Como escolher a melhor faculdade de Odontologia na Bahia?

moça sorrindo de frente a um espelho

Ser dentista é um sonho que, desde a infância, passa pela mente de muitas pessoas. Porém, quando chega a hora de prestar o vestibular, surge uma dúvida na hora de fazer aquela escolha essencial na construção da sua carreira profissional: o que é preciso avaliar para decidir onde estudar Odontologia em Salvador?

Caso você esteja passando por isso, saiba que a solução pode ser mais simples do que parece, porque nós vamos ajudar nisso! Neste artigo, trouxemos aspectos essenciais que você precisa considerar para escolher a faculdade em que vai cursar Odontologia aqui na cidade. Quem sabe você não vira aluno da Unime em 2020? Continue lendo e acerte na escolha!

Grade curricular

Talvez você pense que saber as matérias que vai aprender ao longo da faculdade de Odonto na Bahia não seja alto tão relevante, mas, acredite, essa informação faz toda a diferença. Com as mudanças no mercado de Odontologia, é preciso estudar em uma instituição que ofereça a base necessária para atuar na profissão.

Como a carreira de dentista apresenta diversos campos de atuação e possibilidades de especialização, é essencial que você estude em uma faculdade que ofereça uma grade curricular ampla e adequada ao cenário atual da Odontologia, que conta com uso de tecnologia e de procedimentos mais avançados.

Além disso, certifique-se de que terá tanto aulas teóricas quanto aulas práticas durante sua graduação. Apesar de o estágio ser um recurso importante para desenvolver novas habilidades e ganhar experiência, é necessário ter contato com a profissão ainda na faculdade.

Currículo do corpo docente

Os professores do curso de Odontologia serão os responsáveis pelos aprendizados e pelas competências que você desenvolverá durante sua formação. Por esse motivo, estude em uma faculdade que tenha, em seu corpo docente, profissionais com especializações na área, como mestrado e doutorado.

Além disso, é importante aprender com quem entende do cenário da profissão, concorda? Então, sabendo que a união do conhecimento teórico com a prática é imprescindível, também é relevante que o campus conte com professores que atuam na área ou que carregam anos de experiência no currículo!

Estágios supervisionados

Uma das atividades fundamentais para a formação de bons dentistas é a realização do estágio. No entanto, nem todas as faculdades oferecem boas possibilidades para os estudantes, o que resulta, muitas vezes, em futuros dentistas que não conseguem desenvolver tanta experiência prática ao longo do curso.

Sendo assim, uma boa faculdade de Odontologia na Bahia deve ter convênios com empresas e clínicas. Esse é o caso da Unime, que conta com o Canal Conecta, um portal com inúmeras vagas de estágios e empregos, de acordo com o seu perfil. Assim, pode ficar tranquilo: você terá ótimas oportunidades de experiência profissional.

Infraestrutura dos laboratórios

Como o curso de Odontologia faz parte da área da Saúde e necessita de atividades práticas para um aprendizado efetivo, as faculdades precisam ter laboratórios em bom funcionamento. É preciso igualmente ter espaço necessário para que os alunos façam tarefas que se assemelham às que farão na vida profissional.

Além disso, é importante lembrar que os laboratórios da faculdade de Odontologia devem ter os equipamentos específicos do curso, certo? Por isso, fique atento, pois muitas faculdades contam apenas com um laboratório padrão para todas as carreiras da área de Saúde.

Nota do MEC

Sempre que uma faculdade implementa um novo curso, periodicamente ele é analisado pelo Ministério da Educação (MEC), que avalia não somente características em relação àquela graduação, mas, também, de todo o campus acadêmico.

Essa avaliação leva em consideração a formação do corpo docente, desempenho dos estudantes de anos anteriores no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), infraestrutura das salas de aula e dos laboratórios, entre outros aspectos relevantes para definir se a instituição está oferecendo uma formação de qualidade.

Depois de toda essa análise, o MEC atribui algumas notas para a faculdade, que podem variar de 1 até 5. Portanto, vale a pena escolher a faculdade que, além de apresentar todos os benefícios que já citamos para você, tenha uma nota entre 3 e 5, já que esses valores indicam que ela oferece um bom ensino.

Como você viu, escolher uma faculdade exige certa observação de pontos importantes para que você tenha acesso a um curso superior de qualidade! E quer uma dica? Algumas faculdades permitem que você entre em contato por telefone ou faça uma visita para conhecer o curso de perto!

Uma delas é a Unime, que oferece possibilidades variadas de ingresso para que você curse Odontologia na Bahia em uma faculdade de qualidade e que apresenta todos os requisitos que você está buscando para se tornar um excelente profissional. Então, entre em contato agora mesmo e conheça outras vantagens de estudar na Unime em 2020!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.