A área de Saúde tem oferecido boas oportunidades aos profissionais no estado da Bahia, inclusive na parte voltada à Radiologia. Portanto, se você está interessado em seguir carreira no setor e aproveitar a média salarial de R$ 2.392,34 da área, este pode ser o momento ideal!
O radiólogo é, sem dúvidas, indispensável na Medicina e no dia a dia de clínicas e hospitais. De maneira geral, o indivíduo auxilia no processamento de informações sobre o diagnóstico dos pacientes, sendo um trabalho indispensável para a detecção de inúmeras doenças, síndromes e demais ocorrências médicas.
Continue acompanhando e veja se, afinal, realmente vale a pena estudar Radiologia na Bahia. Confira a seguir!
Formação multidisciplinar
A faculdade de Radiologia oferece uma série de segmentos para os estudantes, que contam com uma formação multidisciplinar para o exercício da profissão. O curso apresenta na grade curricular disciplinas como Anatomia, Biologia, Física Aplicada, entre outras.
Além disso, os graduandos também aprendem sobre técnicas radiológicas e radioterápicas, entendendo como realizar exames contrastados, tomografias, mamografias etc. Muitas atividades são desenvolvidas em laboratórios, onde os alunos aprendem a operar, principalmente, equipamentos de obtenção de imagens.
Conhecimento vasto em tecnologia
O radiólogo ainda adquire um vasto conhecimento em tecnologia, podendo ocupar cargos em outras áreas, como o industrial, alimentícia, de Engenharia Nuclear e, até mesmo, em Segurança Pública. O profissional pode, por exemplo, utilizar a técnica da radiação para fazer a esterilização de remédios e alimentos.
Sendo uma das profissões em alta em todo o país, certamente não faltará emprego para quem deseja atuar na Bahia e na saúde pública no Nordeste como um todo.
Muitas áreas de especialidades
Existem diversos campos de especialidades pelos quais o estudante pode optar no curso de Radiologia. O setor clínico-hospitalar, por exemplo, capacita os graduandos na área de radioterapia, radiodiagnóstico médico, odontológico, veterinário, entre outros.
Além das atividades técnicas, o radiólogo pode ainda seguir carreira acadêmica, ministrando aulas para faculdades ou realizando pesquisas relacionadas ao segmento.
Diagnósticos por imagem em ascensão
Desde a descoberta do raio-X, a tecnologia vem se aprimorando e tornando possível a ascensão dos diagnósticos por imagem. Atualmente, a demanda por profissionais também tem apresentado crescimento devido à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que prevê a contratação de radiólogos em ambulatórios e unidades básicas de saúde, centros de pesquisa, aeroportos, entre outros setores.
Vagas em hospitais e clínicas
Por fim, diversas vagas são oferecidas em hospitais e clínicas de Radiologia. Com isso, os estabelecimentos de Saúde garantem a qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem, além da segurança dos pacientes e de quem opera as máquinas de hospitais, como o São Rafael, Hiperba, Martagão Gesteira, Hospital Aeroporto e Hospital Jorge Valente.
Assim, se você quer tentar o vestibular em Salvador para Radiologia, saiba que aqui na Unime, em apenas 3 anos o aluno se capacita para atuar nas áreas médica, veterinária, odontológica e industrial, contando com segurança e total qualidade acadêmica de uma universidade com 20 anos de tradição no Ensino Superior.
Fazer Radiologia na Bahia é uma excelente maneira de aproveitar as vagas do mercado de trabalho e se qualificar para essa profissão tão imprescindível para a Saúde. Você também pode aproveitar a graduação para buscar oportunidades em outros tipos de empresas e órgãos públicos, ampliando as chances de conquistar o seu espaço profissional — para isso, não deixe de conhecer o canal Conecta!
Gostou do conteúdo? Quer saber mais sobre o curso de Radiologia da Unime? Então, entre em contato agora mesmo com a nossa equipe de especialistas educacionais!