Fazer faculdade de Psicologia na Bahia é o ideal para você?

faculdade de psicologia na bahia

Nos últimos anos, o curso de Psicologia tem chamado cada vez mais a atenção no Brasil. Nunca se falou tanto sobre a importância da saúde mental. E isso é extremamente importante, já que o aumento de transtornos como ansiedade e depressão tem reforçado a necessidade de cuidar dela.

Será que você tem o perfil para cursar Psicologia na Bahia e ajudar essas pessoas que enfrentam sofrimentos emocionais? Sem dúvida, essa é uma graduação cativante e cheia de oportunidades no mercado de trabalho. Que tal saber como é o curso de Psicologia?

Confira informações sobre o curso e a carreira do psicólogo e identifique se essa é a opção ideal para o seu caso!

Como é o mercado de trabalho da Psicologia?

Podemos dizer que o mercado de trabalho é uma das maiores vantagens que a profissão apresenta. É difícil encontrar uma área que ofereça tantas oportunidades, e ainda esteja se expandindo constantemente, como a Psicologia.

Basta analisar um pouco da rotina dos brasileiros para perceber que os psicólogos estão presentes em diversos lugares. Eles trabalham, por exemplo, no RH de empresas, nas escolas, em hospitais, em equipes esportivas profissionais, nos órgãos de trânsito etc.

Percebe como as atividades na carreira em Psicologia vão muito além do atendimento clínico? Essa ainda é uma das principais áreas de atuação dos profissionais, mas existem várias outras opções para quem conclui esse curso.

Além disso, outra ótima notícia é que o mercado de trabalho cresce constantemente. Afinal, mais e mais pessoas (e empresas) estão despertando para a importância de ter atenção com a saúde mental e a qualidade de vida.

Com isso, a cada ano são abertas mais vagas para profissionais da Psicologia na Bahia — em escolas, em empresas, em hospitais etc. Ao longo do tempo, também aumenta o número de pessoas dispostas a procurar atendimento na clínica de psicoterapia.

O salário médio de psicólogos que atuam na clínica fica em torno de R$ 3.000,00. O valor pode variar bastante, já que esse é um trabalho autônomo. Além disso, a média salarial de profissionais que atuam nas demais áreas da profissão também costuma ser variável.

Viu como o mercado de trabalho oferece boas possibilidades para os profissionais dessa área? Esse é um dos motivos que justificam por que fazer Psicologia. Mas será que o curso realmente tem a ver com você? Conheça o que é importante no perfil de um psicólogo.

Gosto pela leitura

Em primeiro lugar, vale a pena avaliar seu gosto pela leitura. Isso porque a graduação, assim como a rotina depois de formado, envolve muitos estudos. Gostar de ler e ter compromisso com essa prática ajuda muito o estudante de Psicologia.

Empatia

A capacidade de escuta empática e livre de preconceitos é indispensável no perfil do psicólogo. Essa é uma profissão essencialmente humana. Ou seja, o seu objetivo será o de escutar pessoas e ajudá-las a viver com mais saúde e bem-estar.

Junto a isso, nem precisamos falar que o profissionalismo e o sigilo também são habilidades essenciais, não é mesmo? Esteja na clínica ou em outros campos de atuação, o psicólogo deve saber lidar com o que as pessoas lhe dizem em confiança.

Análise

A capacidade do olhar analítico também é muito útil nessa carreira. Afinal, diversas vezes é preciso observar as entrelinhas e contribuir para ampliar a percepção que os pacientes têm sobre a própria vivência. Assim, o psicólogo deve ir além do que foi falado.

Com esse perfil, profissionais de Psicologia ajudam a mudar a vida de muita gente. Mas não se preocupe em ter todas essas habilidades desde já. A faculdade lhe ajuda a desenvolver as competências necessárias para ser um ótimo psicólogo.

Como é a grade curricular do curso?

Com um mercado de trabalho tão amplo, é de se esperar que a grade curricular da Psicologia seja bem diversa, certo? Isso mesmo! Tédio é uma coisa que os estudantes desse curso não costumam sentir com frequência, já que eles estão sempre em contato com conhecimentos diferentes.

A graduação em Psicologia aqui da Unime envolve matérias da área da saúde, ciências sociais, filosofia e, claro, as disciplinas específicas — como desenvolvimento humano, campos de atuação do psicólogo etc. O curso dura uma média de 5 anos e, por enquanto, ele só pode acontecer na modalidade presencial.

Um dos detalhes mais interessantes da grade curricular é seu viés prático. Ao longo dos semestres, os alunos passam por vários estágios que os colocam próximos da prática profissional. Isso pode acontecer desde o começo, com atividades de acompanhamento a psicólogos formados, por exemplo.

A complexidade dos estágios aumenta conforme o tempo de curso. Com isso, você tem diversas possibilidades de testar seus conhecimentos práticos. No último ano, normalmente os estudantes têm experiências com a rotina de psicoterapia ao atender pacientes na clínica escola da faculdade.

Que faculdade escolher para cursar Psicologia na Bahia?

Você se interessou de verdade por essa opção e já se vê seguindo carreira como psicólogo? Então, é fundamental saber decidir qual é a melhor faculdade para isso. A excelência da sua formação tem grande impacto no seu sucesso. Veja alguns detalhes que merecem ser avaliados para encontrar a melhor alternativa.

Corpo docente

A qualidade dos professores é um dos critérios mais importantes quando escolhemos uma faculdade. Não poderia ser diferente, já que são os docentes que preparam você para a atuação profissional — e quando se fala de Psicologia, isso é ainda mais relevante.

Como se trata de uma carreira ligada ao atendimento de pessoas, os psicólogos precisam estar sempre atualizados. Os conhecimentos e as práticas podem mudar rapidamente, e seus professores devem ser capazes de ajudar nisso. Então, confira a competência do corpo docente antes de se matricular.

Ligação com o mercado de trabalho

É comum que estudantes universitários vivam ansiosos pelo momento em que poderão pegar o diploma e começar sua carreira. Considerando isso, por que não analisar esse fator na hora de escolher uma faculdade? Ela pode ter um papel fundamental na conquista do mercado de trabalho.

Por isso, o ideal é priorizar instituições que se preocupem com a empregabilidade dos alunos e tenham projetos especiais voltados para esse aspecto. É o caso do Canal Conecta, oferecido pela faculdade Unime, que oferece vagas de acordo com o seu perfil. Através dessas e outras iniciativas, os alunos se sentem mais preparados para atuação profissional.

Agora você sabe tudo sobre cursar Psicologia na Bahia. Além de conhecer o mercado de trabalho e o perfil do profissional, aprendeu também a avaliar as faculdades e encontrar a melhor opção. Colocando essas informações em prática, será mais fácil se tornar um excelente psicólogo!

Quer garantir a melhor formação profissional? Entre em contato conosco, conheça nossos diferenciais e agende o seu vestibular!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.