades que podem tornar uma pessoa mais adaptável ao futuro do mercado de trabalho e ao novo normal?

A resposta é sim, e algumas dessas habilidades são:

• maior aderência aos dados como insumos dos projetos;
  • capacidade de aprender rápido, e não necessariamente de saber muito;
  • noções mais generalistas em vez da especialização excessiva (por exemplo, dando enfoque a cursos multidisciplinares em uma pós-graduação, em vez de continuar estudando uma mesma área exaustivamente).

O futuro da economia

Segundo um estudo da consultora McKinsey & Company, a área de serviços, maior afetada na pandemia, é também a que deve mostrar mais fôlego para a retomada.

Ou seja, ao escolher sua formação, não opte por um curso apenas porque ele não foi prejudicado pelo isolamento social. Na volta do mundo e no novo normal, vale a regra de que quanto maior o tombo, mais rápido para se levantar.

Algumas previsões do mercado de trabalho indicam áreas que prometem bastante para os próximos anos, como:

• as viagens de lazer vão estar em alta, embora as de trabalho, nem tanto;
  • gestão, administração e empreendedorismo no geral devem crescer, graças à necessidade de inovação;
  • os biofármacos e a Biomedicina estarão em alta no mercado de trabalho da saúde na Bahia, já que as pandemias vão virar assunto de vigilância constante.

Ao contar com o apoio de uma faculdade de excelência, você se aproxima ainda mais dessas boas oportunidades. Aqui na Unime, terá formas de ingresso facilitadas, oportunidades de bolsas ou descontos e muitos benefícios exclusivos, como acesso ao Canal Conecta.

Agora é com você!

Com tantas mudanças, cresce a necessidade de investir em um curso superior para se destacar no futuro do mercado de trabalho. Você não quer ficar de fora do grupo de pessoas que vai acessar todas as boas oportunidades profissionais nos próximos anos, certo?

Principalmente em tempos difíceis, o importante é se adiantar e escolher estudar com quem oferece empregabilidade e mais oportunidades no mercado de trabalho! Agora que você conhece o que vem por aí, confira algumas profissões em alta no Nordeste nas quais investir!