8 motivos para fazer um concurso para a Prefeitura de Salvador

mulher animada pois está se candidatando para a prefeitura de salvador

Desconto nota do Enem

Prestar concurso público e garantir uma carreira estável é o sonho de vários profissionais do país. O concurso para a Prefeitura de Salvador é um tipo de processo seletivo que possibilita o acesso a cargos públicos de diversas áreas na capital.

As vagas são liberadas quando o órgão percebe a necessidade de mais profissionais para cumprir a demanda de serviços ou quando vários servidores são afastados ou se aposentam. O carácter avaliativo é totalmente imparcial, levando em consideração somente a nota da prova e as avaliações especificadas no edital.

Apesar de muitas pessoas desejarem ser servidores públicos, entendemos como é difícil tomar a decisão. É por isso que listamos os principais motivos para você prestar concursos para a Prefeitura de Salvador:

  1. diversidade das áreas de atuação;
  2. remuneração;
  3. jornada de trabalho;
  4. estabilidade;
  5. sem experiência prévia;
  6. benefícios;
  7. crescimento profissional;
  8. status.

Confira mais detalhes de cada um a seguir!

1. Diversidade das áreas de atuação

Uma das principais vantagens do concurso público para a prefeitura é a variedade de áreas de atuação. Independentemente do seu segmento, a probabilidade de conseguir um lugar entre os servidores públicos por meio de um concurso é muito alta.

A diversidade de áreas de atuação é decorrente da alta demanda de certas funções indispensáveis para a população — como defensor público, professor, psicólogo, entre outras. Além disso, apesar de ser uma oportunidade de emprego estável, afastamentos e aposentadorias não deixam de acontecer e, com isso, abrem-se novas vagas.

2. Remuneração

De acordo o relatório do Banco Mundial, os servidores públicos brasileiros recebem, em média, uma remuneração 19% maior que os profissionais do setor privado.

Além disso, falando sobre dados gerais, a renda do funcionarismo público é considerada significativamente alta, sendo que, entre os servidores, dois terços fazem parte dos 10% com maior renda, e 94% estão entre os 40% mais ricos do país.

Como pode ver, no geral, os salários dos funcionários públicos são muito superiores aos dos funcionários privados. Isso é bastante atrativo para as pessoas que sempre quiseram construir uma renda sólida.

3. Jornada de trabalho

A jornada de trabalho de um funcionário público é muito diferente das pessoas que trabalham no setor privado. No geral, a duração do exercício durante a semana é bem menor e, normalmente, somente de segunda a sexta. Isso permite que os concursados aproveitem o final de semana com amigos e família.

Como consequência, os servidores públicos têm maior qualidade de vida. Inclusive, além do período de férias, assim como qualquer outro funcionário, eles também podem participar dos dias de recessos do órgão ao qual prestam serviço.

4. Estabilidade

De acordo com o Artigo 41 da Constituição Federal, depois de três anos de atividade, funcionários públicos só podem ser demitidos por causa de falhas extremas. Em outras palavras, é a partir do concurso público que você garante a tão sonhada estabilidade.

Esse é um dos benefícios que mais motivam os baianos a concorrerem a cargos na Prefeitura de Salvador. Mesmo com a crise instaurada, não é preciso se preocupar com a possibilidade de ter a renda cortada por causa das demissões em massa.

Tour pela prova do Enem

Além dos empregos, o concurso também favorece a estabilidade financeira. Já que o funcionário público não pode ser demitido, a segurança de financiar uma casa ou um carro, por exemplo, é muito maior. Afinal, sua renda mensal já está garantida.

5. Sem experiência prévia

Provavelmente, você já se deparou com propostas de trabalho excelentes, mas que exigiam muitos anos de experiência na função. Ao fazer o concurso da Prefeitura de Salvador, não será mais preciso lidar com isso.

Independentemente do concurso público, todos os participantes têm chances iguais de contratação. Isso acontece porque a prova é preparada por uma banca imparcial, que avalia apenas a preparação e os conhecimentos do profissional. Ou seja, não é necessário ter experiência anterior para exercer o cargo.

No entanto, vale destacar que grande parte das vagas da Prefeitura de Salvador são destinadas para as pessoas que, ao menos, já tenham uma graduação. Se esse não é o seu caso, vale dar uma olhada na lista de cursos oferecidos pela Unime. O diploma de ensino superior pode ser a porta de entrada para sua carreira como funcionário público.

6. Benefícios

Ao optar pelo cargo público da prefeitura, o profissional tem direito a diversos benefícios que nem sempre são destinados ao setor privado. Além de não serem demitidos, os servidores públicos têm os salários reajustados de acordo com os anos de trabalho.

De acordo com o Estatuto do Servidor Público de Salvador, o órgão oferece vantagens como auxílio-educação, auxílio-transporte, auxílio-alimentação, auxílio-uniforme, licença-maternidade, além de gratificações adicionais.

A licença-maternidade também é mais vantajosa para gestantes, tendo o período de licença de 6 meses — no setor privado, o período é de 120 dias, podendo ser prorrogado para 180 dias em casos especiais.

7. Crescimento profissional

Outra grande vantagem de trabalhar em um cargo público é a possibilidade de crescer profissionalmente. Muitas pessoas ficam frustradas no setor privado pela dificuldade de assumir funções superiores.

Já no setor público, quando o funcionário perceber que chegou o momento de avançar alguns patamares, basta realizar um novo concurso.

Caso não queira participar de um novo processo avaliativo, lembre-se de que, de acordo com plano de desenvolvimento de carreira do servidor, você ainda receberá aumento de salário de acordo com o tempo em atividade.

8. Status

Além de conquistar diversos benefícios e oportunidades, o status também é um fator que motiva as pessoas a buscarem a carreira pública. Afinal, conseguir um cargo na prefeitura não é uma tarefa simples. É preciso se esforçar ao máximo para passar no concurso; no entanto, a recompensa pode trazer muita satisfação e admiração do seu círculo de família e amigos.

Como pode ver, o concurso da prefeitura em Salvador pode trazer diversas vantagens para sua vida pessoal e profissional. Mas não se esqueça de que uma graduação faz muita diferença para concorrer aos melhores cargos.

Para ficar atento às vagas, basta acompanhar o lançamento dos editais no site da Prefeitura de Salvador. Por causa da atual situação de prevenção e de enfrentamento ao coronavírus, a área de concursos está indisponível; no entanto, assim que a situação for normalizada, novos editais serão publicados.

Gostou de aprender sobre os motivos para prestar o concurso da Prefeitura de Salvador? Então, continue conferindo nosso conteúdo! Entenda melhor sobre a saúde pública no Nordeste!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados