Enem Digital em Salvador: entenda como vai funcionar

cidade de salvador

Desconto nota do Enem

Sabia que as melhores vagas de emprego são reservadas para quem tem diploma de curso superior? O primeiro passo para chegar a essa conquista é fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota do Enem pode ajudar você a entrar na faculdade.

Para facilitar ainda mais a vida do candidato, em 2020, o Ministério da Educação (MEC) resolveu colocar em funcionamento uma ideia que já vinha sendo pensada há alguns anos: o Enem Digital no Brasil.

Quer saber como será esse formato de exame e quais são as especificações para o Enem Digital em Salvador? Continue lendo!

Quais são as diferenças entre o Enem presencial e o digital?

Também chamado de Enem a distância, essa nova prova vai poder ser toda feita no computador, diferentemente da versão tradicional. Os gastos com impressão dos cadernos de provas do Enem 2019 ultrapassaram os 500 milhões de reais, de acordo com o MEC. Já pensou em quanto dinheiro será economizado quando todo mundo puder fazer a prova digital?

Mas não pense que você vai poder fazer o Enem Digital da tranquilidade de casa! Apesar de o exame ser feito na modalidade online, será preciso deslocar-se até a instituição indicada pelo Inep nos dias e nos horários estabelecidos.

Serão dois domingos, assim como o Enem impresso, com as mesmas 45 questões de cada área e uma prova de redação. A data inicial de aplicação seria 10 e 18 de outubro. Com a pandemia provocada pelo novo coronavírus, houve alteração para 22 e 29 de novembro.

Porém, essas datas também tiveram que ser modificadas. Assim, de acordo com o site do Enem, após realização de enquete com os candidatos, a nova data de aplicação das provas será:

  • Enem Impresso: 17 e 24 de janeiro de 2021;
  • Enem Digital: 31 de janeiro e 07 de fevereiro de 2021.

Estudando para a prova impressa ou digital, você ganhou tempo de estudo, então, saiba como aproveitá-lo.

Como o Enem Digital vai funcionar na Bahia?

Na Bahia, a aplicação do Enem digital será feita em apenas dois municípios: Feira de Santana e Salvador. O exame será realizado por 1.957 candidatos na capital e 720 em Feira de Santana.

Tour pela prova do Enem

O Enem em Salvador mantém o mesmo protocolo dos anos anteriores em relação à prova impressa. No digital, fique atento às datas, que serão duas semanas após a aplicação do Enem tradicional.

Quais são as regras dessa versão do exame?

Basicamente, as regras do Enem online são as mesmas da versão impressa da prova, com relação a conteúdo, tempo de duração e tudo mais. A diferença é que 100 mil participantes farão a prova em computadores.

Valem as mesmas normas para participação no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), no Prouni (Programa Universidade para Todos) e no FIES (Fundo de Financiamento Estudantil), assim como uso da nota do Enem para inscrição em faculdades particulares e obtenção de bolsas. Inclusive, aqui na Unime, você pode usar a nota do Enem para pedir isenção de nosso vestibular.

Quem pode participar?

Para estar entre esses selecionados, é preciso fazer a opção no ato de inscrição e atender a alguns pré-requisitos. É preciso obrigatoriamente estar concluindo ou já ter concluído o ensino médio. Dessa forma, treinantes (como aqueles que estão no segundo ano do ensino médio) não estão aptos a fazer o Enem Digital.

Depois de confirmar a inscrição, não é possível mudar a opção. E também não haverá atendimento especializado para portadores de necessidades especiais nessa fase-piloto.

Fique atento ao cartão de inscrição, que é disponibilizado algumas semanas antes da prova. Nele, você confere:

  • número da sua inscrição;
  • data, horário e local das provas;
  • opção por prova presencial ou digital;
  • opção de língua estrangeira.

Ah, se houver indicação de atendimento especial para o Enem tradicional, essa informação deverá constar no cartão também, certo?

Realizar o Enem Digital em Salvador é participar do início de uma grande mudança na realização desse exame tão importante para o ingresso no ensino superior. Mesmo que você realize Enem tradicional, acompanhe a realização do Enem Digital e as impressões dos candidatos. E se você está pensando em fazer vestibular em Salvador, não deixe de conhecer a Unime, uma excelente faculdade!

Para realizar a sua inscrição conosco, use a nota do Enem ou, se preferir, escolha o vestibular online: faça a prova e comece a estudar sem sair de casa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Artigos relacionados