Não passei no Sisu da Bahia, e agora? Veja 6 alternativas

sisu bahia

Um dos grandes objetivos de quem faz o Enem em Salvador é passar no Sistema de Seleção Unificado das universidades públicas: o Sisu. No entanto, conquistar uma vaga na faculdade por meio do Sisu da Bahia não é uma tarefa fácil. Como o número de vagas disponibilizadas por essa forma de ingresso ao ensino superior é menor que o número de candidatos, a concorrência é muito grande.

Por esse motivo, é cada vez mais comum que muitos estudantes não conquistem a aprovação, mesmo nos casos daqueles que passaram meses estudando e se preparando para isso. Caso você se identifique com essa situação, saiba que nem tudo está perdido.

Não é preciso se frustrar ou desistir do sonho de cursar a faculdade, afinal, existem outras possibilidades para quem não passou no Sisu em Salvador. Neste conteúdo, você conhece as principais. Confira!

Alternativas ao Sisu da Bahia

Talvez você não saiba, mas a verdade é que estudar em uma faculdade particular de excelência pode ser uma escolha melhor do que optar por uma universidade pública. Além da infraestrutura moderna, as instituições privadas de qualidade contam com professores qualificados na área que ensinam e, assim como nas públicas, oferecem oportunidades de estágios, atividades práticas, entre outros fatores importantes para a formação.

Outra vantagem é que, na faculdade particular, você sabe exatamente quando vai concluir seu curso superior e conquistar seu tão sonhado diploma da graduação. Isso porque as particulares não passam por greves, por cortes de verba e por outras situações que ocorrem nas públicas por conta da interferência governamental.

Entretanto, existe algo que ainda preocupa muitos estudantes: as mensalidades! Se esse é o seu caso, já pode comemorar, pois existem formas de conseguir descontos e bolsas no ensino superior. Vamos contar agora o que você deve fazer para ter um ensino de qualidade pagando pouco — ou até gratuitamente!

1. Prouni

Se a sua nota do Enem não foi alta o suficiente para conseguir uma vaga pelo Sisu na Bahia, e você não sabe o que fazer para estudar sem precisar pagar a faculdade, temos uma boa notícia: o Prouni pode ser seu aliado! Criado em 2004 pelo Ministério da Educação (MEC) com o objetivo de permitir o acesso de pessoas de baixa renda ao ensino superior, esse programa governamental oferece bolsas integrais (100%) e parciais (50%) durante todo o curso.

Atualmente, as melhores faculdades particulares do Brasil já utilizam o Prouni como sistema de ingresso para a maioria dos cursos, e a Unime é uma delas. Então, caso queira participar desse processo de seleção, seja em Salvador, seja em Itabuna, seja em Lauro de Freitas, é importante ter realizado a prova do Enem no ano anterior ao que deseja entrar na faculdade e obter nota acima de 450 pontos, além de não ter zerado a redação.

Além disso, existem alguns critérios socioeconômicos para conquistar esse benefício: é preciso ter cursado o ensino médio em escola pública ou ter sido bolsista integral em escolas particulares; não pode ter cursado uma graduação anteriormente e existe o limite de renda. No caso da bolsa integral, é preciso ter renda média por pessoa da família (per capita) de até um salário mínimo e meio. Já a parcial permite renda de até três salários mínimos.

2. FIES

Caso sua renda ultrapasse os limites estabelecidos para o Prouni ou se a nota não for o suficiente, não se desespere, pois outro programa governamental pode ajudar você a realizar seu sonho de cursar a faculdade: o Fundo de Financiamento Estudantil. Conhecido como FIES, esse projeto serve para financiar as mensalidades da faculdade com uma porcentagem reduzida de juros.

Ou seja: você pode estudar durante todo o curso pagando uma taxa pequena, concluir o ensino superior e só então começar a pagar pela sua graduação. Assim, ainda que não tenha condições de pagar a faculdade agora, não é necessário adiar os planos de ingressar no ensino superior.

3. Financiamentos privados

Assim como existe o financiamento governamental, há também formas de parcelar ou financiar seus estudos por meio de projetos criados pelas próprias faculdades. Aqui na Unime, temos o PEP (Parcelamento Estudantil Privado), que apresenta inúmeras vantagens: o parcelamento não tem juros e não precisa utilizar a nota do Enem, sem contar que é possível parcelar até 70% do curso superior sem a necessidade de ter conta em banco.

4. Descontos oferecidos por convênios

Sabia que a faculdade na qual pretende estudar pode ser associada ao lugar onde você ou alguém da sua família trabalha? Pois é! Hoje em dia, cada vez mais empresas e municípios incentivam a formação superior e, por isso, são conveniadas às faculdades locais. Com isso, quem trabalha na empresa ou até mesmo é filho de funcionários pode conseguir descontos ao longo de toda a graduação por conta disso.

5. Bolsas institucionais

Mesmo quem não fez o Enem, não trabalha e não pensa em financiar a graduação pode entrar no ensino superior pagando muito pouco. O motivo é mais simples do que você imagina: as próprias faculdades oferecem bolsas de estudos aos alunos! Seja por bom desempenho no vestibular, seja por pontualidade no pagamento das mensalidades, algumas instituições reconhecem a dedicação dos estudantes e oferecem opções de pagamentos ainda mais acessíveis.

Também vale ressaltar que existem diversas bolsas de incentivo voltadas para pessoas que enfrentam dificuldades financeiras, mas que querem continuar seus estudos. Por isso, é importante entrar em contato com a universidade onde pretende estudar para saber mais os benefícios oferecidos e como você pode fazer para obtê-los logo no início do seu curso superior.

Como você viu, existe um universo de possibilidades para ingressar no ensino superior caso não tenha passado no Sisu na Bahia, não é mesmo? Portanto, não perca tempo: veja qual dessas formas é a melhor para você, escolha uma instituição de ensino que tenha bom reconhecimento pelo MEC e organize-se desde já para entrar na faculdade quanto antes.

Caso nenhuma dessas maneiras de cursar a graduação sirva para você, não desanime! A Unime ainda oferece diversos outros descontos, benefícios e até mesmo premiações que permitem que os alunos tenham acesso à educação de qualidade com um valor que você pode pagar.

Gostou de conhecer todas essas possibilidades para iniciar seu curso superior ainda esse ano? Aproveite sua visita no blog e não deixe de conferir os motivos para estudar aqui na Bahia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

cursos da unime

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.