Concurso Embasa: como funciona e como conquistar uma vaga?

concurso embasa

Desconto nota do Enem

O concurso Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) é um dos mais concorridos da Bahia. São muitas pessoas que desejam uma vaga; por isso, é fundamental estar devidamente preparado para entrar na disputa. Nesse sentido, é de extrema importância entender melhor o que é preciso para se candidatar e passar, bem como quais são os cargos oferecidos.

A partir da leitura e da análise das informações acerca do concurso em Salvador, os estudantes e aspirantes ao mercado podem se inscrever e obter bons resultados no certame. Para saber mais sobre o processo, continue acompanhando este post!

O que é preciso para conquistar uma vaga no concurso Embasa?

O concurso da Embasa envolve um conjunto de condições para que os candidatos consigam uma vaga.

Existem quatro principais tipos de prova: a objetiva, em que há questões com múltipla escolha; a discursiva, em que é avaliada a redação e a capacidade de desenvolver um tema; a prova de aptidão física, com exercícios físicos; e a de títulos, que avalia a capacidade do candidato de acordo com o seu título acadêmico (graduação, mestrado, doutorado etc.).

Ademais, existe uma série de requisitos para quem deseja entrar nesse processo. A depender das vagas, é preciso ter diploma do ensino médio, técnico ou superior. Além disso, existe a necessidade de categorias específicas de CNH (Carteira Nacional de Habilitação): AB ou B.

Para a função de assistente de laboratório, por exemplo, é necessário certificado do ensino médio e uma CNH na categoria B. Já a função de agente operacional requer conclusão do ensino médio certificada e uma CNH na categoria AB.

Mesmo sem a necessidade de um diploma de ensino superior em alguns cargos, como vimos, há a prova de títulos. Nesse momento, uma graduação pode fazer toda a diferença na sua colocação.

Em complemento a isso, existem outros requisitos: estar em dia com as obrigações eleitorais, ter mais de 18 anos na data de contratação, ter carteira de trabalho, não ter antecedentes criminais, não ter tido contrato finalizado por justa causa na Embasa, entre outras questões.

Tour pela prova do Enem

Geralmente, ofertam-se vagas na Embasa para diversos tipos de cargos, tais como:

  • Agente Operacional;
  • Operador de Processos de Água e de Esgoto;
  • Agente Administrativo;
  • Analista de Tecnologia da Informação/Desenvolvimento;
  • Técnico Operacional ou de Edificações;
  • Engenheiro, entre outros.

Afinal, o que cai na prova?

Para passar e conseguir uma vaga no concurso da Embasa, é preciso realizar provas com os seguintes conteúdos:

  • Português;
  • Matemática;
  • Raciocínio Lógico;
  • Noções de Informática;
  • Noções de Legislação;
  • Noções de Administração Pública;
  • Noções Gerais da Igualdade Racial e de Gênero;
  • Conhecimentos Específicos.

Como todo concurso, há assuntos comuns para todos e alguns especialistas. Essa categoria dos conhecimentos específicos varia de acordo com a profissão, o título e o cargo desejado.

Qual é a banca do concurso e como ela funciona?

Para o próximo, a banca escolhida foi o instituto AOCP. Essa companhia tende a evitar questões polêmicas e outros desafios intrincados. Contudo, isso também é um obstáculo: uma vez que as provas são mais fáceis e diretas, as notas de corte tendem a ser mais altas.

Quando será a próxima prova do concurso Embasa?

Tendo sido o último concurso em Salvador realizado em 2017, existe desde então uma expectativa para um novo processo. Em 2020, existia essa possibilidade, mas ela foi adiada por conta da pandemia.

Portanto, espera-se que esse concurso na Bahia seja realizado em 2021, com ofertas para 850 vagas, um aumento considerável de 250 cargos para o último.

Continue aprendendo mais!

O concurso Embasa é uma das grandes oportunidades que profissionais e estudantes têm para ingressar no mercado de trabalho na Bahia. Ao entrar na empresa, as pessoas desfrutam de um cargo estável, com direitos assegurados e prestígio. Assim, conseguem desenvolver suas vidas pessoais e crescer na carreira. Por isso, é fundamental estar atento às informações gerais e se preparar para a prova.

Gostou do assunto? Continue lendo sobre como otimizar sua carreira em Salvador e descubra como conseguir boas vagas na cidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados